cartazweb1

Evento chega à terceira edição abordando temas como sementes, ciência e tecnologia Agroecológica.

Acontecerá entre 4 e 7 de dezembro, em Arataca, a III Jornada de Agroecologia do Território Baiano, um dos eventos mais importantes do setor na região. A jornada será realizada no Assentamento Terra Vista e terá como temática central “Sementes, ciência e tecnologia agroecológica, para mudar a realidade das comunidades do campo e da cidade”. O Programa Vida Melhor, do Governo da Bahia, está entre os apoiadores, através do Centro Público de Economia Solidária do Território Litoral Sul (Cesol-Litoral Sul).

Com estrutura para recepcionar os representantes das centenas de empreendimentos, mestres e acadêmicos convidados, a terceira edição do evento oportunizará o debate para elencar iniciativas que podem contribuir para as demandas da agroecologia no território nacional. Nesse sentido, a III Jornada de Agroecologia do Território Baiano proporcionará oficinas temáticas e debates sobre questões como a importância das sementes para o aperfeiçoamento do setor no estado.

Na programação também estão discussões sobre o valor da ciência para o aprimoramento da agroecologia, tecnologia para empoderamento popular, o manejo e uso da agroecologia e biodiversidade em Sistemas Agroflorestais (SAF’s), inserção de SAF em ações de desenvolvimento centradas na agricultura familiar e nas diversas produções dos povos e comunidades tradicionais. Além de planejamento da propriedade rural, permacultura, cacau orgânico, caminhos sustentáveis, formação cultural para o fortalecimento de identidade, saberes ancestrais, segurança alimentar e saúde familiar, entre outros.

Economia solidária

Empreendimentos de economia solidária terão amplo espaço no evento, sob a coordenação do Cesol-Litoral Sul. Para a coordenadora-administrativa do Centro Público, Héllade, a expectativa é de que o encontro propicie avanços também para a economia solidária. “Esperamos que a realidade dessas comunidades continue sendo transformada, como já vem acontecendo ao longo da última década, com o reconhecimento da economia solidária no nosso estado, e esperamos ainda que a ciência e tecnologia possam efetivamente fazer parte desta nova fase dos empreendimentos e da região. A Jornada vem a reforçar e debater essas constantes melhorias”, avaliou.

Confira a programação completa:

promacao

 Mais informações no blog:

jornadadeagroecologiadabahia.blogspot.com.br

 

 

Primavera Cultural Arataca

Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de Arataca realiza a Primavera Cultural, um projeto que busca incentivar o hábito da leitura entre crianças e adolescentes das escolas da rede pública municipal. A ação culminou com um grande encontro na terça-feira (11), no Ginásio de Esportes Valmir da Água, que reuniu estudantes, professores, representantes do governo municipal e instituições parceiras do projeto.

Um dos principais parceiros da Primavera Cultural em Arataca é a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da editora da universidade, a Editus. A instituição de ensino marcou presença na culminância do projeto, com um estande de leitura e doação de livros para a Biblioteca Municipal Liberalino Barbosa, além do sorteio de exemplares entre professores do município.

A novidade do projeto este ano foram os "Pés de Livro" plantados nas seis escolas participantes: Instituto Municipal de Educação de Arataca (Imea), Florestan Fernandes, Filadelfo Almeida, Maria Ivani dos Santos, Josefa Ferreira e Joviniano Fonseca. Além dos estabelecimentos de ensino, também participaram as crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (antigo Peti/Projovem).

No encerramento do projeto, estavam presentes o pró-reitor de Extensão da Uesc, Alessandro Fernandes de Santana, e os secretários municipais Renato Freitas (Governo), Erenilton Barbosa (Administração), Clícia Nogueira (Saúde) e Alexsandro Ramos (Educação).

Ação permanente – A Primavera Cultural começou em setembro, mas as ações de incentivo à leitura em Arataca acontecem o ano inteiro. "Criamos a Ciranda do Professor Leitor e, a partir dessa iniciativa, surgem as propostas para a Primavera Cultural", explica a professora Itana Novais de Souza, diretora da Biblioteca Municipal.

Entre os resultados dessa mobilização, muitas crianças passaram a procurar a biblioteca com maior frequência. No local, encontram um bom acervo de títulos infanto-juvenis, além de material de estudo e pesquisa. Surgiu um círculo virtuoso, em que os professores também se sentem estimulados a desenvolver seus próprios projetos de leitura nas escolas.

O desafio agora é levar esse gosto pela leitura à zona rural e aos distritos do município. Para isso, uma perua Kombi, doada pela Câmara de Vereadores e reformada pela Prefeitura, funcionará como biblioteca itinerante. "É um verdadeiro movimento que cresce cada vez mais e vai contagiando toda a cidade em prol de uma causa nobre, que é a leitura", afirma Itana.

TCM APROVA CONTAS DE ARATACA

unnamedPela primeira vez em três anos, a Prefeitura de Arataca tem suas contas aprovadas pelo TCM-BA. O parecer prévio favorável à gestão municipal foi emitido nesta quinta-feira (23) pelo conselheiro Paolo Marconi, e acatado por sete votos a zero.

As contas aprovadas são as de 2013, quebrando uma série de dois anos (2011 e 2012) nos quais o tribunal procedeu a tomada de contas especial da gestão. O prefeito Fernando Mansur (Ferlu), do PMDB, comemora o resultado no TCM e diz que tem procurado realizar uma gestão que "prima pela aplicação rigorosa dos recursos públicos".

 

 

 

arataca1

O prefeito Fernando Mansur "Ferlú" (PMDB), por sua gestão de ótima qualidade, comprometida com o melhor para seus munícipes e sempre visando o desenvolvimento saudável do município, recebeu na noite de terça feira (27) durante o 11º Encontro Nacional de Prefeitos, na Costa do Sauípe - Bahia, uma das mais importantes honrarias do Brasil, o prêmio "JK- JUSCELINO KUBITSCHEK", emitido anualmente pela Premium Brasil Congressos e Eventos Nacionais, o prêmio é destinado aos 30 melhores prefeitos do Brasil.

Em sua pagina nas redes sociais o prefeito muito emocionado relatou: "Com muito esforço, dedicação e lágrimas minha Cidade Amada Arataca hoje é respeitada, recebi seu Troféu Premium das 30 Cidades mais destacada no Brasil! Estou honrado, fruto do esforço dos meus 17 meses de trabalho por uma Arataca diferente. Estou emocionado e com muitas lágrimas nos olhos. Parabéns Minha Arataca Amada", concluiu.

Isto é o resultado de uma administração séria, eficaz, comprometida com a verdade e voltada para o povo arataquense, que através do prefeito "Ferlú" executa ações e desenvolve projetos que visam sempre o crescimento do município em todos os aspectos.

arataca2

O prêmio JK é considerado o maior símbolo da Administração Pública Municipal do País e leva em consideração medidas que demonstram sensibilidade social e compromissos com metas assumidas de desenvolvimento sustentável; empreendedorismo do prefeito, dinamismo e adoção do orçamento participativo. A solenidade de entrega do prêmio reuniu gestores públicos de diversos municípios do país e foi marcada por palestras, debates, fóruns de ideias com foco na sustentabilidade municipal, compromisso com o meio ambiente e com a população.

FONTE: ASCOM/ARATACA

 

 

 

1

Cuidar da saúde e devolver a alegria de viver e de "ver" a vida cada vez melhor em Arataca, com esse pensamento a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, encaminhou cerca de 600 arataquenses a serem beneficiados pelo Projeto Saúde em Movimento, que é considerado um dos mais importantes programas desenvolvido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.

2
O Saúde em Movimento, durante os 10 dias que passou em Ilhéus, atendeu um público estimado em 10 mil pessoas no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, entre esses estavam cerca de 350 idosos e 250 crianças arataquenses, os idosos foram beneficiados com consultas e cerca de 80 cirurgias da catarata e 30 cirurgias de Pterígio, as crianças foram beneficiadas com consultas oftalmológicas com direito a óculos gratuitos.

4
A ação foi brilhantemente liderada pela Secretária de Saúde Clicia Nogueira, que vem constantemente junto ao Prefeito "Ferlú", realizando importantes ações em benefício da comunidade arataquense, que tanto necessitavam de novas realizações.

 

 

 

Arataca foto do vermelhinho

As cidades de Arataca, Jussari e Santa Luzia completam 29 anos de emancipação política administrativa nesta sexta-feira (8). Localizados na região Sul da Bahia, os municípios possuem histórias diversas durante a ocupação de seus territórios, que na década de 1980 vivenciaram os tempos áureos da produção de cacau.

Em Arataca, a sua população foi estimada em 10.392 habitantes pelo Censo 2010 do IBGE. Já chegou a ter cerca de 18.000 habitantes no auge do cacau da Bahia. O município foi criado por força da Lei Estadual de 09.05.1985, com território desmembrado de Una, recebendo a denominação de Arataca. A sede foi elevada à categoria de cidade, quando da criação do município.

Jussari foi desmembrado do município de Itabuna, elevando-se assim à categoria de município em 09 de maio de 1985, através da Lei nº 4.448, e recebeu esse nome por existir na região bastante palmeiras de nome juçara (nome de origem indígena), que tinham grande utilidade para a população na confecção de portas, coberturas de casas e fabricação de remédios.

Já os primeiros ocupantes do território de Santa Luzia, foram imigrantes oriundos do Distrito de Jacarandá, pertencente ao município de Canavieiras, por volta de 1914. Com a chegada destes imigrantes, surgiu o Povoado de Santa Luzia, na década de 1950. Por volta de 1953, o Povoado passa a ser subordinado administrativamente ao município de Canavieiras. Por força da Lei Estadual nº 4.443, de 09 de maio de 1985, publicada no Diário Oficial de 10 de maio de 1985, foi desmembrado do município de Canavieiras e elevado à categoria de município.

 festa

missa

 

 

Gasolina-Etanol-Impostos-Guido Mantega-Edison Lobão-Fe-em-JesusO consumo de combustíveis em Arataca, no Sul da Bahia, é 40% menor em relação à gestão anterior, como demonstram extratos de contratos de processos licitatórios realizados em 2010, 2011 e 2012. Em 2010, os gastos com combustíveis alcançavam a cifra de R$ 908.503,30, de acordo com extrato de publicação no Diário Oficial do Munícipio de Arataca.

Nesse período, o valor do litro de gasolina era R$ 2,69. Em 2011, o gasto chegou a R$ 966.775,00, o maior dos últimos anos, conforme pregão presencial 001/2011, homologado em 17 de fevereiro daquele ano. A gasolina custava R$ 2,74.

521

Após sete meses de muito trabalho, o Prefeito de Arataca, Ferlu Mansur, finalmente conseguiu excluir o município do Cadastro Único de Convênio (CAUC). O município entrou na lista dos inadimplentes do Governo Federal, por pendências em prestações de contas da gestão anterior.

Saindo do CAUC, a prefeitura de Arataca, enfim, está apta a receber repasses de verbas federais para as áreas de obras, educação, saúde, dentre outras que poderão beneficiar ainda mais o município.

Ferlu Mansur acredita que "esta foi a maior conquista do município neste ano de 2013". Na oportunidade ele destacou a importância de ver a Prefeitura de Arataca com o nome "limpo" novamente.

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n