Na última terça-feira (02), a prefeitura de Firmino Alves, através da secretaria de administração, deu continuidade à recuperação das estradas vicinais do município. Dessa vez, a recuperação se deu na região dos Quintos e na região de Zeca de Paulo, estradas que ligam o município à região dos gaviões, uma importante via de acesso para os agricultores do município.

Estradas_de_Firmino_Alves.jpg
De acordo com a secretária de administração, Sônia Cunha, a prefeitura já recuperou quase 100% das estradas. “Fizemos o patrolamento e cascalhamento dessas regiões que servem de via de acesso e escoamento de produção dos produtores rurais”, disse a secretária.

Praça Pompílio Céo em frente a Prefeitura da cidade

O município de Firmino Alves, localizado a 87 quilômetros de Itabuna, no Sul da Bahia e uma população estimada em 5.744 habitantes, estará completando 52 anos de emancipação política administrativa neste domingo (27). Dentre as conquistas, o prefeito Aurelino Moreno da Cunha Neto destaca a instalação da fábrica de calçados Lia Line, que iniciou suas atividades no início do mês de julho, com a proposta de gerar 300 empregos diretos.

Com a economia fundamentada na agricultura e pecuária, a chegada de uma fábrica no município devolveu a autoestima da população Firmino-alvense, que tem a oportunidade de recolocação no mercado de trabalho. "A instalação da fábrica trouxe esperança para a população, e tem evitado o êxodo para outras localidades em busca de emprego, como aconteceu logo após o fechamento da Azaléia", declarou o gestor.

Aliado as limitações econômicas, o município possui uma das menores arrecadações do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), de 0,6 % e tem enfrentado dificuldades com a manutenção da folha de pagamento da prefeitura, que ultrapassa o limite de 54 % da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). "Para manter uma prefeitura com essa arrecadação é muito difícil, principalmente com a saída da Azaléia, quando tivemos empregar vários pais de família que realmente precisavam", declarou.

Prefeito Aurelino Cunha

Apesar disso, o município tem conquistado, com recursos de emendas parlamentares, a realização de serviços essenciais a população, a exemplo de: calçamento de ruas, reforma do Posto de Saúde da Família, construção de um Ginásio de Esportes, aquisição de uma ambulância zero quilômetro para o distrito de Itaiá, que também recebeu uma unidade de tratamento de água da Embasa.

Comemoração

No aniversário da cidade serão entregues equipamentos, como patrol, caçamba, retroescavadeira, ônibus escolares, uma viatura policial e três automóveis para o atendimento aos serviços municipais.
Neste domingo, está prevista a alvorada festiva a partir das 6 horas, a execução do hino e hasteamento das bandeiras no prédio da Prefeitura Municipal de Firmino Alves, apresentações culturais com a banda marcial do município, visitação as obras em andamento no município sede e carreata até o distrito de Itaiá.

Prédio da Prefeitura Municipal de Firmino Alves

História

A História de Firmino Alves está ligada diretamente a de Itabuna, já que seu território original pertencia aquele município, mais precisamente ao distrito de Itapuí, hoje Itororó. Seu primeiro desbravador foi o Sr. Leonel Vieira Lima que ao chegar ao local encontrou índios Paraguaçu.
A lei n 1.748 de 27 de julho de1962 elevou a antiga vila á condição de cidade, criando o município de Itamirim, com o topônimo de Firmino Alves, em homenagem ao comendador Firmino Alves de Itabuna.

Convite Emancipação Politica 2014

 

 

 

A PREFEITURA MUNICIPAL DE FIRMINO ALVES TEM A SATISFAÇÃO DE CONVIDAR VOSSA SENHORIA E FAMÍLIA PARA O EVENTO COMEMORATIVO DE ANIVERSÁRIO DE 52 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO MUNICÍPIO, A REALIZAR-SE NOS DIAS 25,26 E 27 DE JULHO DE 2014.

CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS

PREFEITO LERO CUNHA E VICE GRAÇA MATOS.
PREFEITURA MUNICIPAL DE FIRMINO ALVES.

Convite Emancipação Politica 2014

 

 

 

lero-e-jammesEm audiências que ocorreram nesta quarta-feira, 19, na Capital do Estado, o prefeito Lero Cunha obteve boas sinalizações em relação a novas obras, bem como, melhorias que ocorrerão em diversos locais do município.

Junto a Cícero Monteiro, secretário da SERIN, Lero reivindicou a obra do estádio municipal e recebeu a notícia que até o mês de Junho recursos serão liberados para que o esporte não seja deixado de lado para o povo firminoalvense.

Com James Correia, secretário de Indústria e Comércio do Estado, o prefeito pediu urgência no aceleramento da implantação de empresas em Firmino Alves, viabilizando assim novos empregos e recursos na cidade.

DSC07186

O prefeito do município de Firmino Alves, Lero Cunha (PSB), foi premiado na ultima sexta dia 14, como um dos 100 Melhores Gestores do Brasil, pela União Brasileira de Divulgação (UBD).

A solenidade de entrega do certificado e premiação de qualidade total Brasil-Suiça aconteceu no Hotel Golden Tulip, Recife Palace, em Recife-PE.

unnamedEm uma audiência ocorrida na última quarta feira, 12, com Otto Alencar, vice Governador do Estado, o prefeito Lero Cunha reivindicou obras para o município de Firmino Alves entre elas a reconstrução da Ponte da Amizade, principal via de acesso da cidade. Segundo Otto até o mês de março recursos serão liberados para o início das obras.

Durante a audiência o prefeito agradeceu ao vice governador a liberação do projeto de iluminação pública da BR 415 que já está em andamento. Na SUDESB Lero questionou o recomeço das obras de finalização da construção da quadra poliesportiva no município e na Secretaria de Indústria e Comércio. O alcaide pediu o aceleramento na implantação de empresas em Firmino Alves, viabilizando assim novos empregos na cidade.

Informações Blog Itororó Já

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n