Na noite da última segunda-feira, 19, o prefeito de Ibicaraí, Lula Brandão, realizou a abertura dos trabalhos do Legislativo de 2018. Durante a sessão, o prefeito realizou um balanço do seu primeiro ano de governo e destacou as principais ações realizadas em 2017, além de anunciar os projetos e propostas da gestão para 2018.
A sessão foi prestigiada pela comunidade local, pelos secretários de Infraestrutura, Thallis Leal, e de Saúde, Givalnilson dos Santos (Van), pela primeira dama e secretária de Assistência Social, Alesandra Brandão, pelo diretor do SAAE, Ronaldo Estrela, o controlador Sóstenes Santos, o procurador Adriano Carvalho, subprocurador Lameque Pascoal, e o Major PM Wesley Bomfim Siqueira.


O prefeito iniciou o seu discurso destacando o bom relacionamento e a convivência harmônica, em 2017, entre a Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal, princípio fundamental para o avanço da Democracia. “Para garantia dos interesses populares, acima de quaisquer outros, é essa relação harmônica e respeitosa que vivenciamos ao longo de todo o ano de 2017 que queremos ver prosperar cada vez mais em 2018, o verdadeiro e comprometido diálogo entre os membros desta Casa Legislativa e da Prefeitura, que só reflete a vontade e desejos da nossa população”.


Na sequência, o prefeito expôs ações que foram destaques na sua gestão, a exemplo da implantação da secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, secretaria esta que deu início à elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico; implantou o programa de regularização fundiária que poderá conferir títulos de terra a 363 proprietários rurais; mutirão para a emissão de DAP, para dar acesso aos pequenos produtores rurais aos recursos do PRONAF; realização de Audiências Publica para a implantação do Plano Estratégico de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira, entre outras atividades não menos importantes.

destaquemateria2.jpg

Prefeito de Ibicaraí abre trabalhos da Câmara e faz balanço do seu primeiro ano de governo.jpg

Prefeito de Ibicaraí abre trabalhos da Câmara e faz balanço do seu primeiro ano de governo 4.jpg

Prefeito de Ibicaraí abre trabalhos da Câmara e faz balanço do seu primeiro ano de governo 3.jpg


No âmbito social, uma das prioridades da gestão, Brandão falou da importância que foi dada ao Povo mais carente. “Realizamos diversas ações, como o acompanhamento pelo PAIF das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; realização de 02 (duas) edições do Projeto “Vejo Flores em Você”, com a entrega book’s e de enxovais para gestantes; capacitação interna da equipe da Secretaria de Assistência Social; acompanhamento, encontros e palestras com o grupo de idosos através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; entrega de novos cartões do Programa Bolsa Família; realização do Programa Criança Feliz nos distritos e bairro; realização de oficinas de geração de renda (pintura, bordado, corte e costura) para os usuários do CRAS”, informou o prefeito.


Na área administrativa, onde abrange o maior número de serviços e setores do Poder Público e tem grandes desafios, segundo mensagem apresentada pelo prefeito, houve a conquista da ampliação de 188% das Receitas Tributárias do Município, a identificação dos possíveis desvios de função e lotação; realização de auditorias nos processos de fatura de energia elétrica, água e empréstimos consignados; retomada de convênios; pagamento do décimo terceiro salário de 2016 deixado pela gestão anterior, regularização das pendências junto ao Estado, Justiça do trabalho, Receita Federal, Previdência Social, CAUC e CADIN com a emissão da respectiva CND; e renegociação de financiamento junto ao Tesouro Nacional, para facilitar o ajuste das contas do Município.


Na saúde, o gestor relatou, durante o seu discurso, ações como reinauguração da academia de saúde, inauguração do Posto de Saúde do Ferreirinha, aquisição de ambulância no Distrito do Cajueiro, entrega de 02 (dois) veículos do tipo Palio para as Unidades; aquisição de móveis e equipamentos para as Unidades de Saúde; realização de reformas e reparos nas UBS’s; aquisição de ambulância para o Hospital Arlete Maron Magalhães; e presença de 100% de médicos no Hospital e Postos de Saúde.


Segundo discursou o chefe do executivo, é inegável o empenho e dedicação deste governo em relação à área da Infraestrutura, onde realizaram a pavimentação em paralelepípedo do prolongamento da Rua Ambrosina Moraes de Assis e da Rua São Jorge; a revitalização/requalificação da Praça Henrique Pimentel Sampaio e da Praça São Jorge; construção do estacionamento ao lado do Prédio da Prefeitura Municipal de Ibicaraí; reparos na Ponte Assis Araújo, no Bairro Bela Vista; construção de rotatória e estacionamento em área próxima à USF Dr. Ferreirinha, no bairro Duque de Caxias; revitalização do Portal da entrada da cidade; construção do Monumento Ibicaraí e restauração e organização do Cemitério Municipal João Batista de Assis e dos cemitérios dos distritos.


Já no setor da educação, o gestor fez questão de destacar conquistas como o processo de enquadramento dos profissionais da educação segundo a tabela de nível e referência, pagamento de Abono no mês de Outubro, equivalente ao Valor Mensal Salarial do Professor; implantação do Programa Saúde na Escola – PSE, em todas as Unidades Escolares, em parceria com a Secretaria de Saúde; adesão ao PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, em parceria com a Policia Militar, através da 63ª CIPM, que contemplou mais de 300 alunos do pré ao 5º ano distribuídas nas Unidades Escolares.


O prefeito finalizou o balanço de 2017 expondo o trabalho incansável realizado pela equipe do SAAE, a fim de sanar os desafios do abastecimento de água e saneamento básico da cidade. “Com esse fim, o SAAE realizou a limpeza dos Ribeirões do Luxo e da Salomeia; a abertura de canal na Barragem do Luxo, aumentando a capacidade de armazenamento de água; ampliação das Barragens do Córrego Grande e do Ribeirão da Jussara; substituição de 120m² de tubos na adutora do Córrego Grande; ampliação de 60m de tubos de PVC na Rede de Distribuição de água da comunidade do Andrezão; e aquisição de uma caixa d’água de 5.000l para atender aos moradores das Casas Populares do Bairro Bela Vista”.


Para esse ano de 2018, Lula Brandão declarou que continuará trabalhando com todo cuidado e responsabilidade, como foi no ano anterior, executando o orçamento com parcimônia, transparência e honestidade. “Não haverá gasto supérfluo e as prioridades continuarão a concentrar-se na saúde, educação e nos programas sociais que busquem sempre a valorização do ser humano e sua vida”, finalizou o prefeito.

Assessoria de Comunicação – Ibicaraí

O prefeito de Ibicaraí, Luiz Jácome Brandão Neto (Lula Brandão), foi homenageado na noite do último sábado, 27, nas dependências do Itapetinga Tênis Clube (ITC), no Troféu Imprensa 2017 - Destaque Empresarial, como Melhor Prefeito da região Sul da Bahia.

Prefeito_de_Ibicaraí_Lula_Bradão.jpg

Prefeito_Lula_Brandão.jpg

Premiados.jpg

Sec_de_Assistência_Social_de_Ibicaraí_e_a_gestora_do_SUAS.jpg

Secretária_de_Assistência_Social_Alesandra_Brandao.jpg

Vereador_Lió_recebe_prêmio.jpg

 

Na oportunidade o município de Ibicaraí ainda teve a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Alesandra Brandão, premiada como Melhor Secretária do governo União e Trabalho, e o vereador Ednaldo José dos Santos (Lió) como Melhor Vereador do município.


Há 17 anos o evento é realizado em Itapetinga, pela empresa AZÊ Marketing e Pesquisas, do empresário Gildásio Queiroz, que esse ano fez pesquisa de amostragem em 25 municípios das regiões Sul, Centro Sul e Sudoeste da Bahia, premiando os melhores deputados, prefeitos, vereadores, secretários municipais, empresários, comerciantes, radialistas e profissionais de imprensa regional.


Segundo dados da empresa, o prefeito de Ibicaraí recebeu a maior nota entre todos os prefeitos dos 25 municípios visitados. “Recebo esse prêmio com muito orgulho. Quero agradecer primeiro ao nosso grandioso Deus, minha família, minha equipe de trabalho e o povo da minha querida Ibicaraí que me premiou com esse troféu. Estou muito feliz e sei da responsabilidade e oportunidade que me foi dada de governar minha terra e quero dizer que é na crise e nos momentos difíceis que o bom marinheiro aprende a navegar em um mar revolto e se torna um grande comandante”, disse o prefeito.


Estiveram presentes na entrega do prêmio, além do prefeito Lula Brandão e a secretária Alesandra Brandão, o secretário de Administração, Planejamento e Finanças, Flávio Campos; o secretario de Saúde, Givanilson Santos; o Chefe de Gabinete José Alberone Souza; a gestora do SUAS, Juliana Costa; o vereador Ednaldo José dos Santos (Lió) e o vereador Aroldo Abreu de Melo.

Assessoria de Comunicação – Ibicaraí

O contribuinte em débito com a Prefeitura de Ibicaraí, vencidos até setembro deste ano, agora está com um novo prazo para quitar as dívidas municipais. Ibicaraí prorrogou para 28 de fevereiro o prazo para os contribuintes do município aderirem ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis).

Prefeitura_Ibicaraí_1_2.jpg


O Programa de Recuperação Fiscal de Ibicaraí – REFIS 2017 – está oferecendo 100% de desconto nos juros e multas, em parcela única. A prefeitura também concede desconto ao contribuinte que não tiver condições de quitar o débito em parcela única. São oferecidos parcelamentos em até 10x, com descontos das multas e juros, que variam de acordo com a quantidade de parcelas, que o valor não pode ser inferior a R$50, quando o optante for pessoa física, e R$100 para pessoa jurídica.


Conforme os critérios estabelecidos na Lei, o programa “abrange quaisquer débitos oriundos de tributos municipais, inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados ou não, com exigibilidade suspensa ou não, exceto decorrentes de falta de recolhimento de valores retidos”. Entre esses débitos, estão Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, imposto sobre serviços de qualquer natureza – ISSQN, taxas e demais débitos tributários, devidos ate 30 de setembro deste ano.


Para aderir ao Refis, os contribuintes devem comparecer à Prefeitura de Ibicaraí, na Rua Tiradentes, número 23, Centro, e procurar o setor de Tributos, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Assessoria de Comunicação – Ibicaraí

A Vice-Prefeita e Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Ibicaraí, Adriana Assis, participou nesta terça-feira, 5, do Seminário sobre os Avanços e Desafios do Plano Nacional de Educação, no Plenário 10 , no Anexo II do Congresso Nacional, em Brasília. Adriana esteve representando também a UNDIME-BA.

Secretária_de_Educação_de_Ibicaraí_discute_avanços_e_desafios_do_Plano_Nacional_de_Educação_em_Brasília_3.jpegSecretária_de_Educação_de_Ibicaraí_discute_avanços_e_desafios_do_Plano_Nacional_de_Educação_em_Brasília_2.jpeg

D

e acordo com a secretária, participaram da mesa representantes do MEC, UNDIME NACIONAL e do TPE. Adriana também informou que o Seminário tem como requerente o Deputado Federal Bacelar (PODEMOS-BA). No período da tarde, a secretária participou da mesa com o tema “Acompanhamento dos Planos de Educação nos Estados e nos Municípios”.

Assessoria de Comunicação – Ibicaraí

saae a

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Ibicaraí concluiu na última sexta-feira, 11, a reposição de parte da adutora, além da construção de uma caixa de manutenção no início da rua Professora Waldyr Pinto Montenegro Matos, antiga Brigadeiro Eduardo Gomes (na ladeira, ao lado da faculdade). 

Lenildo Santana FOTO REPRODUÇÃO DO BLOG DO GUSMÃOO prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana teve as contas de 2013 aprovadas na tarde desta terça-feira (16), em Sessão Plenária do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

As contas foram apreciadas pelo conselheiro, Mário Negromonte e acompanhadas por todos os conselheiros.

Também na semana passada, quarta-feira (10), a Câmara de Vereadores do município de Ibicaraí aprovou por 8 a 3 as contas do prefeito, no exercício de 2012.

 

 

 

sest-senat
Teve início na noite da última quarta-feira, 05, no Grupo Escolar Léa Galrão (antigo Jairo Carneiro), na Quadra M, do bairro Delfino Guedes, um curso de Auxiliar Administrativo promovido pelo Pronatec Sest Senat, com o apoio da Prefeitura de Ibicaraí e das secretarias municipais de Assistência Social e Educação. O curso é trimestral, com aulas de segunda a sexta-feira, das 18:00 às 22:00 horas e vai até o dia 9 de janeiro de 2015 e conta com 20 alunos matriculados.

A aula inicial contou com a presença do secretário de Educação Uildo Batista, que auxiliou na entrega dos kits para os 20 alunos presentes. O secretário, na oportunidade, desejou boa sorte a todos e lembrou da importância da Prefeitura na vinda desse curso para o município. Uildo falou da bolsa de estudo que será paga semanalmente, além do professor tutor que foi contratado pelo município e será pago mensalmente pelo Sistema Pronatec.

Pronatec Sest Senat

Os cursos do Pronatec Sest Senat são realizados por órgãos demandantes, como o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério da Justiça e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).

sest
O curso de Auxiliar Administrativo veio para Ibicaraí através de um contato feito entre as secretarias de Educação e Assistência Social e o Sest Senat, que avaliaram o pedido e disponibilizaram através do Pronatec para o município. O normal é que os cursos aconteçam no Sest Senat de Itabuna. No caso específico de Ibicaraí foi feito uma exceção para facilitar o aluno local e a prefeitura se responsabilizou em disponibilizar uma sala na Escola Léa Galrão, onde está sendo ministrado o curso.

Texto e fotos: Arnold Coelho

 

 

 

DSCF8898

Com investimentos do Governo Federal, Estado e da Administração Pública Municipal, o prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana apresentou a população uma série de equipamentos importantes nesta quarta-feira (22), quando o município completa 62 anos de emancipação política administrativa. Segundo o gestor, as obras estruturantes tem o objetivo de "atrair a geração de emprego e renda, além de promover o atendimento com dignidade à população Ibicariense. Isso alimenta os sonhos e a esperança de um futuro melhor", declarou Lenildo, que também é presidente da Amurc.

As atividades comemorativas tiveram início com a reinauguração da Unidade de Saúde Drº Oséas Peixoto, considerada a mais antiga do município e que recebeu uma ampla reforma de toda a estrutura da unidade. Segundo o secretário de saúde, Antônio Pinheiro Farias, no local funciona a central de vacina do município, estará sendo implantado o laboratório municipal de análises clínicas e estará trazendo um atendimento de Policlínica para a população.

"É a primeira Unidade de Saúde Bucal que vai contar com o equipamento de Raio X Odontológico, que será gratuito. Além disso, está prevista a chegada de um equipamento no valor de R$ 30 mil, um contador de células para fazer parte do laboratório. Em breve, os exames que hoje estão sendo feitos no hospital serão disponibilizados na Unidade de Saúde", revelou o secretário.

As comemorações contaram com as presenças de secretários de governo e vereadores, que segundo o prefeito são parceiros importantes na aprovação e execução de projetos para o município. "Somos responsáveis pela história da cidade de Ibicaraí. Por isso a importância da participação dos vereadores e secretários de governo do município", destacou Lenildo.

A prefeita de Itajuípe e vice-presidente da Amurc, Gilka Badaró, que também participou das comemorações de emancipação de Ibicaraí, parabenizou o município pela quantidade de realizações e investimentos realizados pela atual gestão. "Lenildo é um gestor diferenciado e Ibicaraí vive um bom momento nesses 62 anos de emancipação política", declarou a gestora.

Durante a sua gestão, Lenildo destaca que o município tem vivido um bom momento, a partir dos investimentos que tem fomentado a geração de emprego e renda, com "a implantação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a compra de merenda escolar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PENAE), o incentivo às compras direto do comércio e a geração de emprego na construção civil", explicou.

Mais atividades

Ao longo do dia, a população de Ibicaraí foi contemplada com: Inauguração do Posto de Saúde no Bairro Dilfino Guedes e da 2ª etapa de Pavimentação das ruas Canadá e Costa e Silva; além de visita às obras em andamento: Posto de Saúde nos bairros Centro, Corina, Duque de Caxias e Sempre Viva; Sede do CRAS; Ginásio de Esportes; Creche Modelo; Pavimentação nas ruas do Paletó e B; Construção de 50 Casas e Ampliação do Posto Médico do Cajueiro.

 

 

 

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n