III Jornada de Agroecologia do Território Baiano começa na quinta-feira, em Arataca

cartazweb1

Evento chega à terceira edição abordando temas como sementes, ciência e tecnologia Agroecológica.

Acontecerá entre 4 e 7 de dezembro, em Arataca, a III Jornada de Agroecologia do Território Baiano, um dos eventos mais importantes do setor na região. A jornada será realizada no Assentamento Terra Vista e terá como temática central “Sementes, ciência e tecnologia agroecológica, para mudar a realidade das comunidades do campo e da cidade”. O Programa Vida Melhor, do Governo da Bahia, está entre os apoiadores, através do Centro Público de Economia Solidária do Território Litoral Sul (Cesol-Litoral Sul).

Com estrutura para recepcionar os representantes das centenas de empreendimentos, mestres e acadêmicos convidados, a terceira edição do evento oportunizará o debate para elencar iniciativas que podem contribuir para as demandas da agroecologia no território nacional. Nesse sentido, a III Jornada de Agroecologia do Território Baiano proporcionará oficinas temáticas e debates sobre questões como a importância das sementes para o aperfeiçoamento do setor no estado.

Na programação também estão discussões sobre o valor da ciência para o aprimoramento da agroecologia, tecnologia para empoderamento popular, o manejo e uso da agroecologia e biodiversidade em Sistemas Agroflorestais (SAF’s), inserção de SAF em ações de desenvolvimento centradas na agricultura familiar e nas diversas produções dos povos e comunidades tradicionais. Além de planejamento da propriedade rural, permacultura, cacau orgânico, caminhos sustentáveis, formação cultural para o fortalecimento de identidade, saberes ancestrais, segurança alimentar e saúde familiar, entre outros.

Economia solidária

Empreendimentos de economia solidária terão amplo espaço no evento, sob a coordenação do Cesol-Litoral Sul. Para a coordenadora-administrativa do Centro Público, Héllade, a expectativa é de que o encontro propicie avanços também para a economia solidária. “Esperamos que a realidade dessas comunidades continue sendo transformada, como já vem acontecendo ao longo da última década, com o reconhecimento da economia solidária no nosso estado, e esperamos ainda que a ciência e tecnologia possam efetivamente fazer parte desta nova fase dos empreendimentos e da região. A Jornada vem a reforçar e debater essas constantes melhorias”, avaliou.

Confira a programação completa:

promacao

 Mais informações no blog:

jornadadeagroecologiadabahia.blogspot.com.br

 

 

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n