BARRO PRETO: PREFEITURA AMPLIA SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO

A Prefeitura de Barro Preto realiza, com recursos próprios, a ampliação do sistema de esgoto sanitário em diversas localidades do município.

unnamed
Ao todo, cerca de 1.500 metros de tubulação serão instalados, beneficiando quase 100 famílias. As obras tiveram início nesta semana, e o prazo de término é de aproximadamente um mês.

A prefeita de Barro Preto, Jaqueline Motta, explicou que a realização dessa obra se tornou um desafio vencido, já que no início do seu mandato, diante de um cenário de desordem administrativa herdado da gestão anterior, os recursos eram inviáveis para isso.

"De lá pra cá, Barro Preto vem conquistando uma ótima autonomia. A Prefeitura consegue realizar serviços básicos como esse, de saneamento, sem mesmo ter que recorrer, em muitas vezes, a algum tipo de ajuda externa", declarou Jaqueline.

Ainda de acordo com a prefeita, o mérito dessa conquista também está relacionada ao comprometimento da população em honrar o pagamento do IPTU ( Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana). "O pagamento do IPTU gera uma receita que é reaplicada no município, visando sempre beneficiar a população barropretense", afirmou.

BARRO PRETO: MUNICÍPIO ADERE PACTO PELA EDUCAÇÃO DO ESTADO

O município de Barro Preto através de sua prefeita Jaqueline Motta aderiu o pacto pela educação do governo do Estado. A prefeita assinou o documento juntamente com o secretário de Educação estadual Osvaldo Barreto.
O pacto é um grande movimento que foi chamado de "Educar para Transformar" porque vai melhorar os principais índices da educação no estado, modificando a realidade de toda a Bahia.

bp

"Aqui temos prefeitos, deputados, ou seja, todo o poder público representado nesse primeiro momento. Em abril, mobilizaremos também a sociedade civil com empresários, ongs e outras instâncias que queiram aderir ao pacto. São grandes metas e indicadores que queremos avançar na Bahia", afirmou o governador Rui Costa em entrevista coletiva.

A secretária de educação Delcimara Cardoso esteve presente ao evento acompanhada dos coordenadores de educação do município e ficou bastante entusiasmada com o formato do programa que será desenvolvido no Estado.

Jaqueline disse que vai aderir a todos os programas do Governo do Estado ou federal que contribuírem efetivamente com elevação nos índices educacionais de Barro Preto.

Fonte:http://www.politicosdosuldabahia.com.br/

Plano de educação de Barro Preto prevê metas até o ano de 2024

Está em fase de conclusão o documento-base do Plano Municipal de Educação (PME) de Barro Preto, com metas até o ano de 2024. Se aprovado, o PME deverá entrar em vigor ainda neste ano.

Plano06

No dia 26 de março, o município recebeu a visita de Luiz Argolo, representante técnico do PROAM (Programa de Apoio à Educação Municipal) e MEC (Ministério da Educação).


Luiz Argolo trouxe contribuições para a conclusão do documento-base, tendo o processo de elaboração iniciado por uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação no ano de 2014.


A prefeita Jaqueline Motta explica que neste documento "foram identificados os desafios educacionais do município, e ao mesmo tempo, estabelecidas metas e estratégias a serem cumpridas no período previsto".


A próxima etapa é a realização de uma audiência pública no dia 14 de maio, onde o documento-base será apresentado à comunidade do município.
Caso observe a necessidade, a comunidade poderá sugerir modificações no documento. A audiência acontece das 8h às 16h, no auditório da escola municipal Yêda Barradas Carneiro.


Após a audiência pública, o documento-base do Plano Municipal de Educação será levado para votação na Câmara Municipal de Vereadores. Se aprovado pelo legislativo, o PME segue para sanção da prefeita Jaqueline Motta. (Fonte: Ascom da Prefeitura)


Com a presença da prefeita Jucélia Nascimento, empresários, políticos e a imprensa, foi apresentada na noite desta quinta-feira (26), no Hotel Portal Rio Una, a programação do São João de Valença. deste ano, que traz como o tema "A Tradição Está de Volta", o evento contou ainda com a presença do representante do Governo do Estado, Fernando Ferrero, superintendente da Secretaria de Turismo (Setur).

Fonte: http://www.upb.org.br/

BARRO PRETO: MUNICÍPIO É BENEFICIADO COM 4.300 METROS DE CALÇAMENTO

A Prefeitura Municipal de Barro Preto, por meio da divisão de serviços urbanos, realiza o calçamento de ruas do município. Ao todo, serão 4.300 metros contemplados com o serviço.

unnamed

Nesta primeira etapa, as atividades se concentram na Rua Manoel Thomaz (2.700m) e na Travessa Antônio Dias (800m). Em seguida, será calçada a Rua Lauro de Freitas (200m) e a Rua Parque das Flores (600m).

Para a prefeita Jaqueline Motta, “as obras têm como objetivo eliminar os transtornos gerados para a população dessas localidades, especialmente em épocas de chuva, onde se tornava praticamente impossível transitar em veículos, ou até mesmo a pé”.

Unidade Básica de Saúde (UBS) –:

Ainda de acordo com prefeita Jaqueline Motta, a população de Barro Preto deverá ser novamente beneficiada com a entrega de uma importante obra nesse primeiro semestre de 2015, quando a UBS da Avenida Jussara, próximo a antiga Cesta do Povo, ficará totalmente pronta. Na Unidade, a população contará com diversos serviços gratuitos de saúde em instalações adequadas para cada procedimento.

BARRO PRETO : OBRAS DE MANUTENÇÃO SÃO REALIZADAS EM ESCOLAS

A Prefeitura Municipal de Barro Preto realiza neste mês de fevereiro obras de manutenção em todas as escolas do município. Com a iniciativa, a prefeita Jaqueline Motta reforça a preocupação em garantir um ambiente agradável e seguro ao estudantes, professores e funcionários no decorrer do ano letivo.

bp-e1424271773173

As obras nas escolas Domingos Chaves, Yeda Barradas Carneiro, Bom Pastor e Olavo Clementino consistem na revisão e recuperação das instalações elétricas e hidráulicas, além da substituição de pisos e telhados. As unidades de ensino recebem também novas pinturas.

De acordo com a prefeita Jaqueline Motta, “este é o período ideal para a realização das obras, pois é possível identificar e corrigir a tempo falhas que causariam transtornos na prática das atividades educativas durante o ano”.

 

Fonte : http://www.politicosdosuldabahia.com.br/