COARACI: PREFEITA PEDE AO ESTADO ASFALTAMENTO E A REFORMA DO HOSPITAL GERAL

O Secretário de Relações Institucionais da Bahia, Josias Gomes, recebeu em seu gabinete na Serin a prefeita de Coaraci, Josefina Castro, para ser informado das principais demandas do município – a exemplo do asfaltamento de dois trechos de estradas que ligam Coaraci a Itajuípe e Coaraci a Itapitanga, asfaltamento de ruas na cidade, e a reforma do centro cirúrgico do Hospital Geral.

"Viemos ratificar uma solicitação feita anteriormente, em março de 2014, pedindo o recapeamento asfáltico de um trecho de 23 km da estrada Coaraci a Itajuípe, e de outro trecho de 26 km ligando Coaraci a Itapitanga. As estradas apresentam muitos buracos e precisam de reparos urgentes", afirma a prefeita Josefina Castro.

Ela também reivindicou ao titular da Serin o asfaltamento das principais ruas do centro de Coaraci, projeto que já foi aprovado na Conder e que está à espera da realização da licitação. "São 5 ruas: a 21 de abril, J.J.Seabra, Almerinda de Carvalho Santos, João Batista Del Rey, e a Travessa Fernando Mário de Araújo Góes", informa a prefeita.

A terceira demanda do município é sobre o Hospital Geral de Coaraci, desapropriado pelo Estado em abril de 2011, que precisa de recursos para a reforma do seu Centro Cirúrgico. "O hospital atende Coaraci e também os municípios vizinhos de Almadina, Itapitanga, além de distritos rurais de Ilhéus e Itajuípe", argumenta a prefeita Josefina Castro

Concurso de poesia entra no calendário cultural de Coaraci

Cidade que está entre as que mais crescem no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Coaraci busca novos caminhos para estimular o gosto dos jovens pela cultura. Uma das ferramentas adotadas é a promoção de atividades com foco no mundo literário, a exemplo de um concurso de poesia, resgatado este ano e que será incluído no calendário oficial de eventos culturais do município.

concurso de poesiafoto Rosalvo dias

O concurso reúne estudantes da rede pública – estadual e municipal –, além de premiar uma categoria de autores livres, sem vínculo com qualquer instituição de ensino. Na edição de 2015, os vencedores foram conhecidos durante cerimônia realizada na sexta-feira, 1º, no auditório da Prefeitura.

Foram contemplados com o primeiro lugar os autores Robson Silva (categoria autores livres); Joelson Silva Melo, do Centro Educacional de Coaraci (categoria 6º / 7º anos da Educação Fundamental); Tamires Silva Santos, do Colégio Municipal de Coaraci (8º / 9º) e Madson Silva Santos, do Colégio Estadual Almakazir Gally Galvão (Ensino Médio).

"Essa é uma iniciativa que se inclui entre muitas outras que iremos adotar para que, não só os jovens, mas todos que vivem em Coaraci estejam sintonizados com o universo da cultura em suas múltiplas vertentes", afirma a prefeita Josefina Castro (PT).

Diretores escolhidos por eleição direta tomam posse em Coaraci

A cidade de Coaraci, no sul da Bahia, tornou-se uma das primeiras da região a dar posse a diretores de escola eleitos diretamente por pais, professores e estudantes. A posse dos novos gestores das escolas municipais aconteceu em solenidade no Centro Educacional de Coaraci, com a presença da prefeita Josefina Castro; da secretária de Educação, Maria das Neves Ferreira de Melo; educadores e membros do legislativo local.

Prefeita Josefina Castro - foto Philipe Oliveira
Prefeita Josefina Castro

O processo de escolha dos diretores das 16 escolas da educação fundamental, cinco creches e três unidades de educação infantil, todas da rede municipal, foi festejado na cidade como uma vitória da democracia. "Como professora, sinto orgulho desse momento, pois é uma conquista pela qual sempre lutamos", comemorou a prefeita.

posse diretores - foto Philipe Oliveira
posse diretores

Representante da APLB/Sindicato na cerimônia, o professor Eduardo Gomes afirmou considerar a eleição direta para diretor um avanço na rede municipal de ensino. "Coaraci dá um exemplo para a região, pois é a única entre as pequenas cidades a escolher seus diretores dessa maneira democrática", elogiou. Para Gomes, o gestor eleito diretamente tem mais compromisso com a comunidade escolar.

A professora Fabiana Oliveira Rocha, diretora do Colégio Municipal de Coaraci, falou em nome dos novos gestores e destacou a responsabilidade de quem exerce essa função. "Ser diretor de escola não representa um status, mas o compromisso de despertar encantamento nos estudantes pela educação", disse.

Durante a posse, houve palestra da professora Angélica Cruz, que destacou os avanços registrados por Coaraci com o crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Também prestigiaram o evento o vice-prefeito Sérgio Fraife e o presidente da Câmara de Vereadores de Coaraci, Antônio Carlos Maia.

TRE absolve prefeita de Coaraci

A prefeita de Coaraci, Josefina Castro (PT), foi absolvida nesta segunda-feira (27), da acusação de abuso do poder econômico nas últimas eleições municipais. A decisão favorável à gestora foi unânime entre os juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

josefina
A denúncia contra a prefeita foi apresentada por uma coligação adversária e considerada improcedente já há primeira instância. Em sessão de julgamento realizada no último dia 15, no TRE, o relator Cláudio Cesare Pereira seguiu o mesmo entendimento e votou pela improcedência da acusação, mas a decisão final acabou adiada porque outro juiz pediu vista.

O julgamento foi concluído nesta segunda, com vitória da prefeita por 6 x 0. "Nós estávamos confiantes, pela certeza de que não cometemos qualquer irregularidade no processo eleitoral", declarou Josefina. Atuou na defesa da prefeita o advogado Celso Castro.