Prefeito de Ilhéus busca recursos em Brasília para infraestrutura urbana

Prefeito Jabes Ribeiro-foto Gidelzo Silva Secom-IlhéusEstá na agenda do gestor um encontro com a Defesa Civil Nacional e com o Ministério do Turismo e dos Portos.

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, viaja nesta terça-feira, dia 18, a Brasília, com o objetivo de captar recursos para investimentos em obras de infraestrutura urbana, a exemplo do Projeto Viva o Morro, e nos setores de cultura e turismo. Está na agenda do gestor um encontro com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, para tratar de aspectos referentes aos estragos provocados pelas chuvas no município, uma audiência no Ministério do Turismo e na Secretaria dos Portos da Presidência da República, para tratar de temas referentes às obras de reformas do Teatro Municipal e da construção do Porto das Artes, na área do antigo porto.

Conforme disse na manhã desta segunda-feira, dia 17, em entrevista ao apresentador Gil Gomes, da rádio Santa Cruz, na audiência com a Defesa Civil Nacional, o prefeito vai apresentar o relatório elaborado pela Comissão de Defesa Civil de Ilhéus, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), confirmando a necessidade da liberação de recursos ao município para realização de obras de infraestrutura nas áreas de risco geológico. Segundo Jabes Ribeiro, o documento traz os registros das ocorrências em dezembro passado, quando foi decretado estado de emergência.

O prefeito explicou, durante a entrevista, que por conta do processo eleitoral, o governo federal não poderia repassar recursos para os municípios, seguindo as determinações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Vamos agora pedir celeridade ao governo Federal na transferência dos recursos", afirmou. Jabes Ribeiro também falou que a captação de investimentos está sendo possível, após a exclusão de Ilhéus do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC), uma espécie de Serasa das prefeituras.

Nesse sentido, ele destacou que ainda irá ao Ministério do Turismo pedir rapidez na liberação dos recursos para a conclusão da obra de recuperação do Teatro Municipal, assegurados através de emenda parlamentar do deputado federal, Mário Negro Monte (PP). "Não recebemos os recursos porque estávamos impossibilitados, mas agora que conseguimos pagar parte e negociar a dívida herdada do governo anterior, retirando, assim, o nome de Ilhéus do Cauc, vamos pedir ao órgão competente a agilidade em nossos processos", atestou.

Jabes Ribeiro falou ainda ao radialista Gil Gomes que teve reunião com a Caixa Econômica Federal (CEF), na semana passada, no Palácio Paranaguá, confirmando que está em andamento o processo de licitação para a execução das Obras do Projeto Orla Sul. "Em poucos dias, devemos anunciar a licitação para a construção da nova sede da Prefeitura Municipal, na antiga Coelba, no Alto da Conquista", frisou o gestor. Outros temas debatidos na entrevista foram a necessidade de atualização do Código tributário do Município e a conclusão das obras de reforma da Biblioteca Municipal.

Secretaria de Comunicação Social – Secom

 

 

 

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n