UPB investe em capacitação de servidores em Itabuna

A UPB está realizando uma série de encontros pelo interior do estado, promovendo a capacitação de gestores e servidores municipais. O Capacita Municípios busca sanar a dificuldade que muitas prefeituras têm por falta de servidores capacitados para exercer a função administrativa. Outro fator importante nesses encontros é disponibilizar aos municípios, capacitação técnica totalmente gratuita, diminuindo custos para as prefeituras, uma vez que os encontros foram regionais. Nesta terça feira, dia 06 de janeiro, o curso será apresentado aos servidores do município de Itabuna e região. O local é SEST SENAT, Avenida José Soares Pinheiro, n.2056, Centro.

DSC01778


O evento conta com a parceria da prefeitura de Itabuna, CDS Litoral Sul, Ciapra, Cima, CDS Costado Descobrimento, Consórcio Extremo Sul, Amurc, Amubs e Apes. Entre os temas que serão analisados estão: Planejamento Fiscal versus Endividamento Previdenciário Municipal, Publicidade Institucional e a Contratação Legal dos Serviços, Oportunidades para Ampliar a Arrecadação de Recursos Municipais e Contrato de Repasse, Financeiro, PMAT e RPPS.


Itabuna
Toda essa preocupação da diretoria da UPB com a gestão pública municipal é para que o prefeito possa realizar uma gestão plena, consciente de seus deveres. Afinal, o gestor é muito cobrado e fiscalizado. É o ente federativo mais fiscalizado. Seja pelos tribunais de contas da União, Estado ou Municípios, Controladoria Geral da União, Conselho Municipal, Câmara de Vereadores e Ministério Público. Diante disso o prefeito tem que ter mais cuidados com suas ações, fazer planejamento, controle interno e outros serviços de interesse da comunidade.
A maratona de encontros debate entre outros temas, os aspectos relevantes na apuração das despesas de pessoal com base na Lei de Responsabilidade Fiscal, transparência e controle, orientações sobre prestação de contas e os principais pontos de rejeição de contas. A presidente da UPB e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria afirmou durante os encontros que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é um marco de responsabilidade na gestão pública.


Quitéria salientou ainda: “Em mais de dez anos de existência, a Lei passou apenas por uma alteração para incluir a Lei Complementar 131 (Lei da Transparência), enquanto isso, mais de 150 novos programas do governo federal foram criados para o município executar, ou seja, a lei está defasada e precisamos estar mais atentos ao seu cumprimento”.
Satisfeita com o saldo positivo dos eventos, a presidente da UPB afirma que “por onde passou, o Capacita Municípios, presenciou a satisfação dos prefeitos, vereadores e demais servidores municipais que participam dos encontros”.

programaco2

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n