Notícias

Com a presença da curadora Elibia Portela foi lançado oficialmente a 5ª edição do Festival Gastronômico "Sabores de Itacaré", que acontecerá e 12 a 15 de julho com opções de pratos principais, petiscos, sobremesas, lanches e drinks. No evento, que aconteceu no dia 14, no Villa Ecoporan Hotel Charme Spa e Evento, estavam presentes representantes dos 40 estabelecimentos confirmados e foram apresentados os 50 pratos inscritos.

festival.jpg


Entre as novidades, foi confirmada a Baden Baden como a cerveja oficial do evento. No dia, a bebida, considerada umas das melhores cervejas gourmet, foi servida aos participantes, assim como um coquetel com produtos da agricultura familiar. A quadrilha junina Sai de Baixo abriu a noite. Também foi anunciado pela Diretora de Turismo do Escritório Comercial do Peru no Brasil, Milagros Ochoa, a vinda de um chef de cozinha do Peru especialmente para a Cozinha Show do festival.


O festival terá abertura da banda Skanibais e atrações locais como o Trio Baianado, Ronara Criola, Abaga, entre outros. O festival, que acontecerá em diversos pontos da cidade, com pratos individuais e servindo até quatro pessoas, contará com cozinha show e o destaque deste ano será a Feira Gastronômica, com 25 pratos inscritos especialmente para a Feirinha com preços de até R$12,00, e a Feira da Agricultura Familiar.


Este ano, o tema será Gastronomia de Raiz, aproveitando a grande diversidade gastronômica local. Cada estabelecimento utilizará os produtos da agricultura familiar para a composição dos pratos, valorizando os saberes e fazeres dos Chefs e Cozinheiros Locais. O 5º Festival Gastronômico Sabores de Itacaré incentiva os restaurantes locais a apresentar pratos com riqueza de sabores, além de shows musicais, apresentações culturais, feira gastronômica, feira de agricultura familiar e cozinha show.


O evento é uma realização da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Turismo com patrocínio da Secretaria Estadual de Turismo, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural através da CAR Governo da Bahia. O Festival tem o apoio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, do Sindicato Patronal de Hospedagem e Alimentação de Itacaré e da Faculdade Madre Thais.

35327009_590478954667321_5101644153704415232_o.jpg

35296538_590477311334152_6463627129929072640_o.jpg

35227295_590480258000524_7988015167646466048_o.jpg

35431355_590478994667317_458988779667980288_o (1).jpg

35345826_590480324667184_6737489779618742272_o.jpg

 

O Comando da 61ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) disse que o esquema de segurança dos festejos juninos do Arraiá das Canoas, em Ubaitaba, de quinta-feira a domingo, já está definido. Serão empregadas quatro patrulhas, com média de 15 PMs cada uma, além de pessoal de apoio, o que vai dar sensação de segurança às pessoas da cidade e convidados que participarão da festa que terá muitas atrações. O circuito do evento será fechado, com acesso único.

majormarinho2.jpg

De acordo com o Major Marinho, a Polícia Militar fez todo um planejamento para oferecer um esquema de segurança 24 horas por dia para que se mantenha o nível de tranquilidade que Ubaitaba experimenta. Além disso, haverá circulação de viaturas, pessoal de policiamento a pé e o serviço de inteligência e ordinário funcionando no policiamento normal da cidade. O comandante da 61ª CIPM destaca a unidade de esforços com a Polícia Civil e o apoio da Prefeitura.

O oficial recomendou uso moderado de bebidas alcoólicas e disse que não será permitido o uso de garrafas no circuito da festa pelos riscos de acidentes. Também destacou os cuidados que se deve ter com as crianças para que incidentes sejam evitados e com o uso de fogos de artificio. “As crianças devem usar pulseiras de identificação. Quanto aos fogos é preciso que os adultos sejam cuidadosos, principalmente se estiveram com crianças”, afirmou o Major PM Marinho

Secretários e técnicos municipais de educação dos municípios do Território Litoral Sul estão reunidos nesta terça-feira, 19, no auditório do hotel Tarik, em Itabuna para debater sobre a reserva técnica de educação. A ação é desenvolvida pelo Fórum de Secretários Municipais, vinculado a Associação dos Municípios da Região Cacaueira - Amurc, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da Uesc, os Institutos Natura e Arapyaú e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul.
O encontro tem o objetivo inicial de solucionar a necessidade implantação da reserva técnica nas secretarias de educação, no qual o profissional da rede deve destinar uma parte das suas atividades, cerca de 30% para ações de planejamento e capacitação. De acordo com um diagnóstico realizado, alguns municípios estão em fase de implantação da reserva técnica, mas outros necessitam de orientação.

secretarios.jpg


Visando atender a essas necessidades, a coordenadora da Rede de Apoio a Educação (RAE), Thamara Strelec, explica que “o grande motivo desse encontro é que eles possam se debruçar sobre a realidade da região a respeito do tema. E, a partir do diagnóstico realizado com os municípios, eles vão ter mais fundamento sobre o andamento e de que forma está sendo implementada a reserva técnica”.


Para a assessora pedagógica do município de Uruçuca, Célia Calmon, a expectativa é de que “a reserva técnica surta o efeito esperado, que é o fortalecimento da unidade, dos projetos, das atividades que devem ser realizados na coletividade e que o professor compreenda e que ele se sinta mais valorizado”.


Em outro momento, está prevista uma reunião específica com os municípios que integram o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul, que darão continuidade ao trabalho para a criação da Câmara Técnica de Educação. A iniciativa visa desenvolver um trabalho colaborativo na educação municipal, no qual os secretários vinculados aos consórcios da região, se reúnem periodicamente para trocar experiências e trabalhar em conjunto a educação pública da região.

Fortalecimento
O evento contempla uma série de atividades desenvolvidas através do Programa de Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras do Litoral Sul, com o objetivo de fortalecer a atuação dos gestores públicos municipais e melhorar os índices de educação na região. Para isso, o secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga, enfatizou a importância do encontro visando, “a busca pela excelência da Gestão Pública, no sentido de compartilhar ideias e promover mudanças na educação regional”.

O encontro conta com as participações da coordenadora de Educação do Instituto Arapyaú, Carolina Paseto e da subgerente de coordenação de integração comunitária da Pró-reitoria de Extensão da Uesc, Cintya Nobre.

Thamara Strelec.jpg

Reunião com os secretários.jpg

Luciano Veiga.jpg

 

 

O prefeito de Coaraci Jadson Albano representou o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul nesta segunda-feira, 18, em Salvador, durante a entrega de um trator e uma motoniveladora para atender aos municípios consorciados. Os equipamentos irão atender o projeto de recuperação de estradas vicinais que será realizado em parceria com a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia – Seinfra.

Litoral-Sul-é-contemplado-co.jpg

De acordo com o secretário executivo do CDS-LS, Luciano Veiga, os equipamentos irão trazer melhorias para as estradas vicinais dos municípios que integram o Território Litoral Sul. “A proposta visa a melhoria das estradas visando o escoamento da produção agrícola e o transporte das pessoas”, destacou.

Neste sábado (16), teve início um dos mais extensos festejos juninos da Bahia, trata-se da cidade de Camamu, no Sul da Bahia, que anunciou 10 dias de São João que segue até dia 25. Mas o a festa continua, já que a prefeitura emendou mais 02 dias em comemoração ao Dia da Cidade, no próximo 27 de Junho, quando a cidade faz 127 anos de emancipação política. Totalizando 12 dias de festejo junino.

12diasdefesta.jpg

Além dos shows musicais o evento terá extensa programação cultural (2017). Fotos: Aleilton Oliveira
São mais de 25 atrações locais e regionais, organizados num típico arraiá caipira com uma programação cultural bastante ampla e diversificada. O evento que é organizado pela Prefeitura de Camamu leva o nome de 'A Fazendinha" um típico arraiá junino, onde predomina o forró durante toda a programação.

A cidade de Camamu está com um dos mais belos circuitos de São João da Bahia. Além da ornamentação detalhada, a programação acompanha a ideia de São João Cultural, com apresentações de diversas quadrilhas organizadas, principalmente pelas secretarias municipais, pelas escolas da cidade e grupos culturais, além das bandas que tem trazido em seu repertório o forró arrasta-pé e xote. A programação cultural tem início todos os dias a partir das 17h. O apoio do São João é da Bahiatursa.

 sao joao de camamu 2017  foto aleilton oliveira.jpg

Programação de Shows
Sábado, 16/06

Fábio Cigano

Turma da Catuaba

Domingo, 17/06

Baixinho dos Teclados, Forró Flor de Cheiro

Segunda-Feira, 18 /06

Forró Xiado

Xote dos Amigos

Terça-feira, 19/06

Forró Safadinho

Forró Paia de Milho

Quarta-feira, 20/06

Forró Totalmente Demais

Juninho dos Teclados

Quinta-feira, 21/06
Fabíola Lins
Brisado do Forró

Sexta-feira 22/06

Kapiche do Forró

Banda Tagadá

Forró Palito de Fogo

Sábado, 23/06

Bonde do Andrezão

Gabriela Maia

Banda Kebraê

 

Domingo, 24/06

Cupim de Ferro

Fabíola Lins

Brenda Gonçalves (The Voice)

 

Segunda, 25/06

Banda Tripolar

Ryan Giroto & Henrique

A festa acontece na Praça Francisco Xavier Borges.

 

Dia da Cidade
O São João de Camamu emenda com a programação do Dia da Cidade que se inicia no dia 26 e termina no dia dia 27, quando a cidade completando 127 anos de emancipação política.

Programação: Sem Retoque, Trio da Ruana, Pirilampo, Tony Canabrava, Lucinho Mendes e Vitrine do Amor.

A festa de Aniversário acontece na praça do Fórum. (Diário de Camamu)

Confira a Programação Cultural Completa

programacaocamamu2018.jpg

Ilhéus é um dos destinos mais procurados para os festejos juninos para quem mora em Salvador ou Região Metropolitana. Segundo estimativa da Agerba (agência estadual que regula o transporte) cerca de 160 mil pessoas devem deixar Salvador pela rodoviária e, para atender a demanda para o interior, serão colocados 600 horários extras, além dos 540 regulares realizados diariamente pelas empresas.

panoramica2.jpg


No período, o município vai realizar o Viva Ilhéus Fest. Com atrações renomadas e expoentes da música regional, o evento acontece de 27 a 30 de junho, na Avenida Soares Lopes. O evento integra a programação festiva do aniversário de 484 anos de fundação e 136 anos de elevação de Ilhéus à categoria de cidade.


A grade de programação já está confirmada. Dia 27, entra em cena Adelmário Coelho, Danniel Vieira, Mel de Forró e Realce. No dia do aniversário da cidade, 28, será a vez de Felipe Araújo, Estakazero, Papazoni, Top Gan e Leonardo Leo. No dia de São Pedro, 29, o arrasta-pé fica por conta de Filomena Bagaceira, Forrozão, Trio da Huanna e Stampa do Forró. No encerramento, dia 30, tem Forró dos Plays, Kart Love, Via de Acesso e Pagofunk.

panoramica3.jpg


Além dos shows, a população contará com um espaço gourmet, com comidas típicas e variadas.As barracas para comercialização de alimentos e bebidas do Viva Ilhéus Fest, serão totalmente padronizadas e numeradas, em uma quantidade limite de 40 unidades. A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Sedic), responsável por esta organização, decidiu que não permitirá a presença de ambulantes com isopor nem um número maior de barraqueiros no local.

Durante uma reunião nesta sexta-feira, 15, do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul – CDS-LS, secretários municipais compartilharam da mesma preocupação com a destinação correta dos lixões em suas cidades. O secretário executivo do Consórcio, Luciano Veiga destacou que “o problema dos lixões em municípios com população inferior a 100 mil habitantes, só serão resolvidos coletivamente através dos consórcios públicos e, é preciso pensar e agir coletivamente para atingir o seu objetivo”.

A iniciativa visa atender a exigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), que prevê a erradicação dos lixões, dando destino ambientalmente correto aos resíduos sólidos e investindo na construção de aterros sanitários. De acordo com o prazo aprovado pelo Senado Federal, os municípios tem até 31 de julho de 2018 para cumprir a determinação.

Encontro-destacou-alternativas1.jpg
Luciano Veiga destacou a importância dos consórcios públicos no processo de destinação dos resíduos sólidos

Pensando nisso, o Consórcio Litoral Sul tem trabalhando no sentido de atender coletivamente aos municípios consorciados, na busca de alternativas sustentáveis no âmbito social, ambiental e econômico. Para, isso, firmou recentemente o Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Austríaco de Tecnologia (AIT), universidades e outros órgãos, visando garantir as melhores soluções.

Dentre as alternativas, foi apresentado nesta sexta-feira, o sistema de processamento de resíduos sólidos, criado por Railton Lima, e que visa a desintegração de massa para a geração de energia elétrica. Em conjunto com a empresa Mundial TRS – Gestão de Ativos Ltda, de Simões Filho, “a ideia é aproveitar apenas o material descartado pelos catadores de lixo para transformação em energia térmica, e posteriormente, elétrica”.

Railton-Lima-apresentou-tecnologia-para-a-destinação-dos-resíduos-sólidos1.jpg

Um dos grandes benefícios dessa tecnologia para os municípios, segundo Railton são os Royalties – compensação financeira instituída pela Constituição Federal de 1988, a partir da produção de energia elétrica. Além disso, ele destaca a geração de empregos, diretos e indiretos, a partir da produção de matérias-primas.

O Consórcio Litoral reúne 14 municípios associados que vivenciam durante muito tempo, a destinação incorreta do lixo produzido nas cidades. Para o secretário de Administração do município de Barro Preto, Adriano Clementino dos Santos, “a solução tem que ser coletiva, através dos consórcios e das tecnologias existentes”.

Itacaré vai estar em festa nesse final de semana com a realização do 5º Forró da Praça da Bandeira, que acontecerá nesta sexta e sábado, dias 15 e 16, a partir das 21 horas. O evento terá como atrações as bandas Originais do Forró, Marlon Moreira, Forró do Andrezão, Amor a Dois e Juninho dos Teclados. Tudo isso sem contar com apresentações de quadrilhas juninas, brincadeiras e comidas e bebidas típicas. A realização do evento é de Suilan Matos (Gazinha) e da comunidade da Praça da Bandeira, com o apoio da Prefeitura de Itacaré e do comércio local.

forro2.jpg

De acordo com a programação, a festa começa às 21 horas de sexta com a apresentação da quadrilha junina Vila Madalena. Em seguida será a vez da banda Trio Baianada, e logo depois Originais do Forró e Forró do Andrezão encerrando a primeira noite da festa. No sábado o Forró da Praça da Bandeira continua, começando também às 21 horas com a apresentação de Juninho dos Teclados e em seguida a Banda Amor a Dois.

Considerado como uma referência em eventos juninos na região, valorizando a cultura nordestina e o melhor do forró pé de serra, a música de raiz, o Forró da Praça da Bandeira deverá atrair um grande público de amantes da música brasileira. E para isso está sendo montada uma grande estrutura de palcos, banheiros químicos, isolamento de toda a área, sistema de segurança e monitoramento com detectores de metais, além da decoração típica dos festejos juninos.

De acordo com Suilan Matos, todo esse sucesso é resultado do esforço dos organizadores, da alegria do público e principalmente pelo apoio dos patrocinadores que acreditam na música regional e que faz questão de estar presente nos eventos e nas manifestações populares. O sucesso do Forró da Praça da Bandeira é tão grande e garantido que movimenta a cidade nesse período e já entrou para o calendário de eventos de Itacaré.

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n