Notícias

Durante um encontro na última sexta-feira, 14, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e funcionários da Amurc, o presidente da instituição e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio avaliou a gestão de 2017/2018 e destacou a importância do associativismo para o aprimoramento da gestão pública municipal.


O presidente falou que os municípios possuem demandas diversas, e que ao longo dos dois anos foram compartilhadas através do Programa de Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras do Território Litoral Sul – AGIR-LS, desenvolvido pela Amurc, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da Uesc.


A iniciativa atende as demandas, que são apontadas pelos próprios secretários municipais nos fóruns de Educação, Saúde, Agricultura e Meio Ambiente, Cultura, Assistência Social, Finanças e Planejamento, Procuradoria, Administração, Comunicação e Turismo.

Prefeitos e representantes de municípios associados a Amurc FOTO ALINE MEIRA.jpg


Com o apoio de parceiros como a Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc, Sebrae, Mouve Brasil, Institutos Natura e Arapyaú, a Amurc capacitou profissionais ligados a gestão pública visando implementar as melhores práticas de gestão nos municípios associados. O resultado são gestores e técnicos cada vez mais engajados na melhoria da gestão municipal.


Nesse sentido, “a Associação cumpre o seu papel, de ser interlocutora junto ao governo do Estado e a União, com o apoio da União dos Municípios da Bahia - UPB e a Confederação Nacional dos Municípios - CNM, que juntas representam o coletivo dos municípios”.


Estiveram presentes no encontro, prefeitos e representantes dos municípios de Almadina, Coaraci, Camamu, Firmino Alves, Itacaré, Maraú, Nova Canaã e Ubaitaba, que reforçaram a importância da Amurc para o desenvolvimento dos municípios e o fortalecimento da gestão pública.
Resíduos sólidos
Visando atender a Política Estadual de Resíduos Sólidos, o Superintendente de Planejamento e Gestão Territorial, Armindo Gonzalez Miranda apresentou aos gestores, uma proposta de Cooperação Técnica do Governo do Estado para o gerenciamento adequado do descarte de lixo no Sul da Bahia.


A iniciativa visa a instalação de unidades de triagens e transbordo nos municípios ligados ao Consórcio Litoral Sul para envios dos resíduos finais até uma usina ou outro modelo que se apresente pelos estudos técnicos que serão realizados. Para isso, os municípios precisam estar engajados na construção do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos e a Proposta de Manifestação de Interesse (PMI), que deverá ser lançado pelo Governo, visando a solução técnica definitiva.

Equipe da Amurc.jpg

Presidente da Amurc FOTO ALINE MEIRA.jpg

 

No dia 30 de novembro foi realizado a 1ª Edição do Dia Internacional de Animação do município de Floresta Azul tendo como meta difundir a produção cinematográficas de curta metragens e animação brasileira e média metragem de iniciativa florestenses, Possibilitando aos munícipes o acesso à cinematografia, visando à formação sociocultural, política e inclusiva no âmbito cotidiano da comunidade no intuito de sensibilizar a comunidade florestense quanto à importância do cinema de animação contribuindo de forma efetiva para o fortalecimento da veia artística e criadora dos munícipes Outra expectativa do projeto é evidenciar que o cinema pode ser uma ferramenta pedagógica que, quando bem utilizada, é muito eficaz, pois alia diversão, entretenimento e conhecimento.

IMG_0910.JPG


Dia Internacional da Animação – BRASIL – 2018 é uma iniciativa da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) que iniciou as inscrições das cidades que quisessem participar da realização do Dia Internacional da Animação 2018 no Brasil os interessados deveriam ler o regulamento no link informado e preencher a ficha de inscrição registrando o interesse em realizar o DIA em sua cidade. A confirmação se deu mediante divulgação da cidade com o nome do coordenador, na lista de cidades confirmadas no site, em até 48hs após a inscrição. Dos 417 municípios baianos menos de trinta fizeram adesão ao projeto dentre eles Floresta Azul, estiveram a frente da organização e realização do Projeto o Coordenador Local Cássio Damasceno, a Gerente de Cultura Sara Regina Nunes Oliveira e o Coordenador Cultural Genivaldo Pereira.


O evento foi realizado em três períodos. Pela manhã ocorreram: palestra: sobre o Histórico do Cinema Brasileiro e dos Curtas Metragens e Animação ministrada pelo Publicitário, Administrador de Empresas, com especialização em Marketing e especialização em Gestão Cultura fundador da FICC - Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, Afonso Dantas, seguido pelo Relato de Experiência com o Produtor Independente, local, de Curtas Metragens Pedro Filho no intuito de valorizar os artistas local e a iniciativa dos pioneiros da sétima arte e das animações em nosso município na produção independente de curtas e médias metragens e a exibição do Média Metragem “A Lora”. No período da tarde foram realizadas palestras seguidas de Oficinas cujos temas abordados foram: “Como Fazer um Curta Metragem Convencionais e Curtas de Animação” Pela Pedagoga e Artista Plástica Sara Regina Nunes Oliveira, logo após a Pedagoga Izabel Cristina Silva falou a respeito de “Como Ter Ideias Para um Curta Metragem”; foi trabalhado também o tema “Como Escrever um Roteiro de Filme” explanado pelo Historiador e Pedagogo Genivaldo Pereira dos Santos, dando seguimento as atividades foram realizadas as oficinas e a socialização das propostas como forma de estimular à comunidade a produção de curtas e médias metragens de animação. À noite foi realizado a terceira etapa do projeto, a mostra dos curtas metragens de animação na Praça Pública – Jardim Encantado.

IMG_0898.JPG

IMG_0876.JPG

IMG_0858.JPG

 


Fonte: Gerência de Cultura

A inauguração do novo Pronto Atendimento e Maternidade – PROMATER Casa da parto Zuleica Ferreira, na última quarta-feira, foi marcada por muita emoção. Ampliada, com nova estrutura e completamente reformada, a unidade vai melhorar bastante a qualidade da saúde do munícipio. “Uma obra fantástica, que me deixa emocionado em poder entregar a população de nossa cidade.”, afirmou o prefeito Moacyr Leite Jr.

Cortando-a-fita-inauguração-Promater.jpg

Uma área ampla de Pronto atendimento e Emergência e outra para a Casa de Parto, com salas de pré-parto, sala de parto e pós-parto, totalmente humanizadas para atender as futuras mamães com muito carinho.

Durante o período da reforma, o prefeito Moacyr acompanhou de perto as obras, a compra dos novos equipamentos, a contratação da enfermeira obstetra e cumprir o compromisso de ter na cidade médico 24hs. “Fiz questão de acompanhar de perto para que tudo fosse feito da melhor forma e utilizando material de qualidade.”, disse o prefeito.

“Agora as gestantes de Uruçuca não vão mais precisar se deslocar para Itabuna ou Ilhéus para ter um atendimento digno e de qualidade. Com o novo PROMATER, Casa de Parto, os filhos de Uruçuca serão, de fato, Uruçuquenses.

Moacyr fez questão de convidar Evandro Magalhães, o popular Antônio Manoel, para junto com o secretário de saúde, Marcos Pereira, cortarem a fita de inauguração. A população , que estava ansiosa para conhecer o equipamento, foi de recepcionada pelo Coral da Secretaria Municipal de Educação- SEMED.

Fonte : https://ipolitica.blog.br

A proposta foi apresentada aos secretários municipais, nesta quinta-feira, 13, na sede da Amurc

Armindo Gonzalez 2.jpg

Visando atender a Política Estadual de Resíduos Sólidos, o Superintendente de Planejamento e Gestão Territorial, Armindo Gonzalez Miranda apresentou uma proposta de Cooperação Técnica ao Consórcio de Desenvolvimento Sustentável - Litoral Sul para o gerenciamento adequado do descarte de lixo no Sul da Bahia. A proposta foi discutida nesta quinta-feira, 13, na sede da Amurc, com a participação de secretários municipais e o representante da Governadoria do Estado, Thiago Xavier.


A iniciativa visa a instalação de unidades de triagens e transbordo nos municípios consorciados para envios dos resíduos finais até uma usina ou outro modelo que se apresente pelos estudos técnicos que serão realizados. Para isso, os municípios precisam estar engajados na construção do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos e a Proposta de Manifestação de Interesse (PMI), que deverá ser lançado pelo Governo do Estado, visando a solução técnica definitiva.


Os instrumentos legais são necessários para o desenvolvimento do projeto, e que segundo Armindo, devem estar alinhados aos órgãos de controle público do Estado e do Município. Além disso, “é importante a mobilização dos municípios, através do consórcio, em parceria com a Amurc, no sentido de intermediar a proposta junto a Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Sedur/Bahia para construir os Termos de Cooperação Técnica”, destacou.


Para o secretário executivo da Amurc e do CDS-LS, Luciano Veiga, a proposta vislumbra uma oportunidade para atender a uma demanda cada vez mais urgente dos municípios em acabar com os lixões nos seus municípios. “A alternativa mais viável é através do Consórcio Público, tendo em vista que a maioria dos municípios possui população menor que 50 mil habitantes e, em conjunto poderão ganhar escala e alcançar a solução definitiva do destino final dos resíduos”.

Reuniao 3.jpg

Reuniao 2.jpg

reunião 01.jpg

Evento acontece durante toda a terça-feira (11), no auditório da Unime

Teve início na manhã desta terça-feira (11), em Itabuna, no sul da Bahia, mais uma edição do UPB Capacita. O evento, que acontece durante todo o dia no auditório da Unime, discute desafios da gestão pública e orienta gestores e servidores municipais sobre captação de recursos, prestação de contas e ações jurídicas. A capacitação oferecida pelo corpo técnico da UPB atende a uma demanda extraordinária apontada pelos prefeitos da região.

prefeitos.jpg

Representando o presidente da UPB, Eures Ribeiro, o vice-presidente da Amurc e prefeito de Firmino Alves, Aurelino Moreno Cunha Neto, falou da importância da realização de eventos como o UPB Capacita para que as equipes dos municípios adquiram experiência para a gestão do recurso público e a prestação de contas das prefeituras. “Agradecemos a equipe da UPB por estarem aqui hoje, em um momento em que os municípios estão passando por tantas dificuldades. Eu mesmo estou com um problema sério com índice de pessoal e tenho certeza que é uma dificuldade vivenciada por quase todos nossos colegas. Vamos nos unir para não sermos penalizados”, argumento.

 saregento.jpeg

Anfitrião, o prefeito Fernando Gomes Oliveira, falou na abertura do evento sobre as dificuldades em que passam os municípios e da situação em que os prefeitos se encontram. “Nós prefeitos estamos de mãos atadas e precisamos pagar contas, pagar aos funcionários. Esse evento de hoje teremos a oportunidade de ampliar o conhecimento dos nossos técnicos. Agradeço a UPB por esse trabalho, que, tenho a certeza, irá revolucionar a administração dos nossos municípios”, destacou o prefeito.

O evento em Itabuna também contou com a presença do prefeito de Santa Luzia e Presidente do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica, Antônio Guilherme dos Santos, o superintendente regional da Caixa, Marcus Vinicius, a gerente de Negócios do IEL, Regional Sul, Fernanda Moreira e o conselheiro e vice-presidente do IMAP, Jaildo Aboboreira.

Programação

O UPB Capacita acontece durante toda a terça-feira (11), abordando diversos temas relacionados à gestão municipal, a exemplo do planejamento, prestação de contas, captação e bloqueio de recursos da União, soluções administrativas e jurídicas, financiamento educacional, planos de carreira e a reforma tributária dos municípios.

A capacitação tem o apoio institucional da Caixa, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP), todos estão presentes no evento oferecendo serviços e orientação aos municípios.

Secretários e técnicos vinculados as secretarias de Assistência Social dos municípios associados a Amurc, estiveram reunidos nesta segunda-feira, 10, para fazer uma avaliação sobre as ações do Fórum de Gestores Municipais de Assistência Social e as perspectivas da política do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

Reunião do FRAS 10.12.18.jpeg


A secretária da SAS de Itabuna e presidente do Fórum de Gestores Municipais de Assistência Social, Sandra Neilma destacou que ao longo do ano, foram realizadas três capacitações a nível de Território Litoral Sul, com a participação da Superintendência de SAS do Estado. Além disso, através do Fórum, o município de Itabuna foi escolhido para sediar um Pólo do Capacita SUAS, que está previsto para ser instalado em 2019.

“Esse encontro foi um momento de reflexão onde expomos nossas dificuldades. Foram colocadas algumas experiências exitosas, mostrando como avançamos ao longo dos anos, pois a política do SUAS ainda atravessa uma série de dificuldades em diversos aspectos, de recurso financeiros, de reconhecimento, enquanto política pública de garantia de direito”, declarou a gestora.

Ainda no encontro, a presidente do Fórum falou sobre algumas ações internas que estão sendo realizadas no município de Itabuna, a exemplo da capacitação de equipes, com o departamento de educação permanente. Aliado a isso, falou-se sobre a importância do planejamento para a execução das políticas de assistência social, e a Casa de Acolhimento, que será implantado em Itabuna para atender a região Sul da Bahia.

Secretários e dirigentes das SAS e da Amurc.jpeg


O Fórum é uma ação do Programa de Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras do Território Litoral Sul, promovido pela Amurc em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da Uesc.

Chegaram a Ubaitaba, na tarde desta segunda-feira, os atletas que conquistaram nove medalhas de Ouro e 10 medalhas de Prata no Campeonato Sul-Americano de Canoagem Velocidade disputado em Ensenada, província de Buenos Aires, entre os dias 7 e 10 deste mês. A delegação foi recebida pelo secretário de Saúde, José Carlos Lona Almeida, que representou a prefeita Suka Carneiro.

Os atletas Beatriz Santos Ataíde, Tatilane Almeida Silva, Jonata Coutinho dos Santos, Felipe Vinicius Santana, Sávio Jerlan Santana e Helton Santos da Silva têm como treinador Luciana Costa. O grupo desfilou em carro aberto pelas principais ruas e avenidas da cidade sendo saudada pela população.

Na classificação geral, o Brasil ficou em terceiro lugar. Argentina foi primeiro e o Chile segundo colocado. Os atletas baianos e de Ubaitaba foram decisivos para esse resultado.

Atletas-de-Ubaitaba-com-a-treinadora-Luciana-Costa-Foto.jpg

Medalhistas-de-Ubaitaba-desfilaram-em-carro-aberto-Foto-Luiz-Conceição-2.jpg

__________________

Prefeitura de Ubaitaba

Assessoria de Comunicação

 

Itabuna recebe o UPB Capacita dia 11

Com o objetivo de promover capacitação, de forma regionalizada, aos gestores e servidores municipais, a UPB segue dando continuidade a série de capacitações que vêm percorrendo a Bahia. Na próxima terça-feira, dia 11 de dezembro, será realizada a nona edição do UPB Capacita. O evento, que oferece orientações para o aprimoramento da gestão municipal, é gratuito, e acontece das 8h às 17h, em Itabuna, no auditório da Unime (Av. José Soares Pinheiro, Lomanto - Campus II). O evento será realizado em parceria com a prefeitura municipal e AMURC, atendendo uma região que contemplará 60 municípios participantes.

itabuna1.jpg

Diversos temas relacionados a gestão municipal serão abordados durante todo o dia. A abertura oficial contará com a presença do presidente da UPB, vice-presidente da CNM e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, do prefeito anfitrião, Fernando Gomes Oliveira, além de presidentes de consórcios e parceiros do evento.

A UPB e os municípios; Contratações sem licitações e a LINDB; Planejamento do Solo Urbano: Inovações; Prestação de Contas Municipais na visão do TCE e TCM; e Apontamentos práticos sobre Licitação e Pregão serão os assuntos trabalhados no evento.

Idealizador dos encontros o presidente da UPB, Eures Ribeiro, destaca que “queremos contribuir para a excelência da gestão municipal. Sabemos que os benefícios adquiridos por meio das capacitações promovidas pela UPB são revertidos para a população, por meio de gestões eficientes e de qualidade. Próximo ano seguiremos com o UPB Capacita por toda a Bahia”, afirmou.

O evento que tem vagas limitadas, será gratuito para os municípios associados a UPB e para os municípios não associados o investimento será no valor de R$ 150,00 por participante, através de depósito identificado/transferência para Banco do Brasil. Inscrições através do site da UPB, até dia 10 de dezembro de 2018.

Serviço

UPB Capacita Itabuna

Data: 11/12 (Terça-feira)

Local: Auditório da UNIME (Av. José Soares Pinheiro, 1191, Lomanto - Campus II )

Inscrições

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n