Georreferenciamento de propriedades rurais é iniciado no município de Itacaré

IMG-20171017-WA0068_1.jpg

Foram iniciados no município de Itacaré, Território de Identidade Litoral Sul, os trabalhos de georreferenciamento das propriedades rurais que não possuem o título de terra. A ação, executada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), no âmbito do Projeto Bahia Mais Forte, Terra Legal, é realizada em parceria com o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul, com o objetivo de ampliar a Regularização Fundiária no território.

Continue Lendo

Temporada de cruzeiros turísticos começa dia 10 de dezembro em Ilhéus

CRUZEIOR_CLODOALDO_RIBEIURI.JPG

A temporada de cruzeiros marítimos aquece a atividade turística na Bahia, entre a primavera e o verão, quando milhares de visitantes desembarcam dos transatlânticos nos portos de Ilhéus e Salvador, únicas cidades do estado incluídas na rota desses navios. Este ano, a chegada dos cruzeiros em Ilhéus começa no dia 10 de dezembro e vai até 7 de março de 2018, trazendo à cidade cerca de 72 mil turistas.

Continue Lendo

Aniversário de Ibicaraí será comemorado com 3 dias de festa

No próximo domingo, 22, Ibicaraí completa 65 anos de emancipação política. Em comemoração ao aniversário, a prefeitura de Ibicaraí preparou 3 dias de festas - o Ibicaraí Folia, que contará com mais de 15 atrações e terá início nesta sexta-feira, 20, às 20h.


Bandas como Trio da Huanna, Babado Novo e Neto Lx farão a alegria dos que irão comparecer no circuito da festa. Além de diversas outras atrações como Norberto Curvêllo, Selva Branca, Dan Valente, Santiago Camargo e atrações da própria terra. A festa acontecerá na Praça da Feira, na Avenida São Vicente de Paula.

Ibicaraí_folia.jpg
Na sexta-feira, 20, as bandas Cor de Canela, Norberto Curvêllo, Santiago Camargo, Dan Valente, Piroquinha e Filhinhos do Papai animarão a noite de festa. Já no sábado, 21, véspera do aniversário, será a vez de Osmar Barboza, Xilevada, Trio da Huanna, Neto LX, Selva Branda e Paulo Neto. No domingo, 22, aniversário da cidade e último dia de festa, será comemorado com as bandas A Cor do Samba, Igor Lima, Otávio Mateus, Babado Novo, Banda Bixo de Seda, Pegada de Luxo, Fabiola Lins, Piroquinha e Kinho Lemos. No domingo, a festa começa às 15h.

Assessoria de Comunicação – Ibicaraí

Amurc apoia campanha da CNM, de Apoio Financeiro aos Municípios

WhatsApp_Image_2017-10-17_at_18.25.09.jpeg

Em apoio a campanha da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), de mobilização dos gestores municipais para a busca de novo Apoio Financeiro dos Municípios (AFM), no valor de R$ 4 bilhões, junto aos seus parlamentares, o presidente da Associação de Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano -  Amurc, prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio convoca todos os prefeitos da região para estarem juntos na defesa de mais recursos para os municípios, que ainda sofre com a má distribuição dos recursos públicos.

Continue Lendo

População de Pau Brasil recebe projeto itinerante de cultura nesta quinta (19)

FAEG_Sul_Itinerante_em_Almadina_-_Foto_Alex_Santos___5.JPG

Projeto itinerante de cultura financiado pelo Governo da Bahia chega a Pau Brasil nesta quinta-feira (19) e contempla a população com oficinas, intervenções artísticas e diálogo com a comunidade. Realizadas pelo Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul (FAEG-Sul), as atividades acontecem no Centro Educacional Maria Santana, das 9 às 16 horas e começam com apresentações de artistas e grupos da cidade.

Continue Lendo

Banco do Nordeste apresentou critérios para adesão ao Prodeter

Na reunião do Fórum Regional de Gestores Municipais de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico – Freade, nesta terça-feira, 17, secretários foram orientados sobre os critérios para adesão ao Programa de Desenvolvimento Territorial – Prodeter do Banco do Nordeste, que visa desenvolver uma unidade sustentável nos municípios, de fomento econômico, social e ambiental.


O BNB vai investir na agricultura dos municípios da região, a partir de um projeto construído com a participação da Amurc, Uesc, Freade e Território Litoral Sul. De acordo com a Agente de Desenvolvimento do Banco, Vandelucia Cordeiro, o projeto será fundamentado na modelagem e no formato de Sistema Agroflorestal - SAF, Pagamento por Serviços Ambientais - PSA, os bolsões verdades, com as hortaliças e animais de pequeno porte.


O projeto leva em consideração a sustentabilidade nos municípios, atendendo aos aspectos sociais, ambientais e econômicos. Os municípios terão o acompanhamento de todas as políticas públicas dentro dessas unidades, a exemplo de Cefir, Cadastro de Regularização Fundiária, Daps, Assistência Técnica e o apoio das prefeituras municipais. Para aderir ao projeto será feita uma seleção de municípios, seguida das associações e dos agricultores familiares.

Reunião-do-Freade-Vandelucia-em-pe-2.jpg


Para a secretária de Agricultura de Ibicaraí, Telma Elízia de Matos, iniciativas como essa fortalece as secretarias municipais que lutam pelo reconhecimento da agricultura como um segmento importante para o desenvolvimento dos municípios. “Ações compartilhadas fortalece todos nós, e é de tamanha importância para a nossa região”.


O Freade reuni gestores que representam as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente dos municípios do Território Litoral Sul e tem o objetivo de buscar a resolução das principais demandas do setor na região.