FIRMINO ALVES: ASSINADO CONTRATO COM GOVERNO DO ESTADO PARA REFORMA DA PONTE DA AMIZADE

O contrato entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação (CAR), através da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR) para recuperação da Ponte da Amizade, em Firmino Alves, foi assinado.

RP_CAR_Firmino_Alves-768x512.jpg


Com o apoio do deputado Rosemberg Pinto (PT), o prefeito Lero Cunha (PSB), conseguiu a liberação de R$ 215 mil para a recuperação do equipamento.


“A obra vai melhorar e muito o movimento do nosso povo da sede até a BR-415, no Corredor da Carne do Sol. Graças a Deus, com o governador Rui, o deputado Rosemberg conseguiu essa verba junto a CAR. Nosso deputado tem se empenhado muito e tudo que a gente pede, em benefício da nossa comunidade, Rosemberg consegue”, comemorou Lero Cunha.


A assinatura do contrato foi celebrada na tarde desta terça-feira (12) entre o gestor municipal e Jerônimo Rodrigues, secretário da SDR; Jeandro Ribeiro, chefe de gabinete da SDR; Wilson Dias, diretor-presidente da CAR e o deputado Rosemberg.

Sesab retorna Mutirão de Cirurgias, oito municípios serão atendidos em Ilhéus

O programa Saúde Sem Fronteiras acontece nesta terça-feira (12) e vai até o dia 14, com o projeto Mutirão de Cirurgias, resultado de uma parceria entre a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Prefeitura de Ilhéus. A ação acontece na Praça Soares Lopes, ao lado da Igreja Catedral, em Ilhéus, no centro e atenderá a pacientes com o cadastro nominal completo no Sistema de Gestão de Cirurgias Eletivas. Além de Ilhéus, serão contemplados os municípios de Arataca, Canavieiras, Itacaré, Mascote, Santa Luzia, Una e Uruçuca.

Hospital_Costa_do_Cacau_-_Secom_Clodoaldo_Ribeiro_1.jpg


Segundo a secretária municipal de Saúde, Elizângela Oliveira, a iniciativa visa acelerar o atendimento de procedimentos cirúrgicos nessas especialidades, respondendo gradativamente a uma histórica demanda reprimida no município. “Um processo de grande significância para o processo de restruturação da saúde de Ilhéus. Só que quem tem a ganhar são os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, vai reduzir a fila de esperas de cirurgias com um atendimento mais digno e humano à população ilheense”, acrescenta.


Passo a passo – Depois de ter o nome incluído na Lista Única, o paciente é encaminhado para a unidade móvel do mutirão. As duas unidades móveis estão aptas a atender cerca de 160 pessoas por dia. Na unidade, o paciente deve comparecer com os resultados dos exames laboratoriais. Serão realizados os exames de eletrocardiograma, Raios-X de tórax (para maiores de 45 anos) e Ultrassonografia. Para que haja dinâmica no atendimento, a Sesab orienta aos pacientes a levarem os resultados de exames laboratoriais, com validade de seis meses, de Hemograma completo, TAP, TTPA, ureia, creatinina e glicemia.


Cirurgias no novo hospital – As cirurgias serão realizadas no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), a partir do próximo dia 17. Ainda segundo a Sesab, no dia em que receber alta, o paciente receberá um kit contendo os medicamentos necessários para o período pós-operatório. Cerca de 30 dias após a operação, o paciente deve comparecer ao hospital para receber a alta final. O Mutirão da Cirurgia atende prioritariamente procedimentos cirúrgicos como colecistectomia (vesícula), hérnias em geral, histerectomia (útero), miomectomia (mioma), além de prostatectomia e mastectomia, câncer de próstata e mama, respectivamente.


O Hospital Costa do Cacau será inaugurado na próxima sexta-feira (15), com mais de 230 leitos, realizará cirurgias eletivas de alta complexidade, incluindo as cirurgias cardíaca, neurológica e ortopédica. Quem tiver dúvidas sobre o Mutirão de Cirurgias pode entrar em contato com a Sesab através do 0800 071 400 ou pelo www.mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br

Secretaria de Comunicação Social – Secom

Secretários discutem instalação de Consórcio e Policlínica de Saúde no Sul da Bahia

Reunião_com_secretários_de_saúde_dos_municípios_do_Território_Litoral_Sul.JPG

Secretários de Saúde que integram o Fórum de Secretários Municipais de Saúde – Fosems, vinculado a Amurc, participaram nesta sexta-feira, 8, na sede da entidade, de uma reunião para a criação do Consórcio de Saúde e a instalação de uma policlínica regional. A iniciativa visa atender o fluxo de demandas dos municípios do Território Litoral Sul, com os serviços de cirurgias eletivas e exames de Média e Alta Complexidade.

Continue Lendo

Municípios aprovam formação da Câmara Técnica de Educação

Secretários_de_Educação_prefeita_Elizangela_Andrade_a_equipe_da_Amurc_e_do_Consórcio.jpg

A oportunidade de solucionar os entraves da educação de forma coletiva no Território Litoral Sul é o foco da Câmara Temática de Educação (CTE), criada nesta quinta-feira, 7, na sede da Amurc, com a aprovação de prefeitos e secretários de Educação, vinculados ao Consórcio de Desenvolvimento Sustentável - Litoral Sul.

Continue Lendo

CDS Litoral Sul e Seinfra firmam contrato para serviços de infraestrutura nas rodovias Sulbaianas

estrada.jpeg

Em uma ação articulada entre o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul e a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas do Estado da Bahia, municípios da região vão ser contemplados com a recuperação e manutenção de 455,9 quilômetros de estradas. O contrato foi assinado nesta quinta-feira, 7, em Salvador, pelo presidente do CDS - LS e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio.

Continue Lendo

Primeiras cirurgias do Hospital Costa do Cacau serão dois dias após inauguração

As primeiras cirurgias que serão realizada no Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus, a partir do próximo dia 17, serão histerectomia, que consiste na remoção de parte ou da totalidade do útero; hérnia umbilical, feito através de uma pequena incisão, cujo tecido é retornado para a cavidade abdominal e a abertura é costurada; e vesícula biliar, que remove “pedras” (cálculos) responsáveis por inflamações agudas, fortes dores e até infecções abdominais. As intervenções que fazem parte da última etapa em 2017 do Mutirão de Cirurgias, serão antecedidas de consultas pré-operatórias que acontecerão na Praça Soares Lopes, ao lado da Igreja Catedral, em Ilhéus, de 12 a 14 próximos.


Para ser atendido, procure a Secretaria da Saúde da sua cidade para cadastro na Lista Única do Governo do Estado. A idade para atendimento no Mutirão é de 14 a 65 anos e pessoas que possuem mais de um fator de risco ou patologias como: diabetes, hipertensão ou obesidade são encaminhadas para realizar a cirurgia em outras unidades especializadas. Saiba mais em mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br


Os pacientes que farão cirurgias de vesícula precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão o procedimento de histerectomia, será preciso levar o exame preventivo atual, e se ainda menstruam, devem levar também o exame Beta HCG. Além disso, todos devem levar exames laboratoriais e outros que possuam.
Onde procurar - Os interessados devem procurar o posto de saúde mais próximo ou a central de regulação, apresentando original e cópia da carteira de identidade (RG), cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência e a requisição médica. É imprescindível ainda providenciar e levar exames atualizados de sangue e, no caso das mulheres, o preventivo, e, caso ainda menstruem, o Beta HCG. Os demais exames, como elecardiograma (ECG), Raio-X (RX) e ultrassonografia (USG), podem ser realizados gratuitamente na própria unidade móvel (caminhão) do mutirão de cirurgias.


A ação, empreendida pela Prefeitura de Ilhéus, conta com a parceria do Governo da Bahia, por meio do programa Saúde sem fronteiras. A secretária municipal, Elizângela Oliveira, avalia que a iniciativa visa acelerar o atendimento de procedimentos cirúrgicos nessas especialidades, respondendo gradativamente a uma histórica demanda do município. “Como diz a nossa campanha: é mais saúde e menos fila”, acrescentou.

Equipamentos._foto_Clodoaldo_Ribeiro_3.jpg

Visita_Ao_Hospital_Costa_do_Cacau._foto_Clodoaldo_Ribeiro_25.jpg

Equipamentos_Hospital_Costa_do_Cacau._foto_Clodoaldo_Ribeiro_5.jpg


O Hospital Costa do Cacau será inaugurado no próximo dia 15. Com mais de 230 leitos, a unidade atenderá as demandas da região cacaueira em urgência e emergência. Além disso serão realizadas cirurgias eletivas de alta complexidade, incluindo as cirurgias cardíaca, neurológica e ortopédica.


Secretaria de Comunicação Social - Secom