Notícias

Secretários debatem a política de Assistência Social durante e pós-pandemia

A Assistência Social tem sido uma das áreas mais afetadas com a chegada do Novo Coronavírus nos municípios ligados a Amurc. Nesse sentido, os secretários do Fórum Regional de Assistência Social (FRAS) estiveram reunidos por videoconferência nesta quinta-feira, 30, para debater ações de planejamento visando atender as altas demandas do setor, além dos repasses de recursos e as suas aplicações.

WhatsApp Image 2020-07-30 at 10.09.48.jpeg

Dentre as dificuldades citadas pelos secretários, a falta de recursos para a Assistência Social tem dificultado a realização de algumas atividades no setor durante a pandemia. Somado a isso, o presidente do FRAS e secretário de Canavieiras, Abel Lisboa, ressaltou a importância dos demais pares cobrarem dos órgãos responsáveis, a liberação de recursos suficientes visando dar continuidade às ações durante e pós-pandemia.

A diretora da SAS de Itabuna Sara França falou que os secretários da Assistência Social precisam se articular junto ao FRAS para buscar junto ao governo do Estado um posicionamento sobre os repasses para as secretarias. “O fórum tem um papel muito importante na construção das articulações. A ideia é propor estratégias e dialogar em torno da garantia de direitos constitucionais e a validação do Suas”, destacou a representante do município.

A reunião contou com a presença do secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga e representantes do Programa Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras do Litoral Sul, o Pró-reitor de Extensão da Uesc, Neurivaldo, o professor Raimundo Bonfim, o coordenador de Integração Comunitária (Coinc) da Uesc, professor Emerson Lucena.

Ainda estiveram presentes secretários de Assistência Social dos seguintes municípios: Itapetinga, Ubaitaba, Santa Luzia, Una, Arataca, Itajuípe, Itarantim, Coaraci, Pau Brasil, Itapé, Floresta Azul, Almadina

Encaminhamentos

Dentre os encaminhamentos foi solicitado da Amurc uma articulação para sensibilizar os gestores municipais com relação a destinação de recursos para a Assistência Social e a oferta de um minicurso para que os secretários possam tirar dúvidas com relação a aplicação legal dos recursos nas ações locais.

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n