Notícias

Governador abre Encontro destacando parceria com prefeitos

Diversas autoridades participaram da cerimônia oficial de abertura do 5º Encontro de Prefeitos – Escola de Gestão, nesta terça-feira (06/12). O evento que acontece em Guarajuba prossegue até quinta, dia 08. Com discurso acalorado e muito aplaudido, a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria, anfitriã do evento, deu boas vindas aos prefeitos eleitos e reeleitos e disse que a realização do encontro é para nortear principalmente os novos gestores a como iniciar sua trajetória a partir de 01 de janeiro de 2017.
Maria Quitéria afirmou ainda, “queremos revigorar e fortalecer o papel do município no debate político do Estado e do País e entrar na discussão sobre o futuro da gestão pública e o processo de reformas: política, tributária e administrativa do Brasil. Estas são questões que precisam ser debatidas para juntos buscarmos soluções e efetivarmos ações em benefício dos municípios brasileiros”.


Presente no evento, o governador Rui Costa falou da importância do tema para os municípios e suas ações. “Estou implementando e consolidando a visão moderna do associativismo, dos consórcios e das ações conjuntas articuladas com os municípios. Vamos equipar todos os consórcios para fazer a parceria de infraestrutura. Este ano equipamos 10 consórcios. Aprovamos na Assembleia Legislativa a criação de consórcios de saúde que vai elevar as despesas e investimento do governo do estado na saúde. Vamos construir 28 policlínicas e incorporar nos consórcios alguns hospitais e a UPA em caráter regional. Os consórcios ganham forças no meu governo”, revelou.


Sobre a crise econômica, Rui Costa afirmou: “É preciso uma saída para o Brasil. O cenário que se encontra não é de melhoria, portanto toda cautela é necessária para o início de governo. Dos 27 estados, apenas quatro pagam mensalmente em dia seus funcionários. Rio, Minas, RGS e RGN já decretaram estados de falência”. E sinalizou aos prefeitos a convicção que é trabalhar em parceria. “Quando a gente faz trabalhos em parceria com os municípios é mais rápido e barato. Parcerias com os consórcios de saúde, rede de abastecimento de água, transformação dos hospitais regionais, policlínicas, reduzindo o custo de cada prefeito. Precisamos ser criativos para poder fazer, de forma barata com mais eficiência”, e citou o município de Lafaiete Coutinho que se dedicou ao consorcio.



O subchefe Adjunto da Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria do Governo da Presidência da República, Clésio Sostenes Santos Ledo se colocou à disposição dos prefeitos para conseguir êxito em seus pleitos. Já o superintendente do Sebrae, Adhvan Furtado, lembrou o exemplo de Medellín que antes era um local arrasado e hoje é a cidade com baixo índice de violência e fez melhorias sociais muito grandes baseadas na política de envolvimento da sociedade. Para ele, o caminho do emprego está na rede de micro e pequenas empresas e precisa de ajuda dos municípios. “Estou à disposição dos prefeitos para trabalharmos juntos no ambiente de negócio empreendedor com agência de capacitação e desenvolvimento como agente de transformação”, disse.


O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo argumentou que a crise econômica é fruto da crise política. “O grande gestor administra com a cabeça e não com o coração. O sucesso do gestor é fazer o planejamento estratégico”, aconselhou.


Um grande número de prefeitos eleitos e reeleitos, além dos atuais administradores lotou a abertura do encontro para participar dos debates e ouvir conselhos sobre como administrar com eficiência.


Estiveram presentes na abertura do 5º Encontro de Prefeitos, além do governador Rui Costa e demais autoridades citadas no texto, o Presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia – TCE/BA, Conselheiro Inaldo da Paixão, representante do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia – TCM-BA, Luiz Guilherme, representante da Caixa Econômica Federal, Marcos Vinícius, os deputados federais, Luiz Caetano, Alice Portugal e Daniel Almeida, além de deputados estaduais e municipalistas.


O 5º Encontro de Prefeitos vai até esta quinta-feira, dia 8, em Camaçari, com uma programação intensa de assuntos técnicos direcionados exclusivamente à gestão pública municipal. São parceiros da UPB nesta iniciativa o Governo do Estado, Sebrae, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Desenbahia, EGBA, Embasa, Funasa, Agersa, Nutricash, Arte e Cultura, E&L Sistema de Softwes, IPM Brasil/Alconta e Fundação Abrinq. Contribuir para a discussão do mandato 2017/2020 e fortalecer o diálogo entre as três esferas do poder (municipal, estadual e federal) estão entre os objetivos do evento.

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n