Notícias

Lenildo entrega obras nos últimos dias de governo e 1,2 milhão em equipamentos para o hospital

Texto: Arnold Coelho - Fotos: André Luiz Evangelista e Marcelo Reis
A manhã de hoje, quinta-feira, 29 de dezembro de 2016, foi daquelas para entrar para a história do município de Ibicaraí. O prefeito Lenildo Santana contrariou a lógica (de muitos) e entregou para a população um conjunto de obras faltando 72 horas para o fim do seu governo, cumprindo o que prometera há oito anos, quando disse que se dedicaria integralmente para Ibicaraí até o seu último dia de governo.


Estiveram presentes nas inaugurações, além do prefeito Lenildo Santana e sua esposa e primeira dama Ângela Santana, parte do seu secretariado, funcionários, vereadores eleitos e em exercício, empresários e comerciantes locais e o Major PM Weslei Bonfim Siqueira. Se fizeram presentes também o secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) Álvaro Gomes e equipe, e o Deputado Estadual Rosemberg Pinto.


As inaugurações e entrega de obras tiveram início pelo Ginásio de Esportes Nicécio Bráulio. A reforma e reabertura do ginásio foi, com certeza, a mais complicada obra do atual governo. "Foram mais de seis anos e inúmeras visitas a Salvador até conseguir o recurso dessa reforma. Era um compromisso que tinha com o jovem de minha cidade que pratica esportes e sonhava com a reabertura desse ginásio", disse o prefeito.


Em seguida o prefeito e comitiva se deslocaram para o bairro Corina Batista para inaugurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Manoel de Carvalho Batista. Essa é a sexta UBS inaugurada, além de três unidades reformadas e uma reformada e ampliada. Vale lembrar que a atual gestão deixará uma UBS pronta (dependendo de equipamentos) e que será inaugurada em breve pelo próximo prefeito.


Em seguida foi a vez do bairro Bela Vista receber a comitiva. O BDC, como é popularmente conhecido, ganhou um conjunto de 50 casas populares. O prefeito Lenildo Santana entregou nessa primeira etapa 32 moradias, sendo que 20 já estão prontas para morar. Segundo Romilso Ferreira, diretor da Nossa Consultoria, em 60 dias a empresa responsável pela obra entregará as casas restantes.

1483042272DSC_0723.jpg

1483042273DSC_0783.jpg

1483042273DSC_0913.jpg

1483042274DSC_0687.jpg

1483042275DSC_0697.jpg

DSC_0003.jpg

DSC_0028.jpg

DSC_0042.jpg

DSC_0056.jpg

DSC_0104.jpg

equipamentos-hospital_b.jpg

equipamentos-hospital_c.jpg

equipamentos-hospital.jpg

ginásio_-_c.jpg

ginásio_2.jpg

ginásio-b.jpg

hospital_-_equipamentos_lavanderia.jpg

inauguração_ubs.jpg

placaubs.jpg

ubs.jpg

Na oportunidade o secretário de Estado Álvaro Gomes lembrou que os governos Lula e Dilma fizeram e entregaram para a população carente mais de cinco milhões de moradias em todo o Brasil.
Na parte final da manhã Lenildo visitou o Hospital Municipal Arlete Maron de Magalhães e vistoriou os equipamentos, máquinas, móveis e utensílios que foram comprados para reequipar o hospital e o centro cirúrgico. No total as duas emendas (uma do ex-Deputado federal Geraldo Simões no valor de 800 mil e mais 400 mil do Deputado Federal Jutahy Magalhães) serviram pra comprar um Gerador Stemac Hospitalar no valor de 99 mil reais; uma lavanderia industrial completa (Calandra, Centrífuga, Lavadora e Secadora) com valor aproximado de 200 mil reais; um moderno equipamento para exames de Ultrassom NEMIO XG; dois desfibriladores; um microscópio; dois monitores Multiparâmetros; quatro berços pediátricos; quatro carros curativos; duas centrífugas; dois esfigmomanômetro; dois laringoscópios; quatro refletores clínicos; quatro balanças digitais; cinco bombas de infusão; quatro reanimadores pulmonar manual; três ares-condicionados; dois carros térmicos; duas mesas cirúrgicas; duas mesas para exames ginecológicos, além de equipamentos instrumental para o centro cirúrgico, mesas e cadeiras. Foram comprados também dez computadores; cinco cronômetros; três frízeres; seis geladeiras; quatro impressoras e um ventilador pulmonar. Segundo a diretora Débora Habib ainda irá chegar quinze camas hospitalares; mais um amnioscópio e mais um ventilador pulmonar.


"Paralelo a entrega dessas obras concluímos essa semana em três regiões rurais de Ibicaraí o programa Luz Para Todos, no valor de mais de 450 mil reais. O município tem em andamento a construção de 28 moradias do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), onde 5 casas já estão em fase de acabamento na Fazenda Salvadora, na região do Andrezão. No distrito do Cajueiro nós estamos deixando uma quadra coberta em andamento, no valor de 500 mil reais. Estamos deixando ainda para a nova administração um convênio para pavimentação de todas as ruas do bairro Novo Horizonte; pavimentação das travessas A,B,C e D, no bairro Agripino Monteiro (Bairro Novo); a pavimentação das ruas Edith Pimentel; Rua da Ponta da Pedra e a travessa Adrião Macêdo (trecho que liga a praça do João Batista até o Complexo Policial) e a rua Tiradentes (trecho do CCI até a quadra do João Batista) e suas transversais que ligam à rua Professora Waldyr Pinto Montenegro Matos (antiga Brigadeiro Eduardo Gomes). Essa semana chegaram mais duas emendas parlamentares de 500 mil reais cada. A primeira é do ex-Deputado Federal Geraldo Simões, que destinou mais esse recurso para o hospital, e a segunda emenda é do Deputado Federal Cacá Leão, no valor de 500 reais e que será aplicado nas quatro novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com a compra de dois veículos, móveis e equipamentos para essas unidades. Deixo a prefeitura de Ibicaraí com um saldo extremamente positivo", disse o prefeito Lenildo Santana.

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n