Notícias

Instituto Nossa Ilhéus apresenta ideia de aplicativo cívico na 3ª edição do Grow2Impact, em São Paulo

ashoka.jpg

Já São Paulo para mais uma etapa do programa Grow2Impact - uma metodologia desenvolvida pela Ashoka para capacitação de organizações sociais na construção de seus modelos de negócio social -, representantes do Instituto Nossa Ilhéus (INI) e de mais seis organizações irão apresentar como estão transformando suas ideias em produtos e serviços sustentáveis financeiramente e de grande impacto social. Será possível acompanhar as apresentações da noite desta quarta-feira (15), às 19h30, na transmissão ao vivo no Facebook, na página: facebook.com/ashokabrasil

A diretora presidente do INI, Maria do Socorro Mendonça, tem passado por um longo treinamento desde que se tornou uma das 379 empreendedoras sociais brasileiras da Ashoka, em 2015, sendo esta viagem uma das etapas deste processo. Para ela, tudo que aprendeu até aqui foi o despertar para entender que a transformação que sonha acontecerá a partir do saber ouvir a sociedade e, assim, encontrar o caminho que alinhará o sonho com a verdadeira necessidade da população, sempre usando a empatia. “A transformação virá a partir da minha transformação no pensar e acreditar. Mudando, estarei mais preparada para ser agente de transformação”, explica ela, que, junto com o consultor, Gabriel Siqueira, vai apresentar a ideia de um aplicativo cívico que buscará impactar na melhoria dos serviços públicos em Ilhéus, por meio da participação popular.

Como parte do desenvolvimento da ideia do aplicativo foi realizado, em novembro passadoum Hackaprothon, uma metodologia criada pelo Eokoe/AppCívico que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares. A maratona para elaboração do protótipo do aplicativo do INI teve participação de Ariel Kogan (Open Knowledge Brasil/App Civico), Thiago Rondon (Eokoe/AppCívico), Fernanda Joris (Eokoe), Gianfrancesco Vizzotto (Eokoe/AppCívico), Fernando Tsukumo (Sua Vez), além dos representantes do Instituto, Socorro e Gabriel.

O Grow2Impact, da Ashoka

A Ashoka é uma organização mundial, sem fins lucrativos, pioneira no campo da inovação social, trabalho e apoio aos Empreendedores Sociais – pessoas com ideias criativas e inovadoras capazes de provocar transformações com amplo impacto social. Seu programa Grow2Impact é uma iniciativa precursora no mundo. Consiste em uma metodologia que une expertises dos setores social e privado, visando impulsionar soluções de impacto social, entendendo que a colaboração entre eles é a chave para uma mudança da sociedade. Abriga diferentes estratégias que abordam do desenvolvimento individual ao organizacional, utilizando conteúdos como design thinking, formação continuada em estratégia, cultura organizacional e desenvolvimento de liderança para o alcance de resultados concretos. O objetivo é alavancar impacto de forma sustentável financeira e organizacional.

Em sua terceira edição, o programa reuniu, ao longo de um ano, empreendedores sociais, empresas, investidores e mentores para criarem em colaboração estratégia, produtos e serviços para alavancar o impacto social de diferentes iniciativas. De soluções para a questão da água no sertão da Paraíba, à promoção do microcrédito para jovens mulheres empreendedoras, o Grow2Impact traz resultados concretos de modelagem de negócios 2.5.

A Ashoka, presente no Brasil há mais de 30 anos, e em outros 90 países, é a pioneira global no campo do empreendedorismo social e trabalha em rede com mais de três mil empreendedores sociais no mundo. O Grow2Impact já contou com a participação de 22 organizações sociais de 11 estados brasileiros, capacitou diretamente 75 líderes e gestores e indiretamente 140 membros dessas organizações. Acesse http://brasil.ashoka.org/grow2impact e saiba mais.

Instituto Nossa Ilhéus – Fundado em 09 de março de 2012, é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Busca a aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações. Está aberto a todos que desejam engajar-se em suas atividades. Localiza-se na Rua Eustáquio Bastos, nº 126, 8º andar do Edifício Kauffman, no Centro, em Ilhéus. Acesse a fanpage facebook.com/InstitutoNossaIlheus

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n