Notícias

Iniciada a primeira turma do Curso de Capacitação de Gestores Públicos, na UESC

18519035_1325371550873551_578797837_o.jpg

O servidor público como protagonista de uma gestão municipal prodigiosa. Com um discurso inspirador, o prof. Dr. Lívio Giosa deu o pontapé inicial para a primeira turma do Curso de Capacitação de Gestores Públicos da região, que vai qualificar 35 vice-prefeitos, secretários e servidores de carreira de 14 municípios sulbaianos. A Aula Magna foi proferida no Auditório de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz, na sexta-feira (12), com o tema “Inovação na Gestão Pública“. Assista a palestra aqui: https://goo.gl/H4EViN

Compartilhando um pouco da sua larga experiência em administração pública e privada, Giosa  destacou o poder de transformação de quem assume uma gestão municipal. “Há 25 anos, sete meses e dois dias, presenciamos a interiorização do desenvolvimento no Brasil. São 5570 municípios que buscam pelo protagonismo. Para atingi-lo, as prefeituras precisam se preparar e aproveitar seu potencial transformador, para que se desenvolvam e permitam uma maior qualidade de vida da sua população, e isso passa pela adoção de práticas inteligentes de gestão. Além disso, e não menos importante, é preciso capacitar os servidores que ficam, o que é um dos melhores legados que um gestor pode deixar”, explicou. Alguns exemplos dessas boas práticas foram citados pelo professor, que também apresentou resultados de sua gestão enquanto secretário de Desenvolvimento Econômico de Atibaia, e outros que constam em seu vasto currículo e que lhe renderam uma homenagem com o Prêmio ONU/PNUMA de Sustentabilidade/2012 (Rio+20) como um dos dez maiores líderes em Sustentabilidade.

A presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça, comemorou a realização do curso, resultado da assinatura do termo de cooperação técnica do INI com a Universidade Estadual de Santa Cruz. “A professora Sônia Fonseca tem sido aquilo que se espera de um professor na academia, quando se junta a nós da sociedade civil organizada para fortalecer o poder público constituído, por meio desta capacitação. Queremos ser exemplo para o mundo e, certamente, por esse caminho vamos conseguir”, destacou.

O curso vai estimular a formação de consciência crítica e ética, a eficiência e a eficácia da gestão pública, para que os participantes estejam mais aptos a intervirem na realidade social, política e econômica da região. Para dar as boas vindas aos alunos, também estiveram presentes na mesa de abertura o vice-reitor, Evandro Sena Freire; o pró-reitor de extensão, Alessandro Santana; a professora do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DCAC/UESC), Sônia Fonseca; e o secretário executivo da Associação de Município da Região Cacaueira (Amurc), Luciano Veiga.

A pluralidade marca esta primeira turma, composta por servidores e agentes políticos de Ilhéus, Itabuna, Barra do Rocha, Una, Uruçuca, Ubatã, Itapé, Ibiá, Buerarema, Ubaitaba, Firmino Alves, Itacaré, Gandu, Itajuípe – confira os selecionados aqui: https://goo.gl/TD2tIq. As aulas fortalecerão o compromisso dos municípios que já aderiram ao Programa Cidades Sustentáveis se comprometendo com o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, com melhor distribuição de renda, permanente geração de empregos e respeito ao meio ambiente, por meio de uma gestão democrática e por metas. Já os gestores que ainda não aderiram, podem fazê-lo a qualquer momento, sendo o curso uma oportunidade de aprimorar o conhecimento sobre uma eficiente gestão.

A capacitação vai abordar práticas de organização e administração do trabalho, adotadas na área pública. Para isso, serão contempladas seis disciplinas, totalizando 180h/aula: Ética na Gestão Pública; Planejamento e Gestão Urbana; Gestão Orçamentária e Financeira do Setor Público; Gestão dos Recursos Humanos; Gestão Ambiental para a Sustentabilidade; Gestão e Tecnologia com foco na transparência. As aulas acontecerão às sextas-feiras e aos sábados, em caráter presencial e parte à distância.

Instituto Nossa Ilhéus – O INI foi fundado em 09 de março de 2012, e é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Busca a aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações. Faz parte da Rede Brasileira por Cidades Justas Democráticas e Sustentáveis. Está aberto a todos que desejam engajar-se em suas atividades. Localiza-se na Rua Eustáquio Bastos, nº 126, 8º andar do Edifício Kauffman, no Centro, em Ilhéus. Acesse a fanpage facebook.com/InstitutoNossaIlheus.

 

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n