Notícias

Entidades debateram saneamento básico em Seminário da Abenc

 

Seminario.JPG

Com o objetivo de debater com a sociedade itabunense sobre as ações que estão sendo desenvolvidas para regularizar o sistema de saneamento básico em Itabuna, a Associação Brasileira de Engenheiros Civis – Abenc realizou nesta terça-feira, 13, em Itabuna, um encontro com representantes do Poder Público Municipal, Legislativo, de entidades de classe e a sociedade civil organizada.

O professor da Uesc, Mauricio Moreau apresentou o projeto de revitalização do Rio Água Branca, principal afluente do Rio Cachoeira no perímetro urbano de Itabuna. A ideia inicial é revitalizar a área urbana, a partir dos trechos do rio, com limpeza e conscientização. Já a área rural, será feito a partir do Programa de Pagamento por Serviço Ambiental, com o apoio da Amurc.

Outro afluente do Rio Cachoeira, o Rio Jacarezinho está no projeto de “Requalificação Ambiental: integrando comunidades”, com a meta de recuperar áreas degradadas que ficam às margens do rio, e consequentemente melhorar a qualidade de vida comunidade que vive no seu entorno (Ferradas, Nova Ferradas, Fernando Gomes e Nova Esperança). O projeto é coordenado pela professora da UFSB, Valerie Nicollier, com o engajamento dos alunos, o apoio da Prefeitura Municipal de Itabuna, e da Unime.

No debate foi proposta a integração dos projetos de revitalização dos afluentes e a união das instituições locais para a construção do Plano de Saneamento que atenda a realidade local. Diante da urgência para a elaboração e conclusão dos planos, o presidente da Amurc e prefeito de Itacaré, Antônio de Anísio, tem buscado o apoio do Governo do Estado da Bahia, visando estender o serviço a todos os municípios.

De acordo com o engenheiro Francisco França, o encontro conseguiu reunir diversas cabeças pensantes num propósito de buscar uma solução para o problema de saneamento básico na cidade. Estiveram presentes representantes das secretarias de Desenvolvimento Urbano, Sustentabilidade e Meio Ambiente, a Emasa, as Universidades Estadual de Santa Cruz e Federal do Sul da Bahia, a Amurc, o Movimento Empresarial Sul da Bahia em Ação - Mesb, Comitê de Bacias Hidrográfica do Leste e a Caixa Econômica Federal.

O Coordenador Executivo da Amurc, Luciano Veiga, que preside o Comitê de Bacias, destacou a importância de união entre os atores sociais para a construção de um Plano de Saneamento que atenda a realidade local. Paralelo a isso, ele destacou que está em andamento com a Secretaria de Tecnologia, a criação do 1º Observatório de Recursos Hídricos de uma Bacia Hidrográfica e um Núcleo de Projetos para atender as prefeituras da região.

 

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n