Notícias

Prefeito de Ibicaraí abre trabalhos da Câmara e faz balanço do seu primeiro ano de governo

Na noite da última segunda-feira, 19, o prefeito de Ibicaraí, Lula Brandão, realizou a abertura dos trabalhos do Legislativo de 2018. Durante a sessão, o prefeito realizou um balanço do seu primeiro ano de governo e destacou as principais ações realizadas em 2017, além de anunciar os projetos e propostas da gestão para 2018.
A sessão foi prestigiada pela comunidade local, pelos secretários de Infraestrutura, Thallis Leal, e de Saúde, Givalnilson dos Santos (Van), pela primeira dama e secretária de Assistência Social, Alesandra Brandão, pelo diretor do SAAE, Ronaldo Estrela, o controlador Sóstenes Santos, o procurador Adriano Carvalho, subprocurador Lameque Pascoal, e o Major PM Wesley Bomfim Siqueira.


O prefeito iniciou o seu discurso destacando o bom relacionamento e a convivência harmônica, em 2017, entre a Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal, princípio fundamental para o avanço da Democracia. “Para garantia dos interesses populares, acima de quaisquer outros, é essa relação harmônica e respeitosa que vivenciamos ao longo de todo o ano de 2017 que queremos ver prosperar cada vez mais em 2018, o verdadeiro e comprometido diálogo entre os membros desta Casa Legislativa e da Prefeitura, que só reflete a vontade e desejos da nossa população”.


Na sequência, o prefeito expôs ações que foram destaques na sua gestão, a exemplo da implantação da secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, secretaria esta que deu início à elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico; implantou o programa de regularização fundiária que poderá conferir títulos de terra a 363 proprietários rurais; mutirão para a emissão de DAP, para dar acesso aos pequenos produtores rurais aos recursos do PRONAF; realização de Audiências Publica para a implantação do Plano Estratégico de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira, entre outras atividades não menos importantes.

destaquemateria2.jpg

Prefeito de Ibicaraí abre trabalhos da Câmara e faz balanço do seu primeiro ano de governo.jpg

Prefeito de Ibicaraí abre trabalhos da Câmara e faz balanço do seu primeiro ano de governo 4.jpg

Prefeito de Ibicaraí abre trabalhos da Câmara e faz balanço do seu primeiro ano de governo 3.jpg


No âmbito social, uma das prioridades da gestão, Brandão falou da importância que foi dada ao Povo mais carente. “Realizamos diversas ações, como o acompanhamento pelo PAIF das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; realização de 02 (duas) edições do Projeto “Vejo Flores em Você”, com a entrega book’s e de enxovais para gestantes; capacitação interna da equipe da Secretaria de Assistência Social; acompanhamento, encontros e palestras com o grupo de idosos através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; entrega de novos cartões do Programa Bolsa Família; realização do Programa Criança Feliz nos distritos e bairro; realização de oficinas de geração de renda (pintura, bordado, corte e costura) para os usuários do CRAS”, informou o prefeito.


Na área administrativa, onde abrange o maior número de serviços e setores do Poder Público e tem grandes desafios, segundo mensagem apresentada pelo prefeito, houve a conquista da ampliação de 188% das Receitas Tributárias do Município, a identificação dos possíveis desvios de função e lotação; realização de auditorias nos processos de fatura de energia elétrica, água e empréstimos consignados; retomada de convênios; pagamento do décimo terceiro salário de 2016 deixado pela gestão anterior, regularização das pendências junto ao Estado, Justiça do trabalho, Receita Federal, Previdência Social, CAUC e CADIN com a emissão da respectiva CND; e renegociação de financiamento junto ao Tesouro Nacional, para facilitar o ajuste das contas do Município.


Na saúde, o gestor relatou, durante o seu discurso, ações como reinauguração da academia de saúde, inauguração do Posto de Saúde do Ferreirinha, aquisição de ambulância no Distrito do Cajueiro, entrega de 02 (dois) veículos do tipo Palio para as Unidades; aquisição de móveis e equipamentos para as Unidades de Saúde; realização de reformas e reparos nas UBS’s; aquisição de ambulância para o Hospital Arlete Maron Magalhães; e presença de 100% de médicos no Hospital e Postos de Saúde.


Segundo discursou o chefe do executivo, é inegável o empenho e dedicação deste governo em relação à área da Infraestrutura, onde realizaram a pavimentação em paralelepípedo do prolongamento da Rua Ambrosina Moraes de Assis e da Rua São Jorge; a revitalização/requalificação da Praça Henrique Pimentel Sampaio e da Praça São Jorge; construção do estacionamento ao lado do Prédio da Prefeitura Municipal de Ibicaraí; reparos na Ponte Assis Araújo, no Bairro Bela Vista; construção de rotatória e estacionamento em área próxima à USF Dr. Ferreirinha, no bairro Duque de Caxias; revitalização do Portal da entrada da cidade; construção do Monumento Ibicaraí e restauração e organização do Cemitério Municipal João Batista de Assis e dos cemitérios dos distritos.


Já no setor da educação, o gestor fez questão de destacar conquistas como o processo de enquadramento dos profissionais da educação segundo a tabela de nível e referência, pagamento de Abono no mês de Outubro, equivalente ao Valor Mensal Salarial do Professor; implantação do Programa Saúde na Escola – PSE, em todas as Unidades Escolares, em parceria com a Secretaria de Saúde; adesão ao PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, em parceria com a Policia Militar, através da 63ª CIPM, que contemplou mais de 300 alunos do pré ao 5º ano distribuídas nas Unidades Escolares.


O prefeito finalizou o balanço de 2017 expondo o trabalho incansável realizado pela equipe do SAAE, a fim de sanar os desafios do abastecimento de água e saneamento básico da cidade. “Com esse fim, o SAAE realizou a limpeza dos Ribeirões do Luxo e da Salomeia; a abertura de canal na Barragem do Luxo, aumentando a capacidade de armazenamento de água; ampliação das Barragens do Córrego Grande e do Ribeirão da Jussara; substituição de 120m² de tubos na adutora do Córrego Grande; ampliação de 60m de tubos de PVC na Rede de Distribuição de água da comunidade do Andrezão; e aquisição de uma caixa d’água de 5.000l para atender aos moradores das Casas Populares do Bairro Bela Vista”.


Para esse ano de 2018, Lula Brandão declarou que continuará trabalhando com todo cuidado e responsabilidade, como foi no ano anterior, executando o orçamento com parcimônia, transparência e honestidade. “Não haverá gasto supérfluo e as prioridades continuarão a concentrar-se na saúde, educação e nos programas sociais que busquem sempre a valorização do ser humano e sua vida”, finalizou o prefeito.

Assessoria de Comunicação – Ibicaraí

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n