Notícias

Governador anuncia obras e investimentos para Itabuna e região

Rui_Costa_-_Foto_Mateus_PereiraGOVBA.jpeg

Um plano de obras e investimentos para colocar a região Sul da Bahia num outro patamar de desenvolvimento econômico e social, foi anunciado pelo  governador Rui Costa ao ser homenageado, com a Comenda da Ordem do Mérito São Jorge dos Ilhéus, a mais alta condecoração oferecida pelo município às pessoas que contribuem com o desenvolvimento ilheense, em solenidade no Teatro Municipal. Além de propor um novo caminho para a região, ele anunciou para Itabuna,  onde chega nesta sexta-feira (30) para inaugurar a Ronda Maria da Penha, na sede do 15º BPM,  a liberação de recursos para a construção do Teatro Municipal; a conclusão da barragem do rio Colônia  e ainda a duplicação da rodovia BR-415, trecho Ilhéus/Itabuna, que forma um contínuo urbano integrando as duas maiores cidades da região, a qual pretende batizar como avenida Jorge  Amado.

Além do governador, também foram agraciados na solenidade presidida pelo prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre Sousa, a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia Pinheiro; e o pastor e líder evangélico da Igreja Batista Missionária, Gilmar José Bonfim. O prefeito Fernando Gomes, foi citado no evento ao lado de outros gestores de municípios da região e do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, dos deputados federais Paulo Magalhães, Bebeto Galvão e Davidson Magalhães; dos deputados estaduais Ângela Souza, Ângelo Coronel, Eduardo Sales e do Sargento Isidoro, além dos secretários  de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner e de Relações Institucionais (Serin)Josias Gomes.

Governador_anuncia_obras__e_investimentos_para_Itabuna_e_região.jpg

Rui_Costa_-_Foto_Mateus_PereiraGOVBA_2.jpeg

O plano de desenvolvimento regional e de investimentos em obras estruturantes de infraestrutura incluem, o Hospital do Cacau, além da construção de uma ponte estaiada e de investimentos no saneamento básico do bairro do Pontal, em Ilhéus. O governador também pretende dar continuidade a projetos como o Porto Sul, Ferrovia da Integração Oeste Leste e de mineração em Caetité, através de uma parceria com empresários chineses, um processo a ser destravado até o final deste ano.

Para o sucesso do projeto o governo do estado sinaliza parcerias com prefeituras, a iniciativa privada e ainda com a Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Federal do Sul da Bahia, IFBa e outras instituições. No caso da barragem do rio Colônia, uma obra de mais de R$ 100 milhões, Rui Costa destacou que “não dá para pensar o desenvolvimento de Itabuna sem a regularização do abastecimento de água”.

Nesta sexta-feira (30), o governador visita Itabuna, a maior cidade do sul da Bahia e, além de verificar ”in loco” as obras da barragem, que tem 95% do projeto executivo concluído, onde será iniciado o desmatamento das áreas alagáveis e a implantação da infraestrutura de estradas e energia. Ele também terá uma audiência com o prefeito Fernando Gomes, quando deve anunciar a liberação de recursos para a conclusão do Teatro Municipal, que terá um custo de R$ 22 milhões. 

 

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n