Secretários de educação se reúnem em Itabuna no próximo dia 25

Secretários de educação se reúnem em Itabuna no próximo dia 25

4º Encontro do FORSEC tem como objetivo abordar aspectos da gestão Financeira e formas de planejamento dos municípios para a Prova Brasil.

No próximo dia 25, Itabuna recebe o 4º Encontro do FORSEC (Fórum de Secretários de Educação da AMURC), que reúne secretários de educação e técnicos de municípios da região. O objetivo do evento é discutir sobre instrumentos para gestão financeira e trocar experiências sobre o planejamento para a Prova Brasil. Profissionais da consultoria Oficina Municipal também participarão da reunião.

“É comum que municípios de uma mesma região enfrentem desafios parecidos na gestão da educação”, explica o coordenador da RAE, André Lopes. “Em 2017, todos os governos municipais deverão construir e aprovar seus Planos Plurianuais (PPA), é importante que as secretarias de educação contribuam para este instrumento de planejamento da gestão”, completa.

Ainda segundo Lopes, a Prova Brasil, aplicada em alunos do 5º e do 9º ano entre 23 de outubro e 3 de novembro, é um dos termômetros da qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro. “Os resultados da prova Brasil compõem o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que apoia o MEC e as secretarias a definirem ações para aprimorar e diminuir desigualdades do sistema”, conta.

Os munícipios baianos convidados para a reunião são: Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barra do Rocha, Barro Preto, Buerarema, Camacã, Camamu, Canavieiras, Coaraci, Dario Meira, Firmino Alves, Floresta Azul, Gandu, Gongogi, Ibicarai, Ibicuí, Ibiranpitanga, Igrapiúna, Iguaí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajú  do Colônia, Itajuipe, Itapé, Itapetinga, Itapitanga, Itarantim, Ituberá, Jussari, Maraú, Mascote, Nova Canaã, Pau Brasil, Santa  Cruz da Vitória, Santa Luzia, São  José da Vitória, Ubaitaba, Ubatã, Uma, Uruçuça e Wesceslau Guimaraes.

O evento é uma iniciativa da Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (AMURC), em parceria com o projeto RAE Bahia (Rede de Apoio à Educação, iniciativa dos Institutos Natura e Arapyaú) e com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). “A partir do trabalho em conjunto, queremos possibilitar uma gestão que possibilite uma melhoria da qualidade do ensino”, declarou o coordenador executivo da Amurc, Luciano Veiga.

Nos encontros anteriores, as equipes das secretarias se conheceram e foram apresentadas ao trabalho do FORSEC e da AMURC. Também foi realizada a eleição da diretoria do FORSEC e análise dos IDEBs, fluxo de estudantes e Prova Brasil, indicadores importantes na área da educação. Além disso, foram discutidas maneiras de fazer um diagnóstico da gestão educacional dos municípios. Outros quatro encontros ainda estão previstos para 2017. 

O Instituto Natura (iN) – www.institutonatura.org.br - é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que busca contribuir com a transformação da educação pública no Brasil e nos países da América Latina onde a Natura atua. Criado em 2010 com a visão de criar condições para cidadãos formarem uma comunidade de aprendizagem, o iN desenvolve e apoia iniciativas para professores, escolas, gestores públicos e consultoras Natura. Também dissemina e fomenta a discussão sobre os temas: escola em tempo integral, regime de colaboração e princípios de comunidade de aprendizagem.