Agricultura familiar de Itacaré recebe nova caçamba e retroescavadeira

Agricultura familiar de Itacaré recebe  nova caçamba e retroescavadeira

A agricultura familiar de Itacaré vem recebendo cada vez mais investimentos da Prefeitura, através de parcerias firmadas com o Governo do Estado da Bahia. E neste domingo, dia 03. o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, o deputado estadual Rosemberg Pinto e o secretário Estadual de Relações Institucionais, Josias Gomes, entregaram à comunidade mais uma retroescavadeira e uma caçamba que servirão para ajudar na melhoria das estradas, implantação de tanques para piscicultura e para os diversos projetos desenvolvidos na agricultura familiar.

O evento foi realizado na quadra do distrito de Água Fria e contou com a presença do vice-prefeito Genilson Souza, do presidente da Câmara de Vereadores, Lenoildo Ribeiro, da prefeita de Aurelino Leal, Liu Andrade, secretários municipais, vereadores, autoridades dos diversos segmentos ligados à agricultura, turismo e comércio, representantes das associações de pequenos produtores rurais, órgãos estaduais, do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul, imprensa, empresários, agricultores e membros das mais diversas comunidades do município de Itacaré. Para os pequenos produtores, a entrega desses equipamentos representa mais um grande passo para o desenvolvimento dos projetos e fortalecimento da agricultura familiar.

Agri_3.jpg

Agri_4.jpg

Agri_5.jpg

Agri_11.jpg

Responsável pela emenda que garantiu esses equipamentos para Itacaré, o deputado estadual Rosemberg Pinto falou da importância da agricultura familiar na economia estadual e nacional e do compromisso do prefeito Antônio de Anízio de fortalecer esse segmento, garantindo uma melhor qualidade de vida para o campo. O secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, também teve uma participação importante na liberação da caçamba basculante e da retroescavadeira e ressaltou o quanto esses equipamentos vão auxiliar nos projetos de desenvolvimento agrícola que já estão em andamento no município de Itacaré. A proposta é que os novos equipamentos comecem a operar imediatamente, aumentando a produção agrícola do município, gerando assim uma melhor qualidade de vida para o pequeno produtor e mais emprego e renda para os agricultores familiares.

O prefeito Antônio de Anízio explicou que investir na agricultura familiar é fortalecer a economia do município, gerando mais empregos, renda e uma melhor qualidade de vida para o povo da zona rural. Desde que iniciou sua gestão, Antônio de Anízio vem buscando uma série de investimentos, cursos, capacitação e equipamentos para aumentar ainda mais a produção agrícola no município. De acordo com ele, a agricultura familiar é segmento importante para a economia de Itacaré, mas para que a produção aumente ainda mais é preciso investir em capacitação e em equipamentos, daí a importância das parcerias que vem sendo feitas para buscar esses investimentos na agricultura familiar.


Em fevereiro desse ano a Prefeitura de Itacaré e o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Relações Institucionais, entregaram dois tratores completos, com vários equipamentos, que estão sendo utilizados por associações de pequenos agricultores para aumentar ainda mais a produção e garantir mais renda para as famílias do campo. Esses tratores estão atuando de forma organizada e em sistema de cooperação entre as associações para que todos sejam beneficiados. Além disso, a Prefeitura de Itacaré tem investido na melhoria das estradas para garantir o escoamento da produção agrícola e assegurar o direito de ir e vir da comunidade da zona rural.