Notícias

Municípios aprovam formação da Câmara Técnica de Educação

Secretários_de_Educação_prefeita_Elizangela_Andrade_a_equipe_da_Amurc_e_do_Consórcio.jpg

A oportunidade de solucionar os entraves da educação de forma coletiva no Território Litoral Sul é o foco da Câmara Temática de Educação (CTE), criada nesta quinta-feira, 7, na sede da Amurc, com a aprovação de prefeitos e secretários de Educação, vinculados ao Consórcio de Desenvolvimento Sustentável - Litoral Sul.

A iniciativa é inovadora no Sul da Bahia e vem sendo discutida em encontros realizados pelo Fórum de Secretários Municipais de Educação (Forsec), ligados a Amurc, em parceria com o Instituto Natura e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). A proposta, segundo o secretário executivo do Consórcio, Luciano Veiga, “é tornar mais eficaz a aplicação das políticas públicas de educação nos municípios, qualificando assim a educação pública”.

A prefeita de Aurelino Leal, Elizangela Andrade parabenizou a iniciativa do Consórcio Litoral Sul e destacou que a proposta da CTE atende às diversas demandas da educação nos municípios. “Para mim é muito bom, porque a gente vê que a intenção é economizar. Unindo as prefeituras e fazendo as licitações em conjunto, a gente vai ter um abatimento no custo muito grande. E vai ter uma transparência na licitação muito maior”.

Na avaliação da secretária de Educação de Itapitanga, Cláudia Correa, a Câmara vai ser o amadurecimento para que o consórcio caminhe com as próprias pernas. “A Câmara Temática vai dar a sustentação para que a gente possa estruturar, enquanto consórcio, para que possamos reivindicar situações que os municípios estão vivendo no momento, para melhorar, principalmente a gestão educacional”.

Para a secretária de Uruçuca, Célia Rocha Calmon, o sentimento é de acolhida, diante das dificuldades vivenciadas pelos municípios. “Nesse momento a gente se sente acolhida, protegida, e vendo que as dificuldades que são comuns aos municípios, com a Câmara Técnica, a gente pode compartilhar não só os problemas como também as soluções”.

 

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n