Notícias

Desafios e vantagens da RM Sul da Bahia

A Região Sul da Bahia, no eixo Ilhéus-Itabuna, vive momentos de desafios e decisão, com os seus 417 e 105 anos respectivamente, de emancipação política, as duas cidades polos, vem se desenvolvendo e se completando. As duas torcidas, as dos papas jacas e a dos papas caranguejos, estarão dispostos a torcer por uma seleção regional, capaz de lhes dá vantagens competitivas, levando a primeira divisão no PIB baiano, posição outrora pertencente a essa região.

A Região Metropolitana Sul da Bahia em debate, busca está pronta para encarar os seus desafios. O complexo intermodal, que ora vira realidade, pelos seus instrumentos logísticos, somados a duplicação das BR 101 e 415 (trecho, Itabuna-Ilhéus), com a revitalização dos aeroportos regionais de Comandatuba-Una, Itabuna, Canavieiras, Itacaré e o tão sonhado aeroporto internacional, que amplia um escopo aéreo, dando-lhe escala necessária, otimizando, dinamizando economias nas suas mais variadas vertentes em especial o turismo.

Como, não pensar em uma Região Metropolitana, com crescente investimentos em equipamentos de caráter regional, acima mencionados, somados a UFSB, Hospital Regional do Cacau, além de investimentos provocadas pela iniciativa privada, nos segmentos da Saúde, Educação e Logística, este último pela vinda de indústria atenta a localização desta provável RM.

É fato que uma Região Metropolitana não é uma passagem rápida para o sucesso, em alguns casos, se deu exatamente o contrário, surgiu problemas, deixando os municípios que as compõem, muito mais distantes uns dos outros, isso, porque, as lideranças políticas e administrativas dos conjuntos dos municípios partícipes da RM, não compartilham a gestão.

lucianoveiga.jpg 

As vantagens da RM Sul da Bahia, se dá pelos elementos de integração entre os municípios metropolitano, tais como: planejamento urbano integrado, mobilidade urbana de convergência intermunicipal, gestão integrada de resíduos sólidos, saneamento básico, captação e distribuição de água, fornecimento de energia dentre outros. As tarifas de transportes e telefonia intermunicipal, passam a ter novo regulamento, consequentemente diminuição de valores e tarifas, políticas de financiamento por parte do Governo Federal e Estadual as RMs, com destaque para habitação, infraestrutura e segurança.

Com tantos elementos de convergência, só precisamos convergir os homens, para que a estrada duplicada vire de fato uma mão dupla em prol do desenvolvimento sustentável e que a nossa Região consiga a metropolização, esteada nos investimentos presentes e futuros, mas especialmente solidificada pela sua cultura.

 

Luciano Veiga é Secretário Executivo AMURC/CDS-LS e Administrador Especialista Planejamento de Cidade

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n