Notícias

Milhares de fiéis lotam ruas de Itajuípe

Milhares de fiéis participaram da XI Romaria Diocesana da Terra e das Águas, no último domingo 03 de maio, em Itajuípe. Mais de 40 caravanas, vindas de 28 municípios baianos, compareceram ao evento. O tema; "E, Deus viu que tudo era muito bom!" E, você? Refletiu sobre a necessidade de conscientização do papel de cada no cuidado com o meio ambiente.

GOPR1827

A Romaria teve início às 08h da manhã com a concentração e recepção aos romeiros na entrada da cidade, ás 09h iniciou-se a Caminhada com uma Oração conduzida pelo Pe. Jarmil e bênção do Bispo Diocesano D. Mauro Montagnoli, a caminhada seguiu ao centro da cidade. Durante todo o percurso houve distribuição de água aos peregrinos, que mesmo debaixo de chuva não desanimaram ao som dos louvores do ministério de música de Uruçuca. "É chuva de bênçãos! Deus houve nossa oração e está mandando água para nós!" Disse uma romeira.

GOPR1869

O Pe. Valmir Neves, pertencente à arquidiocese de Vitória da Conquista, esteve pela primeira vez na cidade para realização de show, que animou a multidão no Clube Kamuá. O Pe. Valmir Neves é cantor e compositor, com trinta anos de sacerdócio, ele usa a música como mais um instrumento de evangelização. "Meu Trabalho é evangelizar, eu aproveito o dom que Deus me concedeu e evangelizo cantando o amor e a paz. Além de Pe. Valmir Neves, o Ballet Tchu e Cia, com coreografias de Raul Estrela apresentaram danças para homenagear o momento.

IMG 9004

"A cidade é linda, muitos jovens, muitas famílias, a romaria está maravilhosa!" Descreveram Noélia Rodrigues e Ildemar Santos da caravana de Igrapiúna. Cidade que fica há 2 horas e 30 meia de distância de Itajuípe, trouxe para a peregrinação 180 pessoas.

O momento muito aguardado foi a celebração da missa presidida pelo Bispo, D. Mauro com a participação de vários padres que acompanharam suas paróquias. Durante a pregação o bispo destacou o papel cristão de cada um na preservação do meio ambiente. "A natureza é feita por Deus para nós! É nosso dever cuidar dela, ela é prova do amor de Deus para com a humanidade. (...) precisamos mudar o pensamento de que não temos culpa. Todos somos responsáveis. Na cerimônia foram distribuídas pelo bispo, mudas de Pau Brasil para as paróquias, como um gesto concreto e cerca de 3 mil vasos com água benta foram entregues aos participantes.

Segundo Pe. Edson o envolvimento da comunidade deixou a festa ainda mais bonita. "Todos os grupos de serviços e grande número de paroquianos estão envolvidos nas atividades do evento. Desde a acolhida, alimentação, distribuição de água, show, limpeza, e encerramento. Em tudo, a comunidade esteve mobilizada." Ele explicou ainda, que a Romaria fazia parte do calendário do ano jubilar, em comemoração aos 90 anos de fundação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Itajuípe, festividade que segue até o dia 12 de Junho de 2015, Festa do Sagrado Coração de Jesus e encerramento do ano Jubilar com o Show dos Cantores de Deus - Banda Vocal de São Paulo. Ainda agradeceu a cidade e todas as pessoas pelo apoio, parceria e presença no Evento realizado com sucesso.

Por: Aline Nascimento – Pascom (Paróquia sagrado Coração de Jesus-Itajuípe –bahia)

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n