Notícias

Semana do Empreendedor valoriza produtores de Uruçuca e região

A Semana do Empreendedor teve início nesta sexta-feira, 19, em Uruçuca e encerra no domingo, 21, no distrito de Serra Grande, com oficinas, palestras, mostra de produtos, apresentações culturais, feira de agricultura orgânica e de serviços. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal e integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018 (SNCT), que na região é coordenado pelo Instituto Federal Baiano - Campus Uruçuca, com o envolvimento da população do Território Litoral Sul (26 municípios).

Luciano-Veiga,-Claudiana-Figueirdo,-Ivan-de-Oliveira-e-Águido-Muniz222222.jpg

Entre os empreendedores, a dona Maria de Lourdes dos Santos aproveitou a oportunidade para expor os temperos completos produzidos com ervas finas e as cocadas nos mais diversos sabores, ambos os produtos preparados há dois anos de modo artesanal. Segundo ela, a produção aumentou para atender o comércio em Itabuna e cidades circunvizinhas, garantindo a manutenção da fonte de renda da sua família.

O representante da empresa Bahia Cacau, de Ibicaraí, Antônio Flávio Bernardo levou para a feira, as gotinhas de chocolate orgânico, trufas de chocolate e as barras de chocolate ao leite e o puro cacau com o teor de 35 a 70%. De acordo com ele, “a exposição e a comercialização dos produtos garantem uma visibilidade maior da empresa, além da possibilidade de conhecer novas formas fomentar o negócio”.

Além da exposição de produtos alimentícios, a feira na praça Regis Pachêco contempla mostra de produtos e serviços da agroindústria, do setor de artesanato, do comércio local e de prestadores de serviços do município e de outras localidades. A proposta, segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Uruçuca, Águido Muniz, “é envolver os empreendedores locais e da região dos diversos segmentos de negócio e promover a troca de experiências entre eles”.

Paralelo a Feira do Empreendedor, estão acontecendo outras atividades promovidas pelo Instituto Federal Baiano - Ifbaiano nos 26 municípios do Território Litoral Sul, com o envolvimento de estudantes em oficinas, mini cursos, palestras sobre ciência e tecnologia. O coordenador da STCT 2018 / Litoral Sul Baiano, Ivan de Oliveira Pereira explica que a programação está referenciado ao tema da Semana Nacional, que é “Ciência para reduzir as desigualdades” e na região, estão sendo trabalhadas ações com o foco no cacau.

Para o secretário executivo da Associação de Municípios da Região Cacaueira – Amurc, Luciano Veiga, a feira impulsiona o mercado e a economia local, cria uma rede de relacionamento e permite a troca de experiências. “A iniciativa permite a apresentação dos empreendedores, dos seus produtos, criando um sentimento positivo de representatividade, e aos alunos uma oportunidade ímpar de ver acontecer na prática o conjunto de tecnologia e inovações”, destacou o representante da entidade.

O evento também conta com a parceria do Sebrae, na realização de capacitações e palestras voltados ao pequenos empreendedores. De acordo com a gestora regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo “a Prefeitura Municipal de Uruçuca está de parabéns por estar incentivando os empreendedores a exporem seus produtos e ampliar as possibilidades de negócios”.

Programação

Neste sábado, 20, estão previstas palestras para a área agrícola, com nutrição de cacau, gestão agrícola, formação de mudas em viveiro, e sobre o turismo rural. Segundo Águido, o evento é voltado para a família, as crianças, os jovens, o estudante e o empreendedor.

“Estão sendo feitas uma série de apresentações da área cultura, como capoeira, dança, samba de roda, literatura de cordel, dança de salão, enfim, é um ambiente múltiplo e diverso que a gente pretende juntar todos”, declarou o secretário lembrando que o evento será encerrado no domingo, 21, no distrito de Serra Grande com a exibição de 3 filmes a partir das 17 horas.

IMG_2054.jpg

IMG_2051.jpg

IMG_2038.jpg

IMG_2008.jpg

Maria de Lourdes dos Santos.jpg

IMG_2059.jpg

 

 

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n