Notícias

Encontro definiu ações para a educação no Litoral Sul da Bahia

As políticas públicas para a educação regional esteve em debate durante todo o ano de 2018 entre os secretários municipais que integram a Câmara Técnica de Educação (CTE) do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul. Nesta quarta-feira, 19, os profissionais estiveram reunidos com a equipe da Rede de Apoio a Educação (RAE) do Instituto Natura para avaliarem as ações desenvolvidas e traçar um planejamento de atividades para 2019.

A CTE é um braço institucional do CDS-LS e tem reunido secretários municipais visando solucionar os entraves da educação de forma coletiva na região. A iniciativa é inovadora no Sul da Bahia e vem sendo discutida em encontros realizados pelo Fórum de Secretários Municipais de Educação (Forsec), ligados a Amurc, em parceria com os Institutos Natura, Arapyaú e a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Dos assuntos debatidos, estiveram em pauta o Plano da Rede de Consórcios Públicos Intermunicipais de Educação Itaú Social – Rede FIS; Políticas para informatização das escolas municipais; Políticas práticas para a melhoria do ensino-aprendizagem na próxima mediação do Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB); Organização e realização de Jornadas Pedagógicas 2019.

 

O encontro foi também para a renovação da parceria com os Institutos Natura e Arapyaú no projeto da CTE, que também contará, a partir de 2019, com o apoio técnico da Fundação Itaú Social, especialista em auxiliar diversas regiões do Brasil a acolher as Câmaras Técnicas. Para o presidente da Amurc, Antônio de Anízio, “parcerias como essas só vêm somar com a qualificação dos profissionais da educação e, consequentemente, a melhoria da educação regional”.

A coordenadora da RAE Bahia, Thamara Strelec, destacou que o IN estará junto com Arapyaú e Fundação Itaú Social com o objetivo de fortalecer a CTE no Litoral Sul, pois segundo ela, trata-se de uma instância formal, com capacidade de promover ações e discussões voltadas para a melhoria da educação no Território Litoral Sul. “A ideia é que não tenham ilhas de excelência na região, mas que se tenha uma região desenvolvida na sua integralidade [na área da educação]”, destacou a representante do IN.

Comissão

No final do encontro, foi eleita a Comissão Executiva da CTE para o mandato de 2019/2021. A secretária de Educação de Itapitanga, Cláudia Correa, foi reeleita/reconduzida coordenadora, que estará atuando juntamente com a vice-coordenadora, Luzinete Miranda, secretária de Itapé e o secretário, Arley Soares, responsável pela secretaria de Educação de Barro Preto. Já a Comissão de Ética será composta pelas secretárias: Maria de Lourdes, de Itajuípe, Isabela Oliveira, de Almadina e Thalita Pires, de Floresta Azul.

Secretário Executivo da Amurc, Luciano Veiga, secretários de Educação e a representante do IN.jpeg
Secretário Executivo da Amurc, Luciano Veiga e secretários de Educação.

Thamara Strelec FOTO ALLINE MEIRA.jpeg
Thamara Strelec

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n