Notícias

Prefeitos Sulbaianos participam da cerimônia de reeleição do presidente da UPB

Prefeitos vinculados a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano - Amurc participaram nesta terça-feira, 8, da cerimônia de reeleição por aclamação do presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro. Em seu discurso de posse, o gestor defendeu o fortalecimento do Municipalismo e convocou os prefeitos para lutar em defesa do Pacto Federativo.


Prefeitos de várias regiões da Bahia presenciaram a recondução de Eures ao cargo para o biênio 2019-2020, pregando unidade para fortalecer o movimento municipalista no estado. Ao ser empossado, o presidente afirmou que “a UPB não sou eu nem uma diretoria. É cada um dos prefeitos”. Ele destacou a unidade do municipalismo baiano afirmando que “apesar de ser chapa única, mais de 200 prefeitos compareceram”.


Sobre o desafio a ser enfrentado pelos municípios nos próximos anos, Ribeiro elegeu o pacto federativo. “Vamos buscar mais recursos para os municípios e descentralizar o bolo tributário concentrado na União”. O presidente também falou da importância da articulação com o legislativo e exaltou a parceria com o governo estadual. “Em estados como Minas Gerais os municípios brigam para receber o ICMS em dia, aqui na Bahia conseguimos a antecipação para poder nos socorrer no fechamento das contas”.
O governador Rui Costa também ressaltou a atuação do governo do estado em parceria com os municípios e defendeu a implementação da política dos consórcios e fortalecimento do modelo federativo, “com estados e municípios fortes”. “No Brasil, temos Federação, mas ao longo das décadas vem sendo fragilizada, tanto estado quando município. Acho que chegou a hora de inverter, mudar a regra do jogo”, argumentou o governador.

upb2.jpg


Participação
Do Sul da Bahia, estiveram presentes os prefeitos de Buerarema, Vinicius Ibrann, de Barra do Rocha, Luís Sérgio Alves, de Itajú do Colônia, Djalma Orrico, de Itajuípe, Marcone Amaral, de Jussari Antônio Carlos Bandeira e de Itapé, Naeliton Rosa.

Nova diretoria
Presidente – Eures Ribeiro – Bom Jesus da Lapa
Vice-presidente Institucional – Marcus Paulo Alcantara Bomfim – Juazeiro
Vice-presidente Administrativo – Antonio Carvalho da Silva Neto – Araci
Primeiro Secretário – Rogério dos Santos Costa – Santo Estevão
Segundo Secretário – José Roberto Neves – Caculé
Primeiro Tesoureiro – Marco Aurélio dos Santos Cardoso – Santana
Segundo Tesoureiro – José Henrique Tigre – Belo Campo

 

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n