Notícias

Major Denice destacou trabalho em rede no combate a violência contra a mulher

O encontro reuniu secretários, dirigentes e técnicos que atuam nas secretarias municipais do Território Litoral Sul da Bahia

 Major Denice Santiago Seminário do AGIR-LS FOTO JÚLIA BARRETO (3).jpeg

O Seminário de abertura dos trabalhos dos Fóruns de Secretários Municipais ligados a Amurc, aconteceu nesta quarta-feira, 13, na Pró-reitoria de Extensão da Uesc e contou com a participação da Major Denice Santiago, gestora do programa Ronda Maria da Penha na Bahia, e representantes dos municípios do Território Litoral Sul. O momento foi de reflexão sobre a violência contra a mulher e de como esse problema social pode ser solucionado com o apoio dos fóruns.

O encontro foi realizado com o objetivo de criar uma rede de enfrentamento a violência contra a mulher em todos os municípios da região, e de fortalecer esse enfrentamento. Nesse sentido, a Major Denice estabeleceu um diálogo sobre a possibilidade de transversalização do tema da violência doméstica em cada um dos fóruns da Amurc, através do programa AGIR-LS, tendo em vista a abrangência do tema nas áreas da educação, saúde, assistência social, segurança pública, entre outras.

Segundo a Major, a Bahia ocupa atualmente, o 3º lugar no Brasil, em feminicídios. Sobre o trabalho de atuação da Ronda Maria da Penha em 14 cidades do Estado, 4,3 mil mulheres estão sendo acompanhadas, mas não chega a ser 10 % de mulheres com medida protetiva no Estado. “É importante entender que esse momento histórico é de aumento das denúncias e a gente precisa dar visibilidade a esse fenômeno para combatê-lo da forma adequada”, destacou a Major.

Planejamento

Em outro momento do seminário, os secretários municipais foram orientados pelo secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga, sobre a necessidade de planejamento das ações dos fóruns, tendo em vista que se trata de um instrumento de aglomeração das demandas específicas de cada município para a resolução coletiva. Segundo a coordenadora dos fóruns, Rita Maria de Souza, eles “têm um papel político fundamental na articulação junto às instâncias governamentais no atendimento às demandas locais”.

 

O Pró-reitor de Extensão da Uesc, Alessandro Santana destacou a importância de diálogo entre as secretarias municipais e o planejamento das ações para os próximos 5, 10 anos. Segundo ele, “o desafio dos fóruns em 2019 será de desenvolver um diálogo entre as secretarias para que as ações possam ganhar resolutividade com o apoio da Pró-reitoria de Extensão da Uesc e da Amurc”.

Fortalecimento

As ações integradas e articuladas pelos fóruns de secretários municipais do Programa de Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras do Território Litoral Sul têm resultado em conquistas importantes para a região. Em uma ação articulada do Fórum de Assistência Social (FRAS), os secretários dos municípios vinculados a Amurc, conseguiram pleitear no ano passado, a implantação, ainda esse semestre, de um pólo do Capacita Suas, em Itabuna.

A presidente do Fórum e secretária de Assistência Social de Itabuna, Sandra Neilma destacou o apoio da Amurc e da Uesc, que ao longo de dois anos, tem atuado em conjunto para a realização das capacitações de servidores e conselheiros municipais. “Agradecemos a Amurc e a Uesc por nós ajudar e dar esse apoio, fazendo com que a política de assistência se fortaleça”.

Seminário do AGIR-LS FOTO JÚLIA BARRETO (4).jpeg

Seminário do AGIR-LS FOTO JÚLIA BARRETO (2).jpeg

Seminário do AGIR-LS FOTO JÚLIA BARRETO (1).jpeg

 

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n