Notícias

Oficina orienta secretários e técnicos para atração de mais recursos municipais

Uma Oficina de Melhoria do Equilíbrio Fiscal Municipal foi realizada nesta quinta-feira, 28, na sede da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano - Amurc, com o objetivo de implementar boas práticas de gestão em conjunto com secretários e técnicos, para que os municípios possam atrair mais recursos próprios. A atividade foi realizada pela empresa Gove, em parceria com o Instituto Arapyaú e a entidade municipalista.

FOTO ALLINE MEIRA (2).jpg

Um plano de equilíbrio fiscal está em andamento desde março de 2018 em quatro municípios da região, Canavieiras, Una, Uruçuca e Itacaré. A ideia do projeto a partir de agora, é realizar oficinas sequenciais que irão contrafazer as etapas do projeto nos municípios participantes e ocorrerão em datas distintas, apresentando o diagnóstico, plano de ação e implementação.

Nesse primeiro momento, a especialista em eficiência municipal na empresa Gove, Anna Deniz, declarou que os secretários e técnicos das áreas de finanças, administração e tributária trabalharam de forma conjunta na “identificação das ineficiências da gestão municipal e a oportunidade de melhoria para elaborar o diagnóstico do seu município”.

O secretário de finanças do município de Almadina, Crenilto Lau Borges, já confirmou a sua participação nas próximas oficinas, 25/04 e 27/06. Segundo ele, todas ações que visam a recuperação e captação de recursos próprios, é uma atuação mais saudável para os municípios, “principalmente para os menores, como Almadina, com menos de 7 mil habitantes e a arrecadação de 0.6%”.

A secretária de finanças de Firmino Alves, Luana Vieira parabenizou a realização da oficina, onde ela pôde encontrar alternativas sustentáveis de redução das despesas. Segundo ela, as informações passadas serão fundamentais “sobre como o município deve gastar e realizar as cobranças devidas da Gestão Pública, a exemplo do IPTU, que contribui para a arrecadação de recursos próprios”.

Durante a sua fala, o coordenador executivo da Amurc, Luciano Veiga destacou que não há mais espaço para amadorismo na Gestão Pública Municipal. Segundo ele, “é preciso multiplicar e compartilhar as boas práticas dos municípios, visando o fortalecimento da região e, consequentemente a atração de investimentos”.

Participaram do encontro, secretários e técnicos dos municípios de Almadina, Buerarema, Camacã, Floresta Azul, Firmino Alves, Itabuna, Ibicaraí, Itajuípe, Itajú do Colônia, Itapé, Itacaré, Maraú, Nova Canaã e Ubaitaba.

Luciano falou da importância da Oficina Municipal na abertura do evento FOTO ALLINE MEIRA (2).jpg
Luciano falou da importância da Oficina Municipal na abertura do evento

Anna Deniz FOTO ALLINE MEIRA (6).jpg
Anna Deniz

Secretários, técnicos e a equipe da Gove2.png
Secretários, técnicos e a equipe da Gove

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n