Notícias

Instituições criam a Agência de Desenvolvimento Regional Sul da Bahia Global

Uma conjunção de forças institucionais fez nascer a Agência de Desenvolvimento Regional Sul da Bahia Global (ADR), na última terça-feira (03), com a assinatura do termo de cooperação pelo Parque Científico e Tecnológico Sul da Bahia ( PCTSul), SEBRAE, AMURC, Instituto Arapyaú, Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Federal do Sul da Bahia, e o Fórum Sul da Bahia Global. O evento aconteceu no Teatro Municipal de Ilhéus, onde os presentes assistiram à assinatura simbólica que criou a agência cujo objetivo é formular, estimular e fomentar um programa de desenvolvimento integrado da Costa do Cacau, com o horizonte para 2034 e pautada na sustentabilidade e na vocação do território.

Lançamento Agência de Desenvolvimento Sul da Bahia Global_dez 2019_ft Rui Rocha.jpg

O evento reuniu representantes do poder público, empresários e da sociedade civil, que tomaram conhecimento dos resultados obtidos em cada etapa de construção da agência. A secretária estadual de Ciência e Tecnologia, Adélia Pinheiro, foi a responsável por apresentar esses resultados.

Nascido do Programa Líder, do Sebrae, o Movimento Sul da Bahia Global é eminentemente uma iniciativa da sociedade civil, lançada em agosto de 2018, e que reuniu forças institucionais de seis municípios – Ilhéus, Itabuna, Una, Canavieiras, Itacaré e Uruçuca – para atuarem, inicialmente, na elaboração e validação de um diagnóstico regional, que foi modelado pela empresa de consultoria Macroplan, contratada pelo Instituto Arapyaú.

O Instituto Nossa Ilhéus, que tem expertise em advocacy na região, atuou na mobilização os segmentos envolvidos, garantindo a participação ativa no alcance das metas do Movimento, que alçou à categoria de Fórum e que estará presente na estrutura da Agência, buscando fortalecer ações de impulsionamento dos quatro eixos prioritários: Economia, Infraestrutura, Educação e Meio Ambiente e Paisagem. Seu modelo jurídico será o de acoplamento institucional, integrado ao PCTSul. Saiba mais sobre o Sul da Bahia Global aqui: https://sites.google.com/arapyau.org.br/adr-costadocacau/o-modelo-de-adr

 Lançamento Agência de Desenvolvimento Sul da Bahia Global_dez 2019_ft Tacila Mendes.jpg

Sobre o Instituto Nossa Ilhéus - Fundado em 09 de março de 2012, o Instituto Nossa Ilhéus é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Busca a aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações, atuando com advocacy, para fortalecer o alinhamento da vocação natural do sul da Bahia com o desenvolvimento sustentável, por meio de três eixos de atuação: ‘Educação para Cidadania’, ‘Monitoramento Social’ e ‘Impacto em Políticas Públicas’. Também busca produzir conteúdo exclusivo sobre as peculiaridades da cidade e do sul da Bahia. O INI trabalha em rede e está aberto ao engajamento da população em suas atividades. Saiba mais no site www.nossailheus.org.br, e acompanhe as redes: Facebook.com/InstitutoNossaIlheus e o Instagram @nossailheus.

Acompanhe as redes do Instituto Nossa Ilhéus: Facebook.com/InstitutoNossaIlheus e Instagram @nossailheus, e colabore para o fortalecimento do trabalho de monitoramento social e do estímulo à democracia participativa

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n