Notícias

Debate sobre Região Metropolitana destaca união e participação da sociedade

O segundo debate sobre a criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia nesta terça-feira, 10, na Câmara Municipal de Vereadores de Ilhéus, reuniu representantes do Poder Legislativo do município e das cidades de Uruçuca e Buerarema, além da sociedade civil organizada. O secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga, apresentou o estudo de sua autoria, que prevê a composição de 13 municípios da região.

Audiência na Câmara de Ilhéus FOTO GABRIEL DE OLIVEIRA (5).jpeg

 Luciano destacou que trata-se de um momento muito oportuno para o empoderamento da região, do ponto de vista econômico e social, com o objetivo de unir forças. “Uma Região Metropolitana que tem o complexo com Porto Sul, Hospital Regional da Costa do Cacau, as universidades e os institutos federais, além de outros equipamentos importantes que já estão funcionando a exemplo dos consórcios multifinalitários e a policlínica de saúde”.

Ao mesmo tempo, Veiga citou que a região possui também muitos problemas comuns, como a questão dos resíduos sólidos, do saneamento básico, que precisam ser tratados de forma articulada e integrada. “Não tem como os municípios resolverem de forma isolada, principalmente os municípios pequenos, com população igual ou menor do que 100 mil habitantes”.

O presidente da Câmara de Itabuna, Ricardo Xavier destacou que a criação da Região Metropolitana representa o resgate da alto-estima regional. Segundo ele é o início da discussão que vai estender com a participação de mais entidades e desprovida de vaidades. “Nós queremos estabelecer o sentimento regional onde todas as cidades, os políticos, empresários e sociedade civil possam se sentir a vontade para atingir o objetivo”.

A proposta da RM ganhou a adesão de entidades como a Associação das Câmaras do Sul da Bahia (Acsulba), Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia - Amurc, Câmara de Vereadores de Itabuna, de Ilhéus, de Uruçuca e de Buerarema, além da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB- secção Itabuna), Sindicato dos Bancários de Ilhéus e representantes de partidos políticos.

Cacau

Ainda foi ponto alto do debate, a necessidade de inserir a discussão sobre a cadeia produtiva do cacau. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Ilhéus, Milton Andrade, o cacau precisa fazer parte do contexto da RM. “Ao vivenciar a realidade do cacau verifiquei que não podemos pensar na Região Metropolitana sem a discussão sobre o cacau”.

Ainda segundo o representante do sindicato, a proposta de RM é um grande poder de investimento e precisa da participação de todos os políticos (prefeitos, deputados, vereadores). “É um instrumento viável e capaz de canalizar forças para resolver os nossos problemas. A região precisa resgatar a identidade com a atuação dos políticos”.

A Terceira rodada da discussão vai acontecer no município de Buerarema, em uma data que ainda será definida e divulgada. Após os debates sobre o assunto, a ideia é recorrer a Assembleia Legislativa do Estado para apresentar uma proposta construída em conjunto. Além disso, será formada uma carta de adesão e todas as entidades que assinarem vão fazer parte da comissão de estudos.

Audiência na Câmara de Ilhéus FOTO GABRIEL DE OLIVEIRA (6).jpeg

Audiência na Câmara de Ilhéus FOTO GABRIEL DE OLIVEIRA (4).jpeg.Audiência na Câmara de Ilhéus FOTO GABRIEL DE OLIVEIRA (1).jpeg

 

________________________

Texto: Viviane Cabral – MTE 4381/BA

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n