Notícias

BUERAREMA: LIVES COM ARTISTAS LOCAIS E EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA FAZEM PARTE DA PROGRAMAÇÃO DE SETEMBRO DA CASA DE CULTURA JONAS E PILAR

Setembro é o mês de aniversário da Buerarema e, a Casa de Cultura preparou uma programação toda especial para homenagear 61º ano da cidade

BUERA1.jpg

Devido à pandemia da covid-19, essas atividades, que fazem parte do Projeto de Ações Continuadas e têm o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia e apoio institucional da Prefeitura de Buerarema, serão realizadas em  espaço virtual (Instagram, Facebook, YouTube, Site Oficial), sem deixar de fora as discussões e qualidade nos conteúdos produzidos.

SALA DE LEITURA VIRTUAL

Indicação de livros com links disponíveis site da Casa;

Leitura compartilhada com Renata Figueiredo e Maria Clara
Sábados, às 20h
no Instagram da Casa: @casadeculturajonasepilar. 

EXPERIÊNCIA CINECLUBISTA

Quartas, às 19h – Instagram 
Indicação e compartilhamento de filmes e posterior debate em transmissões ao vivo. Tem como objetivo principal comentar assuntos da atualidade relacionados. 

OFICINA DE GASTRONOMIA – “Comidas fakes”
Terças, às 18h - Com Merice Rocha
Cada dia uma videoaula diferente e no final uma conferência de saberes e sabores.

Inscrições: http://www.institutomacucojequitiba.org.br/p/inscricoes.html

OFICINA DE DANÇA DE SALÃO 

Segundas-feiras, às 17h - YouTube 
A Oficina de Dança de Salão será ministrada por Aldenor Garcia. Um novo vídeo será postado semanalmente. Serão trabalhados os ritmos forró, samba, tango e bolero. 

Os participantes experimentarão a dança de salão e seus diversos ritmos, o corpo será capaz de se expressar por meio dos passos orientados, do improviso, da criação, da relação com o outro, do convívio em grupo. 

Inscrições: http://www.institutomacucojequitiba.org.br/p/inscricoes.html

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS 

Sextas-feiras, às 15:30h - YouTube 
A contação de história na Casa de Cultura Jonas e Pilar faz parte de um trabalho integrado com as escolas e com a comunidade, por meio da Sala de Leitura Antônio Lopes, no qual atende-se crianças e adultos de diferentes faixas etárias.

Dentro da nossa programação os vídeos com contação de histórias serão disponibilizados nas sextas-feiras, 16:30h por meio do canal do YouTube da Casa de Cultura Jonas e Pilar. As histórias serão narradas por contadoras e contadores convidados.

Serão realizadas ainda, entrevista com Contadores de História mostrando diferentes pontos de vista sobre a importância da arte de se contar histórias valorizando as histórias infantis, o lúdico e a tradição oral. Sempre às sextas-feiras, 15:30h no Instagram da Casa.

OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS 

Sábados, (12,19 e 26) de 14h às 18h – Plataforma Zoom
Inscrições: 24/08 a 04/09
Público alvo: arte-educadores, professores, pedagogos, educadores, contadores de história, atores.

A importância da contação de histórias na formação global das crianças como sujeitos integrais e sua utilização pedagógica no letramento e na formação de leitores. A oficina compreende uma série de exposições, discussões e atividades práticas que visam dar ao participante um aporte teórico-prático sobre a milenar arte de contar histórias. Instrutor: Romi Nascimento é contador de histórias e gestor do Clube de Leitura Tronox. É mestre em educação (UFBA), psicopedagogia (UFBA) e psicanalista (FCL- SSA ).

HISTÓRIAS DA VILA MACUCO

De 09 a 13, às 19h 
Muitos aspectos da história de Buerarema são também parte da vida dos seus moradores, chegados ou nascidos ali. A proposta do “Histórias da Vila Macuco” traz o panorama acerca da configuração, formação da cidade e da identidade bueraremense. Aspectos culturais, políticos, territoriais, ambientais, serão “puxados da memória” dos convidados e colocados à disposição do público. Em 2020 traremos a luz temas como Farinha, Montaria, Gincana, Cinema e Desfile da Rainha da Cidade. As rodas de conversa serão online e transmitidas pelo YouTube da Casa de Cultura Jonas e Pilar.

Dia 09/09 - Farinha
Dia 10/09 - Montaria
Dia 11/09 - Gincana
Dia 12/09 - Cinema
Dia 13/09 – Desfile

SUA CASA NOSSO PALCO

De 16 a 20, de 20h às 23h - Série de lives musicais com artistas bueraremenses no YouTube da Casa de cultura Jonas e Pilar. Este projeto visa realizar apresentações musicais, em formato de lives, ao mesmo tempo em que realiza campanha para doação de sangue, de insumos e conscientiza a população sobre a importância de se respeitar os protocolos de segurança no combate à covid-19. E também comemorar os 61 anos de emancipação da cidade.

16/09 - Cláudia Ferreira e Luciano e Rock do Leal
17/09 - Marcelo Ganem e Lígia Callaz
18/09 - Zenrique e Moses Ferreira
19/09 - Renatinho dos Teclados e Forró Sessions
20/09 -  Farofa de cuscuz e Pagode Kilegal

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Dia 17, Instagran, Facebook e site da Casa de Cultura Jonas e Pilar
Exposição: Luz sobre a memória. Inspirada no livro homônimo de Antônio Lopes, com fotografias de Bruna Maria.  

INSTANTE DE POESIA

10 INTER-PROGRAMAS COM PÍLULAS DE POESIA PARA ENFRENTAR A PANDEMIA

Realizar um inter-programa que consiste num espaço para poesia. A intenção é proporcionar aos ouvintes obras de autores da literatura grapiúna que serão conferidos durante os intervalos da programação da rádio Sideral e trazer a interlocução com outras atividades e redes sociais da casa.

LINKS PARA ACOMPANHAR NOSSAS AÇÕES: 

Instagram: https://www.instagram.com/casadeculturajonasepilar/
Facebook: https://www.facebook.com/institutomacucojequitiba/
Blog: http://www.institutomacucojequitiba.org.br/
YouTube: https://www.youtube.com/results?search_query=instituto+macuco+jequitib%C3%A1

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n