Notícias

Amurc e Consórcios Intermunicipais promovem encontro de parcerias municipais pelo clima

A Associação de Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc, através do presidente Aurelino Cunha, em parceria com o prefeito de Buerarema, Vinícius Ibrann, os Consórcios do Litoral Sul, representado pelo presidente Antônio de Anízio e da Mata Atlântica, que tem como presidente o prefeito Antônio Valete, promovem no próximo dia 27 de janeiro, à 11hs, no salão da Churrascaria Los Pampas, em Itabuna, o Encontro Parcerias Municipais pelo Clima.

Presidente da Amurc Lero Cunha, Presidente do CDS Antônio de Anízio, Presidente do Cima Valete e o Prefeito Vinícius.jpegPresidente da Amurc Lero Cunha, Presidente do CDS Antônio de Anízio, Presidente do Cima Valete e o Prefeito Vinícius

Atendendo as regras de distanciamento social, o evento contará com a participação do prefeito de Brusque, Ari Vequi e o vereador do município de Santa Catarina, Jean Pirola, que estarão falando sobre as experiências do projeto que existe desde 2010 para a transferência de tecnologia e políticas públicas municipais.

Além de prefeitos consorciados ao CDS-LS e a Cima, o evento terá a presença dos gestores filiados aos Consórcios da Apa do Pratigi e do Médio Sudoeste. Serão abordadas as temáticas sobre: Ciência e Tecnologia, Políticas e Desenvolvimento Sustentável – Econômico, Social/Geração de Emprego e Renda, além de Resíduos Sólidos.

O prefeito Ari Vequi vai apresentar como tem sido as relações estabelecidas por intercâmbio entre a cidade de Brusque e a Alemanha, que resultou no projeto 50 Parcerias Municipais pelo Clima. Desde 2010, o município tem obtido ótimos índices na política de desenvolvimento econômico, com a geração de emprego, tecnologias novas para as indústrias, energias renováveis, dentre outros.

            Segundo Erlon Botelho, do Instituto do Chocolate, que integra a comissão organizadora, o encontro é uma possibilidade dos municípios de firmar intercâmbios de parcerias para a busca de recursos, de desenvolvimento em políticas públicas para a aquisição de tecnologias.

“Essa é a primeira investida na Bahia, onde um grupo de prefeitos se reúnem em busca, tanto dos recursos governamentais quanto dos recursos bilaterais, através de cooperações com países que queiram investir em agricultura, especialmente na lavoura cacaueira e pecuária”, destacou Erlon.

Resíduos sólidos e assistência rural

        Ainda no evento, o prefeito Vinícius Ibrann vai estar falando dos investimentos firmados com uma empresa de Santa Catarina para resolver o problema dos resíduos sólidos no seu município.

Já o prefeito de Jussari, Antônio Valete estará falando da experiência do município ao estar trabalhando com a questão ambiental a partir da experiência da Serra do Teimoso e a importância de garantir assistência técnica e rural plena aos municípios. 

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n