Notícias

Reunião do Forsec apresentou diretrizes para o retorno às aulas no formato híbrido

Secretários e técnicos de Educação dos municípios, vinculados ao Fórum Regional de Educação da Amurc e a Câmara Técnica de Educação do CDS-LS foram orientados nesta quinta-feira, 5, sobre as medidas necessárias para o retorno às aulas no formato híbrida e os seus respectivos protocolos e orientações. A reunião contou com a participação de técnicos e professores da Uesc, instituição que integra o Programa de Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras do Território Litoral Sul.

Reunião online do Fosec e Câmara Técnica de Educação 05.08.21.jpeg

O debate é realizado no momento em que os municípios estão se organizando para o retorno seguro às atividades escolares no formato híbrido, já que desde o início da pandemia estavam sendo realizadas na modalidade remota. O presidente da Amurc, Marcone Amaral parabenizou a iniciativa dos secretários de Educação “que têm se empenhado em buscar o melhor formato no sentido de tomar uma decisão em conjunto, mas respeitando a particularidade de cada município”.

A consultora do Forsec, Gilvânia Nascimento apresentou as diretrizes gerais para o retorno gradativo (escalonado) às atividades escolares presenciais e semipresenciais que devem estar previstas no planejamento explicativo de cada secretaria de educação. “É um documento para ajudar os secretários no planejamento de cada secretaria de Educação dos municípios”, informou Gilvânia.

O documento chama a atenção aos protocolos sanitários e de biossegurança dos espaços, além de equipamentos e materiais específicos que auxiliam na segurança sanitária. Os protocolos pedagógicos que destacam a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes também foram apontados como pontos importantes, desde a organização das salas até o planejamento das atividades pedagógicas.

Ainda foram destaques, as atribuições específicas, que envolvem as articulações conjuntas com as secretarias de governo, além das instâncias dos poderes municipal, estadual e federal. Os documentos que precisam ser produzidos e providenciados pela secretaria de Educação e a comunicação efetiva com a sociedade para o desenvolvimento de estratégias de comunicação com alunos, pais e profissionais da educação.

Encaminhamentos

Foram pontos de encaminhamento, a necessidade de criação de um plano de comunicação para tratar o retorno com segurança das aulas, uma jornada coletiva virtual e a realização de uma Live sobre o tema com a participação da sociedade.

A coordenadora da Câmara Técnica e secretária de Educação de Itapé, Luzinete Miranda, parabenizou a atuação dos secretários de Educação e se colocou à disposição para ajudar na solução de demandas na área.

Gilvânia Nascimento.jpeg
Gilvânia Nascimento

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n