Notícias

A Amurc emite nota de desagravo em favor do prefeito de Camacã

O Presidente Jadson Albano, em nome da diretoria da Amurc, manifestou repúdio ao vídeo que circulou na internet em que aparece a Deputada Federal, Alice Portugal afirmando que os prefeitos estão fazendo "campanha contra o piso de enfermagem e que ainda não usaram um tostão para pagar o piso".

nota.jpeg

Ainda segundo a deputada para pagar o piso os prefeitos não vão precisar usar os recursos próprios porque a Emenda Constitucional 127/22 garante que esses recursos virão da União por no mínimo três anos. Prosseguiu garantindo a existência de R$ 30 bilhões para o pagamento do piso prometido.

Ao final incita os enfermeiros a contestarem eventual não pagamento do piso, no sentido de que “não é verdade que o prefeito para ser bom pagador precisa ter dinheiro. Senhores prefeitos, preparem-se para ser bons pagadores, porque há dinheiro!”.

Diante desse fato, a Amurc vem se posicionar no sentido de que a teoria apontada pela Deputada não coincide com a prática. O recurso ainda não chegou nos cofres dos municípios. A própria Confederação Nacional dos Municípios (CNM) afirmou em nota que os superávits dos fundos são incertos, o que afasta qualquer garantia para o financiamento, enquanto o pagamento do piso deverá ser feito com ou sem superávit.

Ainda na nota, a Associação destaca que as medidas adotadas pelo Governo Federal, até o momento, não são capazes de assegurar que o setor de saúde possa fazer frente ao aumento bilionário do custo do piso nacional da enfermagem sem ajustes em seu quadro de pessoal e sem afetar a qualidade dos serviços, sendo imperiosa a busca de alternativas palpáveis que viabilizem a tão merecida valorização da categoria dos enfermeiros, mas sem massacrar a sustentabilidade do sistema geral de saúde.

A Amurc se coloca solidária ao Prefeito Paulo do Gás, bem como com todos os demais gestores, ratificando o compromisso com a verdade e com a valorização de todos os profissionais da saúde. Tão logo cheguem os recursos, estes serão imediatamente repassados aos seus destinatários finais.

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n