A Prefeitura de Barro Preto realiza, com recursos próprios, a ampliação do sistema de esgoto sanitário em diversas localidades do município.
Ao todo, cerca de 1.500 metros de tubulação serão instalados, beneficiando quase 100 famílias. As obras tiveram início nesta semana, e o prazo de término é de aproximadamente um mês.
A prefeita de Barro Preto, Jaqueline Motta, explicou que a realização dessa obra se tornou um desafio vencido, já que no início do seu mandato, diante de um cenário de desordem administrativa herdado da gestão anterior, os recursos eram inviáveis para isso.
"De lá pra cá, Barro Preto vem conquistando uma ótima autonomia. A Prefeitura consegue realizar serviços básicos como esse, de saneamento, sem mesmo ter que recorrer, em muitas vezes, a algum tipo de ajuda externa", declarou Jaqueline.
Ainda de acordo com a prefeita, o mérito dessa conquista também está relacionada ao comprometimento da população em honrar o pagamento do IPTU ( Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana). "O pagamento do IPTU gera uma receita que é reaplicada no município, visando sempre beneficiar a população barropretense", afirmou.
O município de Barro Preto através de sua prefeita Jaqueline Motta aderiu o pacto pela educação do governo do Estado. A prefeita assinou o documento juntamente com o secretário de Educação estadual Osvaldo Barreto. O pacto é um grande movimento que foi chamado de "Educar para Transformar" porque vai melhorar os principais índices da educação no estado, modificando a realidade de toda a Bahia.
"Aqui temos prefeitos, deputados, ou seja, todo o poder público representado nesse primeiro momento. Em abril, mobilizaremos também a sociedade civil com empresários, ongs e outras instâncias que queiram aderir ao pacto. São grandes metas e indicadores que queremos avançar na Bahia", afirmou o governador Rui Costa em entrevista coletiva.
A secretária de educação Delcimara Cardoso esteve presente ao evento acompanhada dos coordenadores de educação do município e ficou bastante entusiasmada com o formato do programa que será desenvolvido no Estado.
Jaqueline disse que vai aderir a todos os programas do Governo do Estado ou federal que contribuírem efetivamente com elevação nos índices educacionais de Barro Preto.
Está em fase de conclusão o documento-base do Plano Municipal de Educação (PME) de Barro Preto, com metas até o ano de 2024. Se aprovado, o PME deverá entrar em vigor ainda neste ano.
No dia 26 de março, o município recebeu a visita de Luiz Argolo, representante técnico do PROAM (Programa de Apoio à Educação Municipal) e MEC (Ministério da Educação).
Luiz Argolo trouxe contribuições para a conclusão do documento-base, tendo o processo de elaboração iniciado por uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação no ano de 2014.
A prefeita Jaqueline Motta explica que neste documento "foram identificados os desafios educacionais do município, e ao mesmo tempo, estabelecidas metas e estratégias a serem cumpridas no período previsto".
A próxima etapa é a realização de uma audiência pública no dia 14 de maio, onde o documento-base será apresentado à comunidade do município. Caso observe a necessidade, a comunidade poderá sugerir modificações no documento. A audiência acontece das 8h às 16h, no auditório da escola municipal Yêda Barradas Carneiro.
Após a audiência pública, o documento-base do Plano Municipal de Educação será levado para votação na Câmara Municipal de Vereadores. Se aprovado pelo legislativo, o PME segue para sanção da prefeita Jaqueline Motta. (Fonte: Ascom da Prefeitura)
Com a presença da prefeita Jucélia Nascimento, empresários, políticos e a imprensa, foi apresentada na noite desta quinta-feira (26), no Hotel Portal Rio Una, a programação do São João de Valença. deste ano, que traz como o tema "A Tradição Está de Volta", o evento contou ainda com a presença do representante do Governo do Estado, Fernando Ferrero, superintendente da Secretaria de Turismo (Setur).
A Prefeitura Municipal de Barro Preto, por meio da divisão de serviços urbanos, realiza o calçamento de ruas do município. Ao todo, serão 4.300 metros contemplados com o serviço.
Nesta primeira etapa, as atividades se concentram na Rua Manoel Thomaz (2.700m) e na Travessa Antônio Dias (800m). Em seguida, será calçada a Rua Lauro de Freitas (200m) e a Rua Parque das Flores (600m).
Para a prefeita Jaqueline Motta, “as obras têm como objetivo eliminar os transtornos gerados para a população dessas localidades, especialmente em épocas de chuva, onde se tornava praticamente impossível transitar em veículos, ou até mesmo a pé”.
Unidade Básica de Saúde (UBS) –:
Ainda de acordo com prefeita Jaqueline Motta, a população de Barro Preto deverá ser novamente beneficiada com a entrega de uma importante obra nesse primeiro semestre de 2015, quando a UBS da Avenida Jussara, próximo a antiga Cesta do Povo, ficará totalmente pronta. Na Unidade, a população contará com diversos serviços gratuitos de saúde em instalações adequadas para cada procedimento.
A Prefeitura Municipal de Barro Preto realiza neste mês de fevereiro obras de manutenção em todas as escolas do município. Com a iniciativa, a prefeita Jaqueline Motta reforça a preocupação em garantir um ambiente agradável e seguro ao estudantes, professores e funcionários no decorrer do ano letivo.
As obras nas escolas Domingos Chaves, Yeda Barradas Carneiro, Bom Pastor e Olavo Clementino consistem na revisão e recuperação das instalações elétricas e hidráulicas, além da substituição de pisos e telhados. As unidades de ensino recebem também novas pinturas.
De acordo com a prefeita Jaqueline Motta, “este é o período ideal para a realização das obras, pois é possível identificar e corrigir a tempo falhas que causariam transtornos na prática das atividades educativas durante o ano”.
Os investimentos feitos pela prefeita de Barro Preto Jaqueline Motta na educação, tem apresentado resultados positivos. O (IDEB) Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, mostrou o melhor resultado dos últimos dez anos da educação no Município.
Escolas como o Domingos Chaves e Virginia Mars que em 2012 não pontuaram, o resultado agora é surpreendente 3.5 e 4.2 respectivamente. A última pontuação da Escola Municipal Domingos Chaves foi em 2010 quando pontuou com apenas 2.9 no IDEB.
Escolas como Olavo Clementino, Ieda Barradas e Jesus Bom Pastor obtiveram pontuação satisfatória, a escola Jesus Bom Pastor por exemplo teve a melhor avaliação da região 5.3.
A Prefeita Jaqueline tem investido em Educação mais que o percentual permitido pela Lei de Responsabilidade fiscal, em 2013 o investimento foi de 72,9% o que significa dizer 12,9% a mais que o permitido pela LRF.
"Recebo esse resultado com grande satisfação, esse é o fruto dos investimentos que estamos fazendo, além do empenho da nossa Secretaria Decimara Cardoso, coordenadores e principalmente dos profissionais de Educação que estão no dia-a-dia dando o melhor de si nas escolas", ressaltou Jaqueline.
A prefeita de Barro Preto Jaqueline Motta participou de uma aula inaugural realizada na noite da última segunda-feira (8) no Campus Jorge Amado da Universidade Federal do Sul da Bahia em Itabuna, que reuniu o governador Jaques Wagner, o ministro da Educação José Henrique Paim e a comunidade acadêmica.
Jaqueline falou da importância da UFSBA na região e lembrou que a Bahia viveu mais de um século apenas com uma universidade federal. Hoje, já são 6 espalhadas pela Bahia. Na ocasião exaltou o empenho do governador que é um dos principais defensores da expansão do ensino público superior no
Estado. "A universidade Federal do Sul da Bahia inicia suas atividades com 800 alunos, destes, 8 são de Barro Preto e a expectativa é que para os próximos 5 anos este número suba para quase 40." Acrescentou Jaqueline.
Ontem o Governador esteve em Barreiras, onde participou também da aula inaugural da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).
"Tenho a honra de, nos últimos 12 anos, ter participado da inauguração de cinco universidades federais na Bahia. É algo que chama a atenção", disse o Wagner após lembrar que a região sul da Bahia tem ainda uma universidade estadual, situada em Ilhéus, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
Clima de alegria, emoção e a sensação de um sonho realizado, esse foi o ambiente que tomou conta da inauguração da Creche Pró Infância Maria Eurico da Motta em Barro Preto, neste sábado dia 05.
A prefeita Jaqueline Motta em seu pronunciamento falou da satisfação e as dificuldades que enfrentou para conseguir deixar a Creche Maria Eurico em pleno funcionamento, lamentou o golpe aplicado pelo antigo engenheiro da obra, um cidadão conhecido por Dr Francisco que desapareceu abandonando a creche em ruínas com o auxílio do gestor anterior.
Jaqueline disse que nessa semana através da Procuradoria Jurídica do município entrará com uma ação na justiça para que o município não fique no prejuízo.