Notícias

Municípios do sul da Bahia estão na final estadual da premiação

Premio22

Os prefeitos de Itabuna, Claudevane Leite, de Ilhéus, Jabes Ribeiro, e Ubaitaba, Asclepíades Queiróz, são os representantes do sul da Bahia na final estadual da 9ª edição do Prêmio Prefeito Empreendedor, promovido pelo Sebrae para valorizar práticas públicas que beneficiam os pequenos negócios. Os vencedores serão anunciados no dia 31 de março, em Salvador.

Os representantes dos três municípios do Território de Cidadania Litoral Sul tiveram seus projetos avaliados e aprovados pelo Sebrae. Nas próximas semanas, a instituição vai agendar visitas técnicas para conhecer in loco as ações empreendedoras que resultaram na escolha dos representantes regionais.
Para a gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, “é inquestionável o vínculo do desenvolvimento municipal com políticas de apoio às micro e pequenas empresas”. Ela ressalta que ter municípios do Sul da Bahia como finalistas de iniciativas de criação de ambiente favorável a esses empreendimentos traz perspectivas estimulantes à atuação do Sebrae.
O Prêmio Prefeito Empreendedor conta com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Associação Brasileira dos Municípios (ABM), Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Governo Federal.

Itinerância

Em Itabuna, o prefeito Claudevane Leite concorre na categoria Empreendedorismo Itinerante. Um dos primeiros municípios da Bahia a implementar a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, Itabuna tem avançado no apoio e estímulo ao empreendedorismo. O case que disputa a final partiu de uma ideia do próprio prefeito. Além do espaço fixo da Sala do Empreendedor, na prefeitura, ele determinou visitas técnicas aos bairros com intensa movimentação comercial, onde passou a oferecer apoio técnico e estimular a formalização.
O resultado foi motivador. O município tinha apenas 999 microempreendedores individuais (MEI) em 2013, e após a iniciativa, subiu para 3.555. No ano seguinte, saltou para 5.101 MEI e, em 2015, atingiu o patamar de 6.728 formalizações, correspondendo a um incremento de 573%, em apenas três anos. Na lista dos 26 municípios do Território de Cidadania Litoral Sul, Itabuna tem maior número de formalizações.

Manipulação de alimentos

Em Ilhéus, o prefeito Jabes Ribeiro concorre na Categoria Gestão de Segurança Sanitária e inclusão produtiva de negócios alimentícios. Cerca de 500 microempreendedores participam da ação que envolve orientações, qualificações e tratamento de manipulação de alimentos e produtos de estética e beleza.
Na praça São João Batista, no bairro Pontal, por exemplo, um quiosque funciona como área comum entre as lanchonetes do local. O secretário municipal de Indústria e Comércio, Roberto Garcia, explica que a ideia todos os funcionários utilizarem este espaço para guardar e manipular materiais de limpeza sem que haja contato com o ambiente onde os alimentos são comercializados. “Isso dá mais segurança aos produtos comercializados”, finaliza.
Outro exemplo é uma ação junto aos ambulantes, com fiscalizações nas caixas de isopor para que não sejam misturadas bebidas e alimentos, principalmente nas praias, em períodos de temperatura alta. Após a conscientização é dado um prazo para as adequações técnicas e, em seguida, os empreendedores recebem o Alvará Sanitário que dá direito ao funcionamento.

Empreendedorismo

Em Ubaitaba, a capacitação profissional está associada ao empreendedorismo, ou seja, aprende-se o ofício, para fazer da atividade um negócio. Este trabalho credenciou o prefeito Asclepíades Queiróz a chegar à final do prêmio. Quando assumiu a prefeitura, ele descobriu que mais de 60% da população, cerca de 12.600 pessoas, encontravam-se em idade produtiva, indicando a necessidade de geração de oportunidades de emprego, trabalho e renda. Hoje, são realizados cursos e oficinas sobre comportamento empreendedor, administração e vendas, além da orientação para a formalização.

(Fonte: upb.org.br).

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n