Governo federal começa a distribuir aos estados vacina contra H1N1
A entrega aos municípios, por sua vez, é responsabilidade dos governos estaduais. Mobilização nacional será realizada no dia 30 de abril.
A partir do dia 1º de abril, o governo federal começa a distribuir a vacina contra a influenza (gripe). As vacinas serão enviadas em seis remessas. A entrega aos municípios, por sua vez, é responsabilidade dos governos estaduais.
Nas três primeiras remessas (1º a 15 de abril), os estados receberão 25,6 milhões de doses, que corresponde a 48% do total a ser enviado para a campanha deste ano. Do total, serão entregues 5,7 milhões de doses para São Paulo.
A partir do recebimento das vacinas, os estados podem definir estratégias de contenção, conforme suas análises de risco, para a vacinação da população-alvo, observando a reserva adequada do produto para a campanha nacional.
Medicamento
O Ministério da Saúde ressalta que todos os estados estão abastecidos com o Fosfato de Oseltamivir, medicamento para tratar a doença, que devem disponibilizá-lo em suas unidades de saúde. É importante que o medicamento seja administrado nas 48 horas a partir do início dos sintomas.
Vacinação
A campanha nacional de vacinação será realizada em todo o País do dia 30 de abril a 20 de maio, sendo o dia 30 a data de mobilização em todo o Brasil. O objetivo é reduzir as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus na população alvo da campanha, como gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, as quais têm mais risco de adoecer. (Fonte: Portal Federativo)
Fonte: upb.org.br