Creas inicia campanha de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolesecentes em Coaraci
Teve início nesta quarta-feira dia 11 a Campanha de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes realizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas, em parceria com o Conselho Tutelar de Coaraci, ocorrido na sede deste centro.
No período da manhã diretores e coordenadores das escolas da rede municipal foram convidados a participar de um encontro para discutir maneiras de prevenir e detectar vítimas de violência infantil.
A Coordenadora do Creas, Rísia Mirian Guimarães explicou que essa primeira etapa da campanha objetiva envolver e capacitar o profissional de educação a trabalhar sobre a temática e disseminar as informações adquiridas nesse encontro. “Precisamos estar preparados para detectar e combater o abuso contra a criança e ao adolescente,” concluiu Rísia.
Segundo a psicóloga do Creas Beatrice Grecco Zanon alguns indícios no comportamento da criança e do adolescente podem servir de sinais de alerta, e os adultos devem estar atentos para identificá-los. “O surgimento de irritabilidade, agressividade, desconfiança de adultos que surge de repente, perdas de sono e apetite, ou seja, mudança brusca pode significar que algo não vai bem, podendo ser inclusive a existência do abuso sexual”, pontuou Beatrice.
No período da tarde a programação foi voltada às crianças e adolescentes, com exibição de filmes, apresentações coreográficas do grupo Cia Art’Dance do professor Maurício Nunes e um bate-papo descontraído e esclarecedor com a equipe técnica do Creas, a psicóloga Batrice e a advogada Thaynan Andrade, que orientou os mesmos sobre a gravidade do problema e importância de procurar ajuda.
A culminância do projeto ocorre na próxima quarta-feira (18), no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à exploração Sexual de Crianças e Adolescente, com a realização de uma passeata.