Secretários de Assistência Social defendem a regularização do SUAS no Território Litoral Sul
Na primeira reunião online do Fórum de Assistência Social (Fras) nesta terça-feira, 23, os secretários municipais do Território Litoral Sul avaliaram as demandas de cada município e estarão elaborando um documento em conjunto pontuando a necessidade de regularização do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) para o atendimento aos serviços essenciais à população, principalmente nesse momento de pandemia da Covid-19.
Segundo o presidente do fórum, Abel Lisboa, o desmonte do SUAS vem sendo discutido desde o início de 2019, diante do corte no orçamento a nível federal e dos serviços que deixaram de ser realizados. “Para isso precisamos estar unidos e preparar proposições para defender os serviços. É importante a realização de um diagnóstico e um planejamento de ações articuladas para cada município”.
Os secretários ainda refletiram sobre a falta de Equipamentos de Proteção Individual para colaboradores e a preocupação com a robotização do novo sistema do Cadastro Único, que segundo eles precisa ser revista e avaliada. Essas e outras pautas do Território Litoral Sul vão fazer parte de um documento que será elaborado pela comissão do fórum e entregue ao Governo do Estado da Bahia e ao Ministro da Cidadania.
O fórum integra o Programa Gerencial e Institucional às Prefeituras do Território Litoral Sul, em parceria com a Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).