Canavieiras sediará Festival do Caranguejo com feira gastronômica e música

CANAVIEIRAS-211.jpg

O Centro Histórico e praias de Canavieiras serão palco de um festival de dar água na boca. De 11 a 15 de outubro, o município sul-baiano sediará o Festival do Caranguejo, com feira gastronômica, nomes da música brasileira, degustação de pratos típicos, artesanato, aulas-show com chefs, workshops, palestras e concursos temáticos.

Parte do festival acontecerá na praia, onde será montado o caranguejódromo, com barracas credenciadas, palcos e competições. Na área do Centro Histórico de Canavieiras, serão realizados os concursos Miss Caranguejo e Masters Chefs. Nessa área, além de toldos e barracas, haverá bares e restaurantes credenciados pela organização do festival. 

Além oferta de pratos como bolinho de puã, puã a milanesa, puã recheada, casquinha de caranguejo, moqueca e caranguejo ao molho, ainda haverá espaço para debate científico e capacitação para a comunidade envolvida na comercialização do produto. Ações de conscientização para a preservação da espécie também terão espaço na programação. 

De acordo com a organização, haverá sorteio de pratos típicos e premiações entre as barracas. Serão ofertadas algumas premiações para as catadeiras mais antigas e para a melhor estória de pescador. O Festival atenderá a todas as idades de públicos e a todos os nichos de mercados, com participação de todo o trade local, além de envolver barracas de praias, baianas de acarajé. A decoração será totalmente voltada para a proposta ambiental e o respeito ao propósito de sustentabilidade e conservacionismo. 

Programação musical 

Dentre as atrações musicais, estão confirmados: Filomena Bagaceira e Kiko Salli, no dia 11; Via de Acesso, Jau e Bruta Raça, no dia 12; Vitrola Baiana, Pablo e Lord City, no dia 13; Patchanka, Sinho Ferrary e Love Hits, no dia 14; Carlota Joaquina, Lordão, Ryan Girotto e Henrique, no dia 15. 

Ainda está prevista a presença de Laís Marques, ex The Voice, Téo Lima, Anderson Sobrinho, Iara Kids, Adilson Nascimento, Thiago Camargo, A Princesinha e Sambaê.