Notícias

Oficina de Melhoria do Equilíbrio Fiscal Municipal acontecerá em Itabuna nesta quinta-feira (28)

Texto: Alline Meira

 programacao3.jpg

Para simular o plano de equilíbrio fiscal em andamento desde março de 2018 em quatro municípios da região, Canavieiras, Una, Uruçuca e Itacaré, na próxima quinta-feira, dia 28, acontecerá a Oficina de Melhoria do Equilíbrio Fiscal Municipal, às 9h no auditório da Amurc, em Itabuna. O projeto é realizado pela empresa Gove, em parceria com o Instituto Arapyaú.e Amurc.

Com prefeitos, secretários e técnicos dos municípios da região como público alvo, o projeto é composto por três oficinas sequenciais que irão contrafazer as etapas do projeto nos municípios participantes e ocorrerão em três datas distintas, apresentando o diagnóstico, plano de ação e implementação.

A oficina de melhoria do equilíbrio fiscal municipal tem como tema “A elaboração do diagnóstico municipal”, e guiará os prefeitos, técnicos e secretários dos municípios participantes na elaboração de um diagnóstico profundo da realidade fiscal do seu município, a partir de dados de receita e despesa.

Nesse primeiro momento, os participantes possuirão as ferramentas necessárias para elaborar o diagnóstico do seu município para que então retornem à segunda oficina com as informações necessárias para a confecção de um plano de ação local. A segunda oficina está prevista para ocorrer um mês após a realização da primeira, no mês de abril.

O presidente da Amurc e prefeito de Firmino Alves, Lero Cunha, expressa que a realização da oficina para os gestores municipais da região sul da Bahia é motivada pelo histórico de trabalho na região e pela parceria existente entre o Instituto Arapyaú, a empresa Gove e a Amurc.

“Essa parceria já resultou em exitosos projetos e eventos com municípios da região, incluindo a Oficina de Boas Práticas, realizada em novembro do ano passado. A oficina reuniu gestores de diversos municípios da região para compartilhar experiências sobre equilíbrio fiscal em seus municípios. As oficinas de 2019 visam expandir este conhecimento adquirido e consolidar o impacto financeiro nos municípios da região”, destacou Lero Cunha.

Já a especialista em eficiência municipal na empresa Gove, Anna Deniz, observa que a oficina de melhoria do equilíbrio fiscal é uma ótima oportunidade para que municípios da região tomem conhecimento sobre um tema muito sensível à administração municipal, que são as finanças públicas.

programacao4.jpg

 

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n