Notícias

Amurc defendeu o fortalecimento da Ceplac na abertura do evento de Agrossilvicultura

O prefeito de Jussari, Antônio Valete representou o presidente da Amurc, Aurelino Cunha na abertura do 4º Encontro Baiano de Sistemas Agrossilviculturais - EBSAGS, nesta segunda-feira, 17, na sede da Ceplac. Até quarta-feira, 19, representantes da cacauicultura, técnicos, professores e pesquisadores estarão discutindo alternativas para o aperfeiçoamento da cadeia produtiva do cacau e dos sistemas agroflorestais a ele associados.

Na abertura, o evento contou com a participação de lideranças do MAPA, Ceplac, Governo do Estado da Bahia, instituições de Ensino, Pesquisa e representação de parlamentares e congressistas.

O engenheiro florestal, Ivan Crespo, presidente da Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais, falou sobre o Sistema Agroflorestal e o desenvolvimento sustentável. Segundo ele, o cacau é uma das culturas capazes de ajudar no desenvolvimento regional e “a Ceplac pode desempenhar um papel mais importante nessa questão agroflorestal”.

A ideia reforça a proposta de fortalecimento da instituição defendida pelo prefeito Valete ao destacar a importância de sensibilizar as autoridades (Governo Federal, Estadual e Municípios) diante de todo o material produzido à nível de pesquisa e extensão rural. “É a Ceplac que detém o maior conhecimento do nosso sistema de floresta, de cacau e do que é preciso para o desenvolvimento da região”.

Consórcio

O evento contou ainda com a participação do secretário executivo do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul, Luciano Veiga, que reforçou a participação do órgão como agente articulador na busca de recursos, com objetivo de financiar pesquisa. Além disso, citou a possibilidade de atuar em conjunto com a Ceplac na área de Assistência Técnica e Extensão Rural, com a disponibilidade de uma equipe de técnicos multidisciplinares para assistência aos municípios.

“A intenção é proporcionar uma grande rede de pesquisa a Assistência, permitindo uma captação de recursos, bem como de desenvolvimento de Assistência Técnica e Extensão Rural aos municípios consorciados. É uma proposta de municipalização da ATER, através do envolvimento de parceiros que permita o co-financiamento dessas atividades, gerando o desenvolvimento econômico do setor produtivo”, destacou Luciano.

Até o final do encontro, também serão tratados temas institucionais como formação de grupo técnico para subsidiar o Senado federal no disciplinamento do aparato legal da cacauicultura, formação de câmara técnica para subsidiar os consórcios municipais e a identificação de diferentes fontes de captação de recursos financeiros para subsidiar as propostas de desenvolvimento sustentável na região cacaueira.

WhatsApp Image 2019-06-17 at 23.14.57.jpeg

WhatsApp Image 2019-06-17 at 23.14.57 (3).jpeg

Ivan Crespo.jpeg

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n