Notícias

Profissionais da cultura são orientados sobre o registro de artesão e trabalho em grupo

Durante a reunião itinerante do Fórum de Agentes Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul, nesta quinta-feira, 10, na sede da Amurc, profissionais ligados a cultura foram orientados sobre como emitir a certificação de artesão, pelo Programa Brasileiro de Artesanato (PAB), e participaram de uma oficina sobre como desenvolver trabalhos em grupo, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas à cultura.

desqueacei.jpg

A gestora de turismo e especialista em artesanato, Tânia Mara abordou a importância dos artesões se profissionalizarem e destacou as ações necessárias para obter o registro junto ao PAB. Para os interessados em ter a carteira nacional de artesão, pode entrar em contato pelo telefone: (73) 99935-1404 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Cordelista, escritora e especialista em xilogravuras, a Mestre em Cultura Popular de Ilhéus, Janete Lainha obteve recentemente a carteira emitida pelo PAB, e destacou que o documento é o reconhecimento como artesã, além de permitir o acesso às políticas públicas de cultura. “É muito legal quando a gente tem uma identidade própria em nosso artesanato, falar da nossa gente, do nosso território e isso me deixa muito feliz”, relatou Lainha, que integra a atual diretoria do Faeg-Sul.

Em outro momento, foi realizada a oficina com a facilitadora do programa Germinar, Lígia Callaz, sobre as fases de desenvolvimento dos grupos. O objetivo, segundo a vice-presidente do Faeg-Sul, Cristiane Santana, é levar os profissionais a “refletirem sobre como trabalhar em grupo, a melhor forma de tomar decisões, trabalhar em coletivo sem perder de vista o objetivo do grupo”, explicou.

De acordo com o secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga, as reuniões do Faegsul têm importância fundamental para o desenvolvimento da cultura no Território Litoral Sul, “tendo em vista que a produção de arte e cultura ganha visibilidade e coloca a região na condição de referência das manifestações artísticos culturais do país”, destacou.

A próxima reunião itinerante vai acontecer no dia 14 de novembro, em Buerarema. A ação é gratuita e conta com apoio institucional da Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) e da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Proex/Uesc).

Sobre o Faeg-Sul

O Faeg-Sul, desde 2009, é um espaço para discussão de Políticas Públicas de Cultura, formado por instituições públicas e privadas, produtores e grupos independentes voltados às questões específicas de interesse do setor.

Discute e age em torno das questões relativas à formação para as políticas e gestão cultural, qualificação de mão de obra técnica, financiamento, captação de recursos, trocas de experiências, trabalho em rede, parcerias e suporte às iniciativas artísticas e culturais do Território Litoral Sul.

__________________________

Texto: Viviane Cabral – MTE 4381/BA

Janete Lainha com a carteira de artesã.jpeg

Janete com parte de suas obras.jpeg

Tânia Mara Figueiredo.jpeg

Participantes da reunião do FaegSul.jpeg

Luciano Veiga destacou a importância das reuniões do FaegSul.jpeg

Lígia Callaz.jpeg

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n