Notícias

Assentamento Pancada Grande é contemplado com orientação sobre formação de cacau

Em uma atividade de campo promovida nesta segunda-feira, 9, pelo Consórcio de Desenvolvimento Sustentável - Litoral Sul, através do Projeto de Apoio à Rede de Associações Rurais (convênio 222/2018, celebrado com a CAR/SDR), os agricultores do Assentamento Pancada Grande e de outras associações rurais de Itacaré, tiveram um "Dia de Campo", com palestras de orientações técnicas sobre as etapas iniciais e finais da produção de cacau, além de um momento prático da atividade.

DIA DE CAMPO EM PANCADA GRANDE FOTO MARCOS VINICIUS (6).jpeg

O engenheiro agrônomo e especialista em cacau, Sândalo Vilas Boas Barreto, da Fundação Luiz Eduardo Magalhães/Bahiater, promoveu um bate papo com os produtores sobre como fazer a renovação da área de plantio do cacau visando aumentar produção do fruto. Segundo ele, o conhecimento e o trabalho coletivo são imprescindíveis para o desenvolvimento da produção, que vão desde informações sobre a planta do cacau até a colheita para que as suas etapas sejam seguidas da forma correta.

"Tem que conhecer a floração, a época de produção. Em cima da forma que ela [a produção] se desenvolve, o produtor vai aplicar as práticas de manejo. Além disso, a importância de melhorar a luminosidade do ambiente para a produção de cacau, que se adaptou a sombra. Esse é o primeiro passo antes de manejar o cacau. Depois tem que preparar o solo", explicou Sândalo.

Na atividade prática, os produtores de cacau tiraram dúvidas sobre como coletar amostra de solo, a clonagem de cacau e a poda do cacaueiro para garantir uma melhor produção de cacau. O presidente do Conselho de Agricultura de Itacaré, José Alves Ferreira, “Bubu”, parabenizou a iniciativa que além de beneficiar a sua comunidade de Pancada Grande. “Foi um dia muito importante por ter tido a oportunidade de ensino na minha comunidade. Que possamos produzir mais ainda”, destacou.

Segundo o produtor José Souza, “Zito”, da Associação dos Quirinos, também de Itacaré, a região possui agricultores com uma produção de cacau muito baixo, que chega a ser 10 arroubas por hectare. Com as atividades de campo desenvolvidas pelo projeto, ele acredita no conhecimento para a melhoria das técnicas aplicadas a produção de cacau, e, consequentemente no aumento da colheita. “Com a produção maior, as pessoas não querem ir mais para a cidade, querem produzir e ficar com sua família no campo e ter uma boa produção”, revelou.

O coordenador do Setaf-SDR/Bahiater, Marcos Vinícius representou o governo do Estado da Bahia e revelou que muitos eventos ainda vão acontecer este ano com as associações rurais do Território Litoral Sul. Segundo ele, o objetivo do projeto é “fortalecer as associações, e, principalmente o agricultor familiar”.

Financiamento

Em outro momento da atividade, os agricultores foram orientados sobre crédito, no que se refere ao Pronaf - Floresta Cacau, pelo técnico da Bahiater, Bernardino Rocha. O coordenador do projeto, o engenheiro agrônomo Raimundo José Gomes informou que ainda no mês de março, vai acontecer na sede da Amurc, em Itabuna, uma capacitação na plataforma Pronaf - Floresta Cacau para técnicos dos municípios consorciados ao CDS-LS, em parceria com o Banco do Nordeste.

A atividade foi executada pelo Instituto Chocolate e contou ainda com a participação do secretário de Secretaria de Agricultura e Pesca de Itacaré, Humberto Matos. Segundo Raimundo, essa é a primeira ação realizada depois da aplicação do Diagnóstico Rural Participativo (DRP), com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das atividades agrícolas das comunidades rurais.

 DIA DE CAMPO NO ASSENTAMENTO PANCADA GRANDE FOTO VIVIANE CABRAL (2).jpeg

DIA DE CAMPO NO ASSENTAMENTO PANCADA GRANDE FOTO VIVIANE CABRAL (1).jpeg

DIA DE CAMPO EM PANCADA GRANDE FOTO MARCOS VINICIUS (7).jpeg

DIA DE CAMPO EM PANCADA GRANDE FOTO MARCOS VINICIUS (3).jpeg

DIA DE CAMPO EM PANCADA GRANDE FOTO MARCOS VINICIUS (1).jpeg

 

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n