A AMURC e 39 delegadas do Território Litoral Sul participaram a abertura da Conferência Estadual de Mulheres
Com o tema: “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas” a equipe da AMURC ao lado das 39 delegadas do Território Litoral Sul, participou da abertura da 5. Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia, nesta quinta-feira, 28, que contou com a presença de representatividades da sociedade civil e do Poder Público dos vários municípios baianos.
A Conferência segue até sexta-feira, 29, com 1.200 participantes dos 27 territórios baianos, entre integrantes dos poderes públicos, movimentos sociais e organizações da sociedade civil. A conferência, que acontece no Hotel Fiesta, tem como foco a construção do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, em diálogo com as demandas históricas dos diversos territórios e a contribuição para o futuro Plano Nacional.
Durante a abertura, o governador Jerônimo Rodrigues anunciou a adesão da Bahia ao Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, uma importante medida conjunta com o Governo Federal que visa intensificar ações de prevenção, monitoramento e responsabilização dos agressores. “A adesão ao pacto é um passo importante para salvar vidas e fazer da Bahia um estado cada vez mais seguro e justo para todas”, afirmou o governador.
Durante os dois dias de programação em Salvador, as representantes participam de debates sobre seis eixos temáticos: participação política paritária; enfrentamento às violências de gênero; autonomia econômica; saúde integral, direitos sexuais e reprodutivos; educação não sexista e cultura igualitária; e direito ao território e sustentabilidade. Ao final do encontro, serão votadas as propostas estaduais e eleitas as delegadas que representarão a Bahia na etapa nacional, prevista para setembro, em Brasília.
A delegação do Litoral Sul foi formada após ampla mobilização regional, que contou com conferências municipais e a realização da Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres, realizada no último dia 15 de agosto, em Itabuna. A representante do Grupo Gestor do Território Litoral Sul e Secretária Executiva da Amurc, Rita Souza, destacou que as conferências são espaços fundamentais de diálogo, proposição e construção coletiva protagonizada pelas mulheres.
“Nosso território contou com uma expressiva representatividade de mulheres do campo e da cidade, oriundas dos 26 municípios do Litoral Sul. Essa participação fortalece o trabalho da Câmara Técnica de Mulheres e reafirma nosso compromisso com a interiorização das políticas públicas. Estamos juntas, avançando rumo à Conferência Nacional”, expressou Rita Souza.