Notícias

Em uma agenda bastante positiva nesta segunda-feira, 7, em busca da revitalização da Bacia do rio Cachoeira, a AMURC recebeu o diretor de revitalização e sustentabilidade da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco), José Vivaldo Mendonça Filho, que dialogou com prefeitos representantes dos Consórcios CDS-LS e CIMA, secretários municipais, representantes da UESC, UFSB, IFBAIANO e da sociedade civil organizada.

amurc5.jpg

A revitalização da bacia do rio Cachoeira é um projeto importante que visa melhorar a qualidade ambiental e a gestão dos recursos hídricos da região. A bacia do rio Cachoeira é uma das principais bacias hidrográficas do estado da Bahia e abrange vários municípios da AMURC.

Vivaldo destacou o empenho dos representantes das instituições envolvidas diante de inúmeras contribuições na busca pela revitalização do Rio Cachoeira e destacou que o objetivo é “construir uma governança para tratar da bacia de forma estratégica, com a participação de todas as entidades”.

Durante a sua fala, o presidente Elder Fontes enfatizou a importância de “organizar as ideias em conjunto para sair do campo da teoria e ter ações práticas com relação a bacia, tendo objetivos específicos e bem definidos”. Nesse sentido, foi formado um grupo de trabalho para estreitar o diálogo institucional em torno da construção de um projeto em conjunto.

Dentre outros encaminhamentos, ainda ficou definido: Mobilização e diálogo com os municípios, com o objetivo de dar conhecimento técnico aos gestores; Solicitar os diagnósticos que já existem para condensar as informações; Encontro na Codevasf durante a Marcha dos Prefeitos à Brasília, em maio, para tratar sobre essa e outras pautas.

amurc1.jpeg

amurc6.jpg

amurc4.jpeg

amurc3.jpeg

amurc2.jpeg

 

 

 

 

 

A AMURC marcou presença no Encontro Interterritorial de Secretários (as) de Agricultura e Produtores de Cacau, nesta segunda-feira, 24, que teve como tema: Cenários, reflexos e perspectivas para o mercado de cacau, pragas e doenças do cacaueiro.

secretair1.jpeg

Mais de 22 municípios marcaram presença, através dos secretários de Agricultura, bem como produtores rurais de diversos municípios que compõem o Território Litoral Sul.

Durante a programação, os secretários e produtores rurais dialogaram sobre possibilidade de uma bancada para defender os produtores da região e uma possível perspectiva de manutenção do preço do cacau.

Dentre as autoridades presentes, destaca-se o professor Francisco Mendes, representando a AMURC, o professor e pró-reitor de extensão, Omar Costa, o secretário de Agricultura de Coaraci, Lucelmo Araújo, que esteve representando o Freade e Vanuza Barroso, representando a Associação Nacional de Produtores de Cacau.

secretair3.jpeg

secretair2.jpeg

 

 

 

Gestoras municipais da Assistência Social e de Políticas Públicas para as Mulheres estiveram reunidas na manhã desta quinta-feira, 20, na sede da AMURC, para um diálogo visando o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres do Território Litoral Sul, com a presença da superintendente de Promoção e Inclusão Socioprodutiva da SPM, Luciana Mota.

WhatsApp Image 2025-03-20 at 16.41.18.jpeg

O evento contou com a presença de representantes de 28 municípios, além de instituições governamentais, marcando as atividades alusivas ao mês da mulher, com o objetivo de ampliar o debate acerca da luta pela igualdade de gênero e de direitos das mulheres, com o tema: “A AMURC na promoção da Política Intermunicipal, para o fortalecimento dos Organismos Públicos de Mulheres”.

Luciana Mota fez orientações para a aplicação de políticas públicas eficazes, através das secretarias e dos organismos de Assistência Social dos municípios associados da AMURC, destacou os passos para se tornar, efetivamente, uma secretaria, e colocou a SPM à disposição. “O sistema de políticas para as mulheres nasce nos municípios, e, nesse sentido, estamos prontos para fortalecer, e a AMURC tem sido um parceiro significativo nesse território”, declarou a representante da SPM.

A secretária executiva da AMURC, Rita Souza, declarou que a AMURC viveu, nesta quinta-feira, 20, um grande momento de fortalecimento e empoderamento de mulheres, utilizando como o espaço o “março mulher”. Ela ainda destacou que o Presidente Elder Fontes, através dessa instituição e dessa pauta, “vem fortalecendo de forma intermunicipal, os municípios associados, num debate em torno da política de equidade de gênero entre homens e mulheres”.

A secretária de Assistência Social do município de Itaju do Colônia, Amanda Tenório, parabenizou a iniciativa de diálogo com as mulheres, que não se resume ao mês da mulher, mas uma pauta que deve ser tratada durante o ano inteiro. “O momento foi maravilhoso, foi importante para orientar as propostas e projetos com bastante clareza, para termos conhecimento e levar para o nosso município”, destacou Amanda.

WhatsApp Image 2025-03-20 at 16.41.21.jpeg

WhatsApp Image 2025-03-20 at 16.41.20.jpeg

WhatsApp Image 2025-03-20 at 16.41.20 (1).jpeg

WhatsApp Image 2025-03-20 at 16.41.19.jpeg

 

 

Em comemoração ao mês da mulher, a AMURC, através da Sala Lilás, estará promovendo um Encontro com Gestoras de Assistência Social e de Organismos Públicos de Mulheres, no dia 20 de março (quinta-feira), às 9 horas, na sede da Associação, com a presença da Superintendente da Promoção de Inclusão Sócio Produtiva das Mulheres da SPM/BA, Luciana Mota.

O evento tem o objetivo de celebrar o mês dedicado às mulheres, mas também de debater sobre o tema: “A AMURC na promoção da Política Intermunicipal, para o fortalecimento dos Organismos Públicos de Mulheres”.

Já no período da tarde, a partir das 14h30, a superintendente Luciana Mota participa de uma Roda de Conversa, também na sede da AMURC, com as representantes dos movimentos de mulheres, com o tema: Mulheres que movimentam outras Mulheres.

]WhatsApp Image 2025-03-17 at 15.11.25.jpeg

Na tarde desta sexta-feira (15), o presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC) e prefeito de Itajú do Colônia, Elder Fontes, esteve presente em uma importante reunião com empresários e o governador Jerônimo Rodrigues, realizada na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Itabuna. O encontro teve como objetivo debater estratégias e iniciativas para impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

governador2.jpeg

Entre as pautas discutidas, um dos destaques foi a criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia, uma proposta amplamente defendida pela AMURC. Segundo Elder Fontes, a formalização dessa região pode fortalecer os municípios ao ampliar investimentos, fomentar a infraestrutura e melhorar a prestação de serviços públicos de forma integrada.

“A criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia é fundamental para garantir mais desenvolvimento e oportunidades para nossos municípios. Esse avanço permitirá uma maior captação de recursos e planejamento estratégico conjunto, beneficiando toda a população”, destacou o presidente da AMURC.

Além disso, a reunião também abordou temas como incentivos para o setor produtivo, melhorias na logística regional e novas políticas de fomento à economia local. O governador Jerônimo Rodrigues reforçou o compromisso do Estado em trabalhar junto aos municípios e ao setor empresarial para promover o crescimento sustentável da região.

A participação da AMURC reforça o papel da entidade na defesa dos interesses dos municípios do sul da Bahia, buscando soluções que impulsionem o progresso e o bem-estar da população.

governador1.jpeg

 

 

Uma comissão será anunciada pelas instituições envolvidas

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) sediou, nesta quarta-feira, 12 de março de 2025, a segunda reunião – a primeira foi na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em fevereiro - para debater o desenvolvimento da Região Sul da Bahia. O encontro contou com a participação do reitor da Uesc, Alessandro Fernandes; da reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães da Luz, além do presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc) e prefeito de Itaju do Colônia, Elder Marques Fontes.

UESC22.jpg

A principal pauta da reunião foi a proposta de criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia, um projeto que busca integrar os municípios da região para fortalecer a economia, melhorar a infraestrutura e otimizar serviços públicos essenciais, como transporte coletivo e saneamento.

Região Metropolitana: um projeto estratégico

O reitor da Uesc, Alessandro Fernandes, propôs a realização de estudos técnicos para definir os parâmetros necessários para a formalização da Região Metropolitana do Sul da Bahia. Segundo ele, a iniciativa deve contar com embasamento acadêmico para garantir um planejamento eficiente e sustentável.

A reitora da UFSB, Joana Guimarães, destacou que a criação de uma região metropolitana vai além de uma medida administrativa, pois envolve a participação ativa da população. “Uma região metropolitana não é apenas criada por decreto, ela é assumida por seus habitantes e, posteriormente, legalizada pelo governo por meio de lei”, explicou.

O prefeito de Itaju do Colônia e presidente da Amurc, Elder Marques Fontes, avaliou que este é o momento ideal para encaminhar o projeto, mas ressaltou a importância de articulação com prefeitos e demais lideranças políticas dos municípios envolvidos. “Precisamos de um diálogo forte entre os gestores para que esse projeto seja construído de forma coletiva e represente os interesses da nossa região”, afirmou.

Como encaminhamento, foi anunciada a formação de uma comissão composta por representantes da Uesc, UFSB e Amurc, que terá a missão de sistematizar a proposta da Região Metropolitana com base em estudos e iniciativas já existentes.

Outro ponto de destaque foi a melhoria do transporte coletivo, um dos principais desafios da mobilidade urbana na região que impacta diretamente os estudantes das duas instituições. A expectativa é que a criação da Região Metropolitana também contribua para a modernização do sistema de transporte, facilitando o deslocamento da população e impulsionando o desenvolvimento econômico local.

Além da questão da mobilidade, a reitora Joana Guimarães propôs que a Uesc, a UFSB e a Amurc se unam para realizar a Conferência das Partes da Mata Atlântica (COP da Mata Atlântica). O evento teria como objetivo apontar os principais desafios ambientais da região do cacau, com foco na preservação das bacias hidrográficas, cada vez mais ameaçadas pela poluição.

“O Sul da Bahia tem uma riqueza ambiental única, mas enfrenta desafios crescentes, como a degradação da Mata Atlântica e a fragilidade dos nossos rios. Precisamos unir esforços para garantir a sustentabilidade desse patrimônio natural”, acrescentou o reitor da Uesc, um dos defensores da proposta da reitora Joana Guimarães.

A partir das decisões tomadas nesta reunião, a comissão formada por Uesc, UFSB e Amurc deverá estruturar um plano de ação para a criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia, além de encaminhar demandas prioritárias, como melhorias no transporte e proteção ambiental.

Para Alessandro Fernandes, “com o envolvimento das universidades, prefeituras e sociedade civil, a iniciativa busca consolidar um modelo de desenvolvimento regional sustentável e integrado, beneficiando milhares de habitantes do Sul da Bahia”.

UESC21.jpg

 

 

A Dra. Thatiana Paz, com apoio da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna e da COPPEXII (Coordenadoria de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão, Inovação e Internacionalização) promovem a 2ª edição do Congresso Baiano de Psiquiatria e Neurologia, que ocorrerá entre os dias 24, 25 e 26 de abril de 2025, no Teatro Candinha Dória, em Itabuna.

d93c9250-72ad-48e4-9335-f87f5dd6276f.jpeg

O evento é pago e tem como objetivo reunir acadêmicos e profissionais da área médica da região para debater temas cruciais e atuais no campo da saúde mental e neurológica, promovendo o avanço do conhecimento e a conscientização sobre questões que impactam diretamente a sociedade.

Com uma programação diversificada e de alto nível, o congresso trará à tona discussões sobre tópicos fundamentais como autismo, distúrbios do sono, depressão, epilepsia, AVC, transtornos psicóticos, tumores do sistema nervoso, cefaleias, TDAH, bipolaridade e ansiedade. Além disso, será dado destaque ao impacto das telas no cérebro e como o cérebro humano processa e aprende. A relevância desses temas para a prática médica e o bem-estar da população torna o evento um marco importante no calendário científico da Bahia.

O II Congresso Baiano de Psiquiatria e Neurologia não apenas oferece uma oportunidade única de atualização e aprendizado para estudantes de medicina e profissionais de saúde, mas também visa engajar a comunidade em discussões sobre saúde mental, incentivando o bem-estar social. A troca de experiências e conhecimentos durante o evento fortalecerá a capacidade dos participantes de enfrentar os desafios contemporâneos na área de psiquiatria e neurologia.

As inscrições já estão abertas. Os interessados podem garantir sua participação acessando o site do evento. Não perca a chance de participar desse encontro que promete gerar impactos positivos no campo científico e na sociedade.

Link: https://itabuna.afya.com.br/paginas/ii-congresso-baiano-de-psiquiatria-e-neurologia

A AMURC, juntamente com a sua equipe, marcou presença no Carnaval Cultural Sem Fome, neste domingo, 23, promovido pela Prefeitura de Itajú do Colônia.

WhatsApp Image 2025-02-27 at 16.19.50.jpeg

O evento reuniu uma grande multidão na praça principal da cidade, que curtiram grandes sucessos do Axé, nas vozes de Pierre Onassis, Deivinho Novaes e Tarraxada.

A festa foi também um momento para celebrar a solidariedade entre a população, empresários e prefeitos de vários municípios, que contribuíram com a doação de cestas básicas para os mais necessitados.

WhatsApp Image 2025-02-27 at 16.19.51.jpeg

WhatsApp Image 2025-02-27 at 16.19.51 (2).jpeg

WhatsApp Image 2025-02-27 at 16.19.51 (1).jpeg

 

WhatsApp Image 2025-02-27 at 16.19.50 (1).jpeg

 

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n