Notícias

A equipe técnica da Sala Lilás, instalada na sede da Amurc, iniciou essa semana os atendimentos às mulheres vítimas de violência do Território Litoral Sul da Bahia. O equipamento é o primeiro suporte de ouvidoria do Estado para a escuta dessas mulheres, tendo em vista o grande número de casos de violência do gênero feminino na Bahia.

salalila3

Segundo a Rede de Observatórios da Segurança, o boletim “Elas Vivem: dados que não se calam”, lançado em março de 2023, revelou que a Bahia registrou um aumento de 58% no número de casos de violência contra a mulher, com 316 crimes, em 2022. O estado liderou o ranking de feminicídios na região Nordeste, com 91 registros.

Diante desses dados alarmantes, a Sala Lilás foi criada com o objetivo de incentivar para que as próprias mulheres possam denunciar os agressores e serem acolhidas por uma rede de apoio do próprio município. “O depoimento será registrado no sistema da Ouvidoria Estadual, em Salvador, e a mulher será direcionada para um equipamento específico da sua localidade, a depender da demanda”, explicou a secretária executiva da Amurc, Rita Souza.

A Sala Lilás está funcionando das 9 às 18 horas, com a presença de profissionais especializadas para acolher e realizar a escuta de mulheres vítimas de algum tipo de violência. O atendimento pode ser presencial, na avenida Almirante Tamandaré, n. 405, centro de Itabuna, ou através do telefone: (73) 4141-0001.

A Bahia demonstrou força na articulação que lançou uma chapa de oposição para disputar a eleição da diretoria da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeito Quinho de Belo Campo, emplacou a vice-presidência e mais três importantes cargos na Chapa “CNM com RenovAÇÃO”. Em uma corrida contra o tempo, o movimento reuniu associações municipalistas de 12 estados e recolheu mais de 1.400 assinaturas de apoio de prefeitos e prefeitas de todo Brasil. São quase 500 a mais do que o necessário para inscrever a chapa. A eleição ocorrerá no próximo dia 1° de março.



A chapa propõe renovar as ações da CNM com gestão participativa e defesa dos municípios e terá como candidato a presidente o mineiro Julvan Lacerda, ex-prefeito de Moema (MG). Da Bahia, além do presidente Quinho na 1° vice-presidência, concorrerão ainda a prefeita de Wanderley, Fernanda Sá Teles, como 3ª Secretária; os prefeitos Léo de Gandu e Wekisley Teixeira de Encruzilhada, no conselho fiscal, e a prefeita de Ibirataia, Ana Cléia, como presidente do Movimento das Mulheres Municipalistas.

“É preciso recuperar a capacidade de diálogo da CNM. Manteremos firme a independência dos poderes, mas atuaremos com maior representatividade para incluir os municípios no centro dos debates e das decisões sobre o desenvolvimento do Brasil”, afirma o presidente da UPB, candidato a 1º vice-presidente na chapa. Quinho acrescenta ainda que a renovação é um anseio dos prefeitos e prefeitas que defendem ações da CNM mais alinhadas com a realidade dos municípios, sobretudo os menores e mais dependentes das transferências constitucionais.

Caso a chapa seja eleita, esta será a maior participação baiana na CNM em todos os tempos. O Nordeste também está representado com diversos membros, numa busca por maior equilíbrio na representatividade das regiões do país. A entidade de representação política dos municípios brasileiros é comandada desde 1997 pelo atual presidente, o gaúcho Paulo Ziulkoski. A chapa de oposição argumenta que a CNM precisa ser oxigenada com alternância de poder e maior participação dos gestores.

Com a presença da secretária de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM-Bahia), Elisângela Araújo, a deputada Estadual, Soane Galvão, prefeitos, vice-prefeitos, primeiras-damas, vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil organizada, a Amurc inaugurou nesta terça-feira, 30, o primeiro suporte de ouvidoria para atendimento às mulheres vítimas de violência do Território Litoral Sul da Bahia.

“A Sala Lilás é um equipamento de fundamental importância para a região e converge com a atuação junto ao Governo do Estado no lançamento de ações para o combate à violência contra as mulheres em oito territórios de identidade da Bahia”, declarou a secretária da SPM, que já está alinhando com a Amurc um trabalho de formação com a rede de atendimento às mulheres da região ainda no mês de março deste ano.

O Presidente Jadson Albano destacou parceria com a prefeitura de Itabuna, através do prefeito e vice-presidente da Amurc, Augusto Castro e a primeira-dama, Andréa Castro, nomeada embaixadora da Sala Lilás. “A conquista é histórica para os municípios da região, que vão contar com um equipamento estratégico para que mais mulheres de Itabuna e de cidades circunvizinhas tenham a oportunidade de denunciar os casos de agressão que estão sofrendo em um espaço acolhedor”, afirmou Jadson.

O encontro também foi marcado pela celebração dos 39 anos de fundação da Amurc, com destaque para a assinatura do termo de cooperação técnica entre a Associação e o Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública para as mulheres, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social para o enfrentamento à violência contra as mulheres e a pauta da Assistência Social.

Ao mesmo tempo, foi renovado o termo de cooperação técnica entre a Amurc e a Uesc, através do Programa Gerencial e Institucional às Prefeituras do Território Litoral Sul – AGIR-LS, visando potencializar as ações nos municípios. Dentre as ações desenvolvidas no ano de 2023, o Presidente Jadson Albano destacou a expansão da Associação, com 45 municípios associados, aliada a atuação em conjunto com as entidades privadas e dos órgãos públicos na defesa de pautas regionais.

Funcionamento

A Sala Lilás está funcionando na sede da Amurc, das 9 às 18 horas, com a presença de uma profissional especializada, que vai realizar a escuta de mulheres vítimas de violência. O depoimento será registrado no sistema da Ouvidoria Estadual, em Salvador, e a mulher será direcionada para um equipamento específico da sua localidade, a depender da demanda.

Mais informações, pelo telefone (73) 3613-5114.

Com o objetivo de atender mulheres vítimas de violência, a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – AMURC inaugura a Sala LILÁS, o primeiro suporte de ouvidoria da Mulher do Território Litoral Sul da Bahia nesta terça-feira próximo dia 30 de janeiro, às 9 horas, na sede da entidade. Na oportunidade, a Amurc estará celebrando junto aos prefeitos, parceiros e colaboradores, os 39 anos de fundação.

A Sala Lilás vai funcionar na sede da Amurc, em horário comercial, com a presença de uma profissional especializada, que vai realizar a escuta de mulheres vítimas de violência. O depoimento será registrado no sistema da Ouvidoria Estadual, em Salvador, e a mulher será direcionada para um equipamento específico da sua localidade, a depender da demanda.

O Presidente Jadson Albano destaca que a Sala Lilás será um equipamento estratégico na região para que mais mulheres de Itabuna e de cidades circunvizinhas tenham a oportunidade de denunciar os casos de agressão. “O espaço será dedicado à escuta dessas mulheres que vem sendo vítimas de violência em nosso Território de atuação da Amurc”, afirmou Jadson.

O atendimento também poderá ser feito via telefone. O número de contato será disponibilizado a partir desta terça-feira, 30 de janeiro.

Serviço:

O que: Inauguração da Sala Lilás e comemoração dos 39 anos da AMURC

Quando: terça-feira (30/01/24)

Horário: 9 horas

Onde: Sede da Amurc ( Avenida Almirante Tamandaré, n. 405, centro de Itabuna)

A Amurc, através do Presidente, Jadson Albano, emitiu um manifesto nesta sexta-feira, 15, em defesa dos municípios associados em situação de emergência, afetados pela crise hídrica.

Na nota, o representante dos prefeitos da região solicita apoio incondicional do Governo Estadual, dos Deputados Estaduais e Senadores para que em unidade de poderes possa implementar medidas em caráter emergencial em defesa dos municípios que já vem sofrendo consequências da estiagem prolongada.

Grande parte dos municípios associados a Amurc decretaram situação de emergência diante do longo período de estiagem, aproximadamente 90 dias sem precipitações. A falta de chuvas na região tem provocando a redução na captação de água nos reservatórios e sérios impactos econômicos e sociais.

O diálogo visando o crescimento e o desenvolvimento sustentável da região, bem como a construção de parcerias importantes é o foco do Fórum Empresarial da Bahia, que acontece nesta quarta-feira, 13, a partir das 18h, no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna. Em debate, a interiorização do Gás Natural a partir da cidade de Itabuna, onde será produzido e distribuído para outras cidades da Bahia.

O evento conta com a parceria da Amurc, e, de acordo com o presidente e prefeito de Coaraci, Jadson Albano, será “uma grande oportunidade para prefeitos e empresários, tendo em vista os benefícios diretos para a região Sul da Bahia”. O projeto de liquefação e compressão de gás natural visa atender os mercados, industrial e automotivo em raio de abrangência de até 1.000 quilômetros do pólo supridor.

A planta demandará investimentos de cerca de R$ 150 milhões, com geração de mão de obra direta e indireta, arrecadação de tributos e novas divisas para a comercialização do Gás Natural no Estado da Bahia. Isso representará, segundo o Presidente do Fórum Empresarial, José Raimundo, o fomento ao desenvolvimento econômico, emprego, renda e a qualidade de vida.

“Entendemos que este projeto é muito virtuoso e pioneiro para o Estado da Bahia, para a cidade de Itabuna, tornando a mesma um hub de interiorização de Gás nesse projeto, tendo em vista que o gás será processado e distribuído a partir dessa cidade. É um projeto ímpar para o desenvolvimento social da cidade e da região Sul da Bahia”, pontou Raimundo.

Essência é a expressão da alma. E esse é o significado de toda a representatividade do 10° Festival Sabores de Itacaré, que durante três dias recebeu chefs, pessoas e músicos, fomentou a economia e o empreendedorismo; fortaleceu a agricultura familiar, apresentou as potencialidades culinárias e criatividade dos itacareenses, numa edição muito especial. O festival continua até dia 20, com a venda dos pratos inscritos nos estabelecimentos do município.

Com pratos incríveis, diversos e inconfundíveis em sabores, cores, cultura, que colocam Itacaré no palco nacional da gastronomia.
Com o intuito de incentivar o uso de ingredientes culinários regionais e a criatividade na elaboração de receitas, potencializando a identidade gastronômica e reforçando o município de Itacaré como um destino turístico gastronômico no cenário nacional, esses são objetivos do décimo Festival Sabores de Itacaré - Essências.

A realização do festival e da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Turismo e Cultura e Curadoria- Instituto Capim Santo; com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, Setur-BA, Sufotur, SPM, SETRE, CAR, Bahiagas e Cooperação Alemã + Giz; e apoio do CDS-LS, Câmara Municipal, Sebrae, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Sindicato Intermunicipal de Hospedagem e Alimentação, Comtur, Mulheres Que Cuidam, Vila Pérola Negra e Ertour Receptivo.

A Amurc, Uesc/Proex, através do Programa AGIR e o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) promoveram nesta quarta-feira, 29, um ato em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado no último dia 25 de novembro.

O encontro reuniu o Pró-reitor de Extensão da Uesc, Cristiano Bahia, a secretária de saúde de Itabuna Lívia Mendes, representando os secretários municipais, o diretor do Núcleo Regional de Saúde Sul, Danilo Amorim, representando a Santa Casa de Itabuna, André Wermann, além de prefeitos e secretários de saúde da região.

O evento teve o objetivo de mobilizar e sensibilizar os municípios através dos prefeitos e secretários de saúde sobre a importância da doação de sangue. Ao mesmo tempo, foi um momento de reconhecer a atuação dos municípios no apoio às campanhas de doação, com o certificado: Amigo do Banco de Sangue.

O presidente Jadson Albano parabenizou a atuação dos gestores e secretários municipais e convocou a todos para juntar esforços em prol de aumentar o quantitativo de doadores de sangue. “Estaremos empenhando o máximo de energia possível para mobilizar pessoas para doar e salvar a vida de pessoas”, destacou o prefeito.

A coordenadora técnica do Banco de Sangue, Regiana Quinto declarou que a necessidade mensal hoje é de 1.200 bolsas mensais para dá assistência a uma população que abrange mais de 100 municípios da região. Pensando nisso, o coordenador de captação, Rosildo Pinheiro, declarou que estará criando, junto aos gestores municipais, um calendário mensal de doação para iniciar a partir de janeiro de 2024.

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n