Operação Multiplica, em parceria com a AMURC, forma servidores em Educação para o Trânsito
A Operação Multiplica, com o foco na integração e na formação de multiplicadores em educadores para o trânsito da Polícia Rodoviária Federal encerrou nesta quinta-feira, 11, no Sest Senat, em Itabuna, com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, servidores dos municípios associados a AMURC e representantes de instituições ligadas ao trânsito.
A ação realizada em parceria com a AMURC, focou na capacitação em Educação para o Trânsito ao longo de 3 dias (9, 10 e 11), beneficiando guardas municipais, agentes de trânsito e servidores municipais dos municípios associados de Itabuna, Camacã, Arataca, São José da Vitória, Buerarema e Jussari.
Nesse mesmo período, a população de Camacã foi beneficiada com a Carreta da PRF, que realizou diversos serviços gratuitos de saúde, desde consultas com clínico geral, até especialidades como cardiologia e oftalmologia. Uma parceria entre a PRF, a secretaria de saúde, através da Prefeitura Municipal e a AMURC.
O prefeito de Camacã, Paulo do Gás representou o presidente da AMURC, Elder Fontes e parabenizou a ação promovida pela PRF, em parceria com a AMURC, com o objetivo de contribuir para um trânsito mais seguro nos municípios da região. “Agora é hora de multiplicar os conhecimentos adquiridos ao longo de 3 dias de capacitação no dia a dia dos nossos municípios”, destacou Paulo, que também agradeceu a presença da carreta da PRF no município.
O Diretor Geral de Operações da PRF, Marcos Vinícius, agradeceu a parceria das instituições e destacou que a Operação Multiplica é muito importante para a PRF, pois alia operação e capacitação dos guardas municipais para efetuar a educação para o trânsito nos municípios do sul da Bahia. “Agradeço o apoio da AMURC, que tem nos prestigiado, recebendo os nossos policiais, entendendo a importância da segurança viária para diminuição de sinistros, para preservação da vida”.
A representante do Observatório Nacional de Segurança Viária, Sene Ferreira, parabenizou a atuação das entidades em investir na capacitação de agentes multiplicadores que vão fazer a diferença nas suas localidades. “Foi um momento marcante, com união de toda a sociedade para juntos propagarmos um trânsito mais seguro”.
Capacitação
A Operação Multiplica promoveu discussões acerca do planejamento e das metodologias voltadas à segurança viária e proporcionou reflexões importantes sobre a eficácia das ações educativas, fortalecendo o intercâmbio de ideias e troca de conhecimentos.
Foram realizados treinamentos específicos como técnicas pedagógicas e planejamento de ensino, que aliam o uso da tecnologia e criatividade para aumentar a eficiência nas ações educativas e o aprimoramento das abordagens voltadas a diferentes públicos das campanhas de conscientização.
O último dia foi dedicado à aplicação prática dos conteúdos assimilados. Divididos em equipes, os participantes ministraram palestras educativas para alunos do 9. ano do Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica de Itabuna (CIEBTEC), onde conversaram com adolescentes e jovens, promovendo a reflexão sobre um trânsito mais seguro e humano para todos.