Emasa instala tanques em bairros mais prejudicados pela falta d’ água
Emasa instala tanques em bairros mais prejudicados pela falta d água
Na manhã desta segunda feira, a Emasa começou a entregar os primeiros tanques, com capacidade para até dez mil litros de água, nas áreas onde o abastecimento está mais prejudicado em decorrência da longa estiagem no Sul da Bahia, que afeta diretamente a população de Itabuna. Inicialmente os bairros beneficiados são: Mangabinha, Parque Boa Vista, João Soares, Praça do Parque Verde, Loteamento Paraiso, Monte Cristo, Alto da Boa Vista e ainda a parte alta do Califórnia.
Emasa instala tanques em bairros mais prejudicados pela falta d água
O presidente da Emasa, Ricardo Campos, explicou que carros pipa abastecem os tanques, com regularidade, a fim de que a comunidade não seja privada de receber água tratada, já que não há carros pipa suficientes para atender à grande demanda. Para receber a água, o morador da área onde os tanques estão sendo colocados, deverá levar seus vasilhames, sem necessidade de tumulto.O controle será feito pelo presidente da associação de cada bairro beneficiado que está orientando como proceder.
Ricardo Campos pede mais uma vez à comunidade que economize água o máximo possível, pois os rios estão secos, não chove há mais de 120 dias e as perceptivas ainda são sombrias em relação à oferta de chuva por conta do fenômeno "El Nino" que esteve ano está severo. "A situação é crítica em varias partes do país e em Itabuna não é diferente", diz o presidente da Emasa.
Ele informa também que as instituições filantrópicas, hospitais, postos de saúde, escolas, creches e unidades da Fundação Marimbeta estão tendo prioridade para receber água por meio de carros pipa, já que tais órgãos e instituições não podem parar o funcionamento. Segundo Ricardo a Emasa está contratando dez carros pipa para ajudar na distribuição de água para na comunidade.
A expectativa é de que o Governo do Estado, que está ciente da situação critica porque passa o município, se sensibilize para a liberação de verbas e de caminhões pipa para ajudar a minimizar os efeitos da grave situação de abastecimento d'água enfrentada pela população itabunense. O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, inclusive, decretou na sexta-feira passada, dia 4, situação de emergência no município em decorrência da estiagem e aguarda também ajuda do Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional.
_________________________
Prefeitura de Itabuna
Secretaria Municipal de Comunicação
com informações da Ascom/Emasa