Fórum das Águas apresentou ações para a sustentabilidade da Bacia do Rio Cachoeira
Lenildo Santana Edmundo Dourado Maria Luzia Pró reitor Alessandro e Maurício Moreau
Com a grande participação de entidades e representantes da sociedade civil, o 3º Fórum Permanente das Águas reuniu propostas sustentáveis com o objetivo de integrar as ações em torno da revitalização da Bacia do Rio Cachoeira. O encontro contou ainda com candidatos a prefeito e vice-prefeito de Itabuna que firmaram o compromisso quanto a gestão sustentável da água no município.
A coordenadora do Centro das Águas e Mestre em Gestão Ambiental, Maria Luzia de Melo, destacou o apoio e participação dos parceiros na construção do evento. “Saio desse Fórum na certeza de que plantamos uma semente. Temos bons projetos, como o da revitalização do Rio Água Branca, que já está sendo realizado pela Uesc”.
Para o Pró-Reitor de Extensão da Uesc, professor Alessandro Santana, “cabe à universidade a tarefa de contribuir com o desenvolvimento sustentável e socioeconômico de toda a região inserida na bacia do Rio Cachoeira”. Nesse contexto, ele citou o andamento do projeto de revitalização do Rio Água Branca, um dos afluentes do Cachoeira, e que já teve seu diagnóstico concluído, e está na fase de aquisição de recursos.
Segundo o professor e diretor do Departamento de Ciências Agrárias, Maurício Moreau, as ações do projeto visam a educação ambiental (em escolas e associações), limpeza do canal principal, identificação das propriedades na área rural, recuperação da mata ciliar, recuperação das nascentes e monitoramento de qualidade da água.
O presidente da Amurc e prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana parabenizou a iniciativa do evento, feito “em parceria com as entidades tem buscado soluções para a questão hídrica”. Ele ainda citou a criação do Comitê de Produtores de Água do Sul da Bahia, coordenado pelo secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga.
O projeto Produtor de Água é uma iniciativa desenvolvida a partir da experiência da Organização de Conservação da Terra (OCT), em Ibirapitanga. “A ideia central é incentivar os produtores rurais a adotarem boas práticas de proteção e conservação da água e do solo, em contrapartida de incentivos financeiros, não financeiros e assistência técnica gratuita”, explicou Luciano, que também é coordenador do Comitê de Bacias do Leste.
Compromisso
No segundo momento do Fórum das Águas, os candidatos Antônio Mangabeira (PDT), Coronel Santana (PTN), Davidson Magalhães (PCdoB), Fernando Gomes (DEM), Geraldo Simões (PT) e o candidato a vice João Otávio Macedo (PSDB), apresentaram as propostas para a gestão sustentável da água em Itabuna.
Em seguida, os prefeituráveis assinaram a Carta Compromisso do Fórum das Águas se comprometendo em: produzir o Plano de Execução do Plano de Saneamento Básico do Município; participar do Comitê dos Produtores de Água do Sul da Bahia; promover Educação Ambiental e as Práticas Sustentáveis; atualizar e divulgar as ações e indicadores ao final de cada ano da gestão e divulgar um relatório de prestação de contas.