Campanha de Multivacinação em Itabuna começa segunda-feira, 19
Alunas do CISO receberam 2ª dose da vacina contra HPV
A Secretaria Municipal de Saúde inicia na próxima segunda-feira, dia 19, a Campanha Nacional de Multivacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Até o próximo dia 30 de setembro, devem ser imunizadas em Itabuna crianças a partir de seis meses de até cinco anos de idade, além de crianças e adolescentes entre nove e 15 anos incompletos. Este ano a campanha inclui a imunização contra HPV para meninas. O dia de mobilização nacional está marcado para sábado, dia 24 de setembro.
A coordenadora do Programa de Vacinação da Vigilância Epidemiológica, Gracilene Dias, informa que, além da vacinação contra poliomielite, que ocorre em todos os anos, neste ano a campanha incluirá, pela primeira vez, todas as vacinas disponíveis à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Gracilene Dias
Segundo ela, a cobertura vacinal dos adolescentes no Brasil ainda não é a esperada e, por isso, o Ministério da Saúde decidiu incluir na campanha essa faixa etária. Gracilene lembra também que a campanha, além da imunização contra vários tipos de doença, servirá para a atualização do Cartão de Vacina, considerado importante para o controle das doses aplicadas.
HPV PREOCUPA
Sobre a vacina para as meninas de nove a 15 anos, o secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho alerta sobre a importância da imunização contra o Papiloma Vírus Humana (HPV) que tem preocupado o Ministério da Saúde. “O HPV é causador de verrugas genitais e anais, neoplasias e o câncer no colo do útero, que é o segundo câncer feminino que mais mata no Brasil”, explicou o secretário.
Paulo Bicalho informou ainda que a doença é transmitida no inicio da atividade sexual, por volta dos 12 ou 13 anos de idade, daí a importância da prevenção para que se possa alcançar alta efetividade. Diz ainda que em crianças e os adolescentes que ainda não foram contaminados pelo HPV, a eficácia da imunização chega a 100%.
Quando a vacina contra o HPV entrou no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, chegou a atingir 92,3% do público alvo entre 2014 e 2015. Mas, até março deste ano, houve uma queda considerável de meninas imunizadas: apenas 69,5% delas tinham tomado a primeira dose da vacina.
Na segunda dose, a adesão foi ainda pior: apenas 43,73% do público-alvo foram atingidos. “Este ano esperamos que haja uma maior conscientização por parte não apenas das meninas, mas, principalmente dos pais ou responsáveis para que as encaminhem a qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde para que recebam a dose da vacina que é gratuita e estará disponível”, concluiu Paulo Bicalho.
______________
Prefeitura de Itabuna
Secretaria Municipal de Comunicação